UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Núcleos e Grupos

Você está em: Núcleos e Grupos

A Faculdade de Educação possui os seguintes Núcleos e Grupos.

São 9 Núcleos, que agregam diferentes grupos, e 41 Grupos de Pesquisa envolvendo diferentes áreas do conhecimento no campo da Educação.  

 

 

I) NEC – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, MATEMÁTICA E TECNOLOGIA 

 

O NEC congrega um grupo de pesquisa interdisciplinar que busca atuar de forma integrada nas áreas de Educação em Ciências, Educação Matemática e Educação Ambiental, atravessadas por linhas de investigação em currículo, formação de professores, filosofias da diferença, relações de gênero e sexualidades, linguagem, processos de subjetivação, estudos da cognição. Os trabalhos do grupo se concentram na investigação de processos educativos a fim de contribuir com a formação e a atuação profissional docente.

Líder: Profa. Dra. Clarice Senra

Contato:  nec.faced@ufjf.edu.br  Site: www.ufjf.br/nec  Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009505400475&ref=br_rs 

 

1) Travessia Grupo de Pesquisa

Líder(es): Profª Drª Sônia Maria Clareto/ Profª Drª Margareth Aparecida Sacramento Rotondo

O grupo Travessia encontra abrigo no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O NEC está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e tem como linhas de pesquisa: Cultura, Conhecimento e Educação; Educação Matemática; Educação Ambiental; Educação em Ciência.

Contato: travessianec@gmail.com  Blog: http://travessianec.blogspot.com/  Facebook: https://www.facebook.com/travessianec/

 

2) GRUPPEEJA – Grupo de Pesquisa Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos

Líder: Profª Drª Mariana Cassab Torres

O GRUPPEEJA tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas, extensão e ações de formação centradas na Educação de Jovens e Adultos. Também investe na produção de experiências e materiais pedagógicos voltados para essa modalidade. Em atuação desde 2014, reúne educadores, coordenadores da EJA, alunos de graduação de diversas licenciaturas, alunos de pós-graduação e demais atores sociais interessados na temática. Atualmente amplia seu interesse para os estudos das juventudes e escola.

Contato: gruppeeja.faced.ufjf@gmail.com  Facebook: https://www.facebook.com/gruppeeja/ 

 

3) GEA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental

Líder: Profª Drª Angelica Cosenza Rodrigues

Tem por objetivos promover pesquisas, estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre questões ambientais a partir dos referenciais teórico-epistemológicos do campo da educação ambiental. As temáticas de interesse do grupo giram em torno da: Educação Ambiental e Ensino de Ciências; Educação Ambiental e Ensino de Geografia, Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia; Justiça ambiental; Formação de educadores ambientais; Práticas educativas; Discurso.

Contato: ar_cosenza@hotmail.com  Site: http://www.ufjf.br/gea/

 

4) GREPEM – Grupo de estudo e pesquisas em educação matemática

Líder: Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro

O grupo tem como objetos de estudo: a) a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; b) a prática pedagógica de professores; c) os processos de ensino e aprendizagem da matemática. O grupo conta com a participação de pesquisadores, professores da Educação Básica e de estudantes da graduação. O grupo tem contribuído para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Educação Matemática.

Contato: reginaldo_carneiro@yahoo.com.br

 

5) GEPEC – Grupo de estudos sobre práticas experimentais em Ciência

Líder: Profª Msª Adriana Aparecida da Silva

O GEPEC tem como objetivo estudar as tipologias e as questões teórico-metodológicas de práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do Ensino de Ciências.

Contato: gepec.ufjf@gmail.com

 

 

II) NÚCLEO FALE – FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E ENSINO 

 

O Núcleo FALE tem como objetivo agregar professores da FACED, de outras unidades da UFJF e de outras instituições de ensino para a realização atividades de pesquisa e extensão voltadas a área de Linguagem e Língua Portuguesa bem como suas relações com a Educação. 

Site: www.ufjf.br/nucleofale  

 

6) Grupo de Pesquisa LINFE – Linguagem, Infâncias e Educação

Líderes: ProfªDrª Hilda Aparecida Linhares da Micarello/ ProfªDrª Rosângela Veiga Júlio Ferreira

O LINFE busca compreender como os modos de organização e funcionamento das instituições educacionais, assim como as mediações que nelas se realizam, repercutem em diferentes domínios das vivências infantis, dentro e fora da escola: seu desenvolvimento, relações sociais, suas afecções e formas próprias de atribuir sentido ao mundo.

Contato: hilda.micarello@uab.ufjf.br  Blog: http://grupolinfeufjf.blogspot.com/

 

7) Grupo de Pesquisa LEPs – Linguagem, Ensino e Práticas sociais

Líderes: Profª Drª Tânia G. Magalhães

As pesquisas do grupo se voltam para o Ensino de Língua Portuguesa, trazendo resultados que incidem diretamente na formação inicial e continuada de professores. As reflexões envolvem práticas de ensino de língua na escola básica, gêneros textuais, leitura, escrita, oralidade, análise linguística, bem como materiais didáticos e currículos, a partir de diferentes abordagens teóricas.

Contato: tania.magalhaes95@gmail.com

 

8) Grupo de Pesquisa Interação, Sociedade e Educação

Líderes: Prof. Dr. Alexandre Cadilhe / Profª Drª Andreia Garcia-Reis/ 

            O Grupo ISE tem atuação em pesquisa na área de linguagem e educação, a partir de duas linhas de pesquisa: Linguagem e Formação de Professores; Linguagem, Direitos Humanos e Diversidade, com ações no desenvolvimento de projetos de pesquisas, cursos de extensão e eventos, direcionadas à formação inicial e continuada de professores, sobretudo nos temas relacionados às linhas.

Contato: andreiargarcia@yahoo.com.br; alexandre.cadilhe@ufjf.edu.br

 

 

III) NEFPE – NÚCLEO DE ESTUDOS DE FILOSOFIA, POÉTICA E EDUCAÇÃO 

 

Trata-se de um núcleo de estudo e pesquisa, sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora, dedicado ao desenvolvimento de estudos teóricos e metodológicos vinculados à grande área de Fundamentos da Educação. O grupo tem um caráter interdisciplinar e aborda com especial ênfase as interfaces entre Filosofia, Poética e Educação.

 

9) GEFPE – Grupo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação

Líder: Prof. Dr. Maximiliano Valerio Lopez

Contato: maxlop@hotmail.com

 

10) GEFILE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação

Líder:  Prof. Dr. Tarcísio Jorge Santos Pinto

Contato: tarcisio.pinto@ufjf.edu.br

 

11) EINAI – Grupo de Estudos em Ontologia, Ética e Educação

Líder:  Prof. Dr. Aimbere Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral

Contato: aimbere@free.fr

 

 

IV) NEPED – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

 

Site:  www.ufjf.br/neped

 

12) GESED – Grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade
Líderes: Profº Drº Roney Polato de Castro/ Profº Drº Anderson Ferrari
O grupo vem provocando novas/outras formas de pensar a escola e aos artefatos culturais, problematizando processos de formação no campo das relações de gênero e sexualidades em atravessamentos com outras categorias como geração, religiosidade, raça, etnia, condição socioeconômica, entre outras.

Contato: gesedufjf@gmail.com  Site: http://www.ufjf.br/gesed/  Blog: http://educasexualidade.wixsite.com/educacaosexualidade  Facebook: https://www.facebook.com/gesedufjf/

 

13) Grupo TEMPOS

Líder: Profª Drª Luciana Pacheco Marques

Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – NEPED – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cadastrado no CNPq desde 1993, sob a coordenação atual dos Professores Luciana Pacheco Marques e Anderson Ferrari, têm sido direcionados para a compreensão das diferenças, tanto no que se refere aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam na Atualidade numa outra forma dos homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para a educação. Uma das linhas de pesquisa do Núcleo – Cotidiano escolar e Diversidade – tem como pano de fundo o deslocamento do dado do universal da Modernidade para o do múltiplo da Atualidade, através da análise das categorias conhecimento, tempo, espaço e sujeito. Particularmente neste Grupo Tempos aprofundamos os estudos/pesquisas sobre a temática tempo.

Contato: luciana.marques65@gmail.com

 

14) GRUPEES – Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia na Educação Básica

Líderes:  Profª Drª Katiuscia Vargas Antunes/ Profª Drª Rafaela Reis

O grupo nasce no âmbito da Faculdade de Educação com a equipe de professoras que atuam na licenciatura em Sociologia da UFJF motivadas pela necessidade de fomentar pesquisas que amparassem a formação dos licenciandos, produzindo, ainda, uma interlocução com as redes de ensino pública (estadual e federal) e privada da cidade.

Contato: grupees.facedufjf@gmail.com  Facebook: https://www.facebook.com/grupeesufjf/

 

15) Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana

Líder: Profª Drª Sandrelena da Silva Monteiro

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Desenvolvimento e Integralidade Humana (GEPEDIH) tem como objetivo estudar o desenvolvimento humano em sua integralidade, considerando suas dimensões fisico-biológica, cognitiva, social, cultural e espiritual, bem como as interfaces com os processos educacionais e a formação de professores, mirando a construção de práticas pedagógicas inclusivas.

Contato: sandrelenasilva@yahoo.com.br

 

16) Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas e Práticas de inclusão escolar

Líder: Profª Drª Katiuscia C. Vargas Antunes 

O Grupo procura estudar as políticas e práticas em inclusão escolar de pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais   especiais nas escolas regulares. 

Contato: katiuscia.vargas@hotmail.com

 

17) Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica

Líderes:  Profª Drª Mylene Cristina Santiago

O OIIIIPe tem como objetivo investigar contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica desenvolvidas no processo de formação de educadores em universidades nacionais e internacionais.

Contato: mylenesantiago87@gmail.com

 

 

V NESCE – NÚCLEO DE ESTUDOS SOCIAIS DO CONHECIMENTO E DA EDUCAÇÃO 

 

18) Grupo de Estudo em Sistemas de Ensino – GESE

Líder: Prof.ªDr.ªElita Betania de Andrade Martins Vice-Lider: Prof.ª Dr.ªAlesandra Maia Lima Alves (C.A. João XXIII)

O Grupo criado em 1999, tem desenvolvido seus estudos sobre questões relativas ao Sistema Nacional de Educação: autonomia municipal, criação de sistemas municipais de ensino; os Planos de Educação; a construção de um projeto nacional de educação em um contexto das nações num mundo globalizado; as dificuldades de constituir uma sociedade democrática.

Contato: elita.martins@ufjf.edu.br

 

19) Grupo de Pesquisas Prática Escolar e Educação Física

Líder: Profº Drº Wilson Alviano Junior

O grupo se reúne quinzenalmente para discutir as práticas relacionadas ao componente curricular Educação Física na educação básica, objetivando a estruturação de pesquisas que venham a contribuir com a produção de conhecimento sobre a cultura corporal na Escola e a formação inicial de professores em Educação Física.

Contato: wilson.alviano@ufjf.edu.br

 

20) TRAME – Trabalho, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo

Líder: Profº Drº Dileno Dustan Lucas de Souza

O grupo de pesquisa visa agrupar pesquisadores/as (professores/as, estudantes, técnicos administrativos, movimentos sociais populares e demais interessados) que tenham como objetivo desenvolver atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino numa perspectiva interdisciplinar privilegiando como focos centrais a reflexão sobre Trabalho, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo.

Contato: dilenodustand@gmail.com  Site: http://www.ufjf.br/ecus/

 

21) GEPHES – Grupo de Ensino e Pesquisa em história da educação e Sociedade

Líderes: Profº Drº Daniel Cavalcanti/ Profª Drª Zélia Maria

O grupo reúne professores e alunos de graduação e pós-graduação desenvolvendo pesquisas no campo da história da educação Brasileira dos Séculos XIX e XX, pensando a história e a educação sob uma perspectiva genealógica, atento para as continuidades e descontinuidades, as lutas e resistências.

Contato: daniel.cavalcanti@ufjf.edu.br e zeliammaia@yahoo.com.br 

 

22) GECCGE – Grupo de Estudos Clima, Cultura e Organização Escolar

Líder: Profº Drº Eduardo Magrone

O Grupo de Estudos sobre Clima, Cultura e Organização Escolar pretende desenvolver estudos empíricos sobre as relações entre desempenho escolar, a gestão de conflitos e a violência no interior dos ambientes educacionais. Além disso, dedica especial atenção às relações de poder no âmbito das unidades escolares e compreende também as relações entre classes sociais, cultura contemporânea, política e educação como área de interesse.

Contato: eduardomagrone@gmail.com

 

VI) NÚCLEO PSIQUÊ

 

23) LICEDH – Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano

Líder: Profª Drª Núbia Aparecida Schaper Santos

O grupo de pesquisa desenvolve pesquisas na interface com a extensão, em diálogo com a Educação e Psicologia. Tem foco na aprendizagem/desenvolvimento de bebês e crianças no contexto de instituições de Educação Infantil. Reflete os saberes/fazeres que constituem a formação docente para atuação com a faixa etária de 0 a 3 anos e as políticas públicas voltadas para o campo da Educação Infantil.

Contato: nubiapsiufjf@gmail.com

 

24) GRUPAI – Grupo de Estudos e Pesquisas Ambientes e Infâncias

Líder: Profª Drª Ana Rosa Costa Picanco Moreira

O GRUPAI desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Infantil em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Ambiental, tendo como foco a formação de professores/as (inicial e continuada/em serviço) e os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os estudos se orientam pela perspectiva histórico-cultural, adotando metodologias interventivas colaborativas, e se debruçam sobre as práticas docentes com bebês e crianças no contexto da creche, destacando o papel dos ambientes nas interações e brincadeiras. 

Contato: anarosamaio6@gmail.com

 

25) PsiLE – Grupo de Pesquisa Psicanálise, Linguagem e Educação

Líderes: Profª Drª Ana Maria Moraes Fontes/ Profª Drª Ilka Schaper

Contato: afontesjf@uol.com.br , ilkaschapper@gmail.com  Blog: http://psileufjf.blogspot.com/

 

 

VII) NETEC – Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação

 

Site: www.ufjf.br/netec

 

26) Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Política Educacional (GTEPE)

Líder: Profº Drº André Silva Martins

O GTEPE tem por objetivo produzir conhecimentos para a compreensão crítica da realidade educacional, privilegiando, para tanto, a análise de projetos de educação de grupos empresariais e de políticas educacionais. Busca identificar o significado e as implicações político-ideológicos de tais constructos para a educação pública. As pesquisas do grupo são fundamentadas pelo materialismo histórico dialético.

Contato: andre.martins@ufjf.edu.br

 

27) GETEMHI – Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico

Líderes: Profº Drº Hajime Takeuchi Nozaki/ Profº Drº Álvaro de Azeredo Quelhas

O grupo pretende contribuir com pesquisas e publicações no campo do trabalho e educação, tendo como referência teórica central o materialismo histórico. O GETEMHI foca sua atenção para o tema do Trabalho Docente, elegendo como objeto de estudo o Trabalho do Professor de Educação Física. A intenção é analisar o trabalho docente, tanto no campo escolar como não-escolar, procurando avaliar suas relações concretas, tomando como campo de análise as mudanças no mundo do trabalho e não o mercado de trabalho, como normalmente abordam as visões apologéticas neste campo investigativo.

Contato: hajimenozaki@uol.com.br

 

28) PELEJA – Grupo de Pesquisas e Estudos em Luta pela Educação de Jovens e Adultos

Líder: Profª Drª Geruza Cristina Meirelles Volpe/Profº Drº Rubens Luiz Rodrigues

O Grupo visa a pelejar pela EJA como um campo específico do direito à educação e à formação de coletivos marcados por constantes sócio-político-econômicas e culturais. Tem como escopo pesquisas e estudos acerca de Políticas Públicas Educacionais e de Gestão afetas à EJA, com vistas à exploração, reflexão e produção de saberes, competências, estratégias e processos que assegurem adequação do contexto escolar às linguagens e trajetórias dos jovens-adultos sujeitos da modalidade. Suas ações de pesquisas, estudos e eventos direcionam-se à formação inicial e continuada dos diversos Profissionais do Magistério, instituição es de ensino básico e superior, públicas e privadas, e membros da sociedade civil atuantes e/ou comprometidos com a EJA. 

Contato: profgeruza@bol.com.br / rubensluizrodrigues65@gmail.com

 

 

VIII) ESPACIHUM – NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESPACIALIDADE HUMANA E GEOGRAFIAS DA VIDA 

 

29) Geografia da Infância – GRUPEGI

Líder: Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes

As crianças nascem em paisagens pré-existentes, vivenciam territórios, lugares e outras dimensões espaciais que são expressões do espaço geográfico. A Geografia da Infância busca compreender as crianças e suas infâncias, tendo como ponto de partida essas espacialidades, as configurações que dela emanam, entre as quais destacamos a paisagem, o território e o lugar, entre outros; mas também tem por desejo dialogar com a Geografia produzida pelas crianças a partir de suas lógicas e autorias infantis.  As crianças e suas infâncias, os espaços geográficos e suas expressões, são as palavras pertinentes aos nosso grupo de estudo.

Contato: grupegi@gmail.com  Blog: http://geografiadainfancia.blogspot.com/

 

30) Grupo GhEnTE – Geografia Humanista–Ensino–Teoria-Experiência

Líder: Profa. Dra. Juliana Maddalena Trifilio Dias

O grupo GhEnTE tem como finalidade acolher e discutir questões teóricas e metodológicas sobre Ensino de Geografia a partir do referencial epistemológico da Geografia Humanista.

Contato: juliana.maddalena@ufjf.edu.br

 

IX) CAED – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação 

 

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas.

Contato: www.caed.ufjf.br

 

 

GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISAS

 

31) AFRICANIDADES, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO.

Líder: Prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira.

Este grupo objetiva refletir e pesquisar a educação em interface com os estudos africanos desenvolvidos em África e na Diáspora e que tenham implicações para as políticas implementadas no âmbito da diversidade étnico-racial, procurando fortalecer os direitos e as ações educativas no combate ao racismo e as discriminações, considerando a questão da ancestralidade, da oratura ou oralitura, da corporeidade e das identidades, visando compreender as africanidades presentes na cultura brasileira.

Contato: julvan.moreira@ufjf.edu.br.

 

32) ALFABETIZE

Líderes: Profª Drª Luciane Manera Magalhães/ Profª Drª Suzana Lima Vargas

O grupo é formado por alunos da Pedagogia e professores alfabetizadores das diversas redes de ensino. Realizamos reuniões às 5ª feiras, no turno da manhã. Atualmente, as temáticas em foco são: alfabetização, letramento, produção de textos e literatura infantil.

Contato: monitoriaalfa@gmail.com.

 

33) CO(M)TEXTOS

Líderes: Profª Drª Cristhiane Carneiro Cunha Flor/ Profª Drª Rita Reis/ Profª Drª Ana Carolina

Tem como objetos de estudo: a) a formação inicial e continuada de professores de ciências e química; b) a prática pedagógica de professores; c) os processos de ensino e aprendizagem de ciências. O grupo conta com a participação de pesquisadores, professores da Educação Básica e de estudantes da pós-graduação. O grupo tem contribuído para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Educação em Ciências.

Contato: cristhianeflor@yahoo.com.br

 

34) CRONOS – História Ensinada, Memória e Saberes Escolares

Líder: Profª Drª Sonia Miranda/ Profª Drª Fabiana Rodrigues de Almeida

A Memória, em sua dinâmica entre lembrança e esquecimento, tem se fixado, na contemporaneidade, como elemento central diante de um contexto marcado pela fugacidade e pela rápida transformação o instante presente, na medida em que ela contribui para os novos processos de constituição de identidades individuais e sociais que afetam, indistintamente, tanto o universo do adulto, como o universo da criança.

Contato: sonia.miranda@ufjf.edu.br  Site: http://www.ufjf.br/grupocronos/

 

35) EDUCCO – Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Comunicação

Líder: Profª Drª Eliane Borges

     O grupo está voltado para estudos e pesquisas na área que articula os campos da Educação e Comunicação, enfatizando os aspectos culturais e sociais que os atravessam. Em nossas investigações a Educação é compreendida como prática fundada na Comunicação e, esta última, estudada em sua potencialidade educativa. Constitui-se como foco de nossos questionamentos a relação entre Tecnologias da Comunicação e Informação e educação. São, portanto, temas de interesse para o grupo as relações entre mídias e infância, mídias e educação e educação a distância.

Contato: grupo.educco@ufjf.edu.br

 

36) FLORES RARAS – Coletivo Feminista e Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Feminismos

Líderes: Profa. Dra. Daniela Auad (FACED – UFJF); Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni (FACOM – UFJF); Profa. Dra. Rita de Cassia Pimenta de Araújo Campelo (FACED – UFJF)

Com ações de pesquisa, docência e extensão e a partir de aprofundados estudos bibliográficos e rigorosas pesquisas de campo, o grupo realiza formação de excelência da Iniciação Científica à Pós-graduação. A produção de conhecimento é tecida com base nas linhas de pesquisa do grupo, cujas temáticas se referem às Relações de Gênero, Socialização, Feminismos, Comunicação, Democracia, Movimentos Sociais, Cidadania, Políticas Públicas, Argumentação, Retórica e Educação. O conhecimento, fruto do trabalho do grupo, é divulgado sob a forma de artigos, em periódicos qualificados, livros, congressos e variadas searas de reconhecida excelência tanto no meio acadêmico quanto nos movimentos sociais. Pesquisadoras, Militantes, Alunas de pós-graduação e de graduação da UFJF e de outras Universidades pelo Brasil são integrantes do Flores Raras.

Contato: auad.daniela@gmail.com  Site: http://www.ufjf.br/educacomunicafeminismos/

 

37) GRUPAR – Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede

Líder: Profª Drª Adriana Bruno

Investigar as implicações do cenário cibercultural para a área da Educação e para sujeitos envolvidos, focalizando: o processo de aprendizagem do adulto – contribuições da neurociência, as apropriações e as ressignificações das tecnologias digitais pelos docentes, a didática e a docência online, Educação online e cibercultura, letramentos digitais; a convergência de mídias e a aprendizagem.

Contato: gruparufjf@gmail.com  Site: http://www.ufjf.br/grupar/2015/03/31/inicial/

 

38) GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA, RETÓRICA E EDUCAÇÃO

Líder: Profª Drª Rita Pimenta

     O grupo considera a Retórica como uma proto Ciência. Estudamos a retórica como uma racionalidade argumentativa, cujas funções persuasiva e pedagógica estão voltadas à práxis educacional com o objetivo de aproximar ethos, pathos e logos, elementos substanciais da relação ensino-aprendizagem.

Contato:  ritapimentar@yahoo.com.br

 

39) Grupo de Pesquisa Linguagem Interação e Conhecimento (Grupo LIC)

Líderes: Profª Drª Janaina Nunes / Prof. Dr. Cristiano Rodrigues

Criado em 1995 pela professora da Faced Maria Teresa Freitas, hoje aposentada, o LIC vem desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão, lançamento de livros e ações para formação inicial e continuada de professores no uso de cinema, mídias, games e outras tecnologias na educação. O Grupo LIC está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e tem como linhas de pesquisa Cinema e Educação na formação de professores; Tecnologias digitais, aprendizagem e formação de professores.

Contato: grupolicufjf@gmail.com  Site: http://www.ufjf.br/grupolic/

 

40) MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente 

Líderes: Profº Drº Francione Oliveira Carvalho/ Profª Drª Olga Egas

Propõe desenvolver estudos, reflexões, investigações e ações de extensão que problematizem o impacto das múltiplas visualidades nos processos educativos e na formação do professor. Linhas de pesquisa: 1. Diálogos interculturais na arte e na educação; 2. Arte na Pedagogia; 3. Múltiplas visualidades na (da) escola

Contato: mirada.ufjf@gmail.com.br

 

41) GRUPO DE ESTUDOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Líderes: Profª Drª  Rosilene de Oliveira Pereira / Profª Drª Regina Coeli Barbosa Pereira

O grupo está voltado para estudos no campo da educação a partir dos problemas filosóficos gerais como a natureza da vida, natureza do próprio homem, natureza da sociedade e a natureza da realidade suprema, refletindo sobre a importância da filosofia para a educação.

Contato: profa.rosilene1966@gmail.com

 

Faculdade de Educação