UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estágio

Você está em: Estágio

TODOS OS ALUNOS DEVERÃO CADASTRAR NO SISTEMA ONLINE, CLIQUE AQUI.


Link para os formulários de estágio da PROGRAD, CLIQUE AQUI

PASSO A PASSO – ESTÁGIO CURRICULAR | RESOLUÇÃO Nº. 01/2019/FACED | PROGRAD | SIGA | CADASTRO DE ESTÁGIO

Prezado(a)  acadêmico(a),

Desejamos que tenha um ótimo período letivo e que possa desenvolver da melhor maneira possível sua formação docente nesta Faculdade de Educação (FACED).

É com enorme prazer e satisfação que apresentamos a Resolução de estágio das licenciaturas, construída com apoio da direção, coordenações e departamento da FACED, cujo o trabalho coletivo permitiu a construção desta Resolução que tem como objetivos principais: definir algumas questões cruciais dessa atividade acadêmica,  apresentar, esclarecer e ampliar a concepção acerca do estágio, bem como indicar os principais componentes dessa atividade, além de apontar os passos principais para a inscrição, planejamento, desenvolvimento e avaliação do estágio curricular.

Ao ler a Resolução, você encontrará encontrar informações importantes sobre:

Lembramos que todos os seus dados devem estar sempre atualizados no SIGA, inclusive para seu cadastro na disciplina de estágio e no seguro obrigatório.

Observe que, logo após sua matrícula na disciplina de estágio, você será  orientado pelo professor da FACED, sobre os procedimentos didáticos e pedagógicos, cujo detalhamento pode ser conferido  nessa Resolução, que deve ser lida por você para melhor compreensão.

Apresentamos, também, após a Resolução, um guia rápido, com algumas informações básicas sobre o trâmite institucional dos procedimentos que devem ser seguidos por você a cada período de estágio. Leia, portanto, também o “passo a passo do estágio”.

É importante que você, aluno da disciplina de estágio se cadastre para a homologação adequada de seu estágio, para isso, basta acessar o link CADASTRO DE ESTÁGIO no topo da página e preencher o formulário. Isso lhe trará a segurança de estar, realmente, cadastrado no Estágio junto à Coordenação de Estágio da FACED.

Finalizando, queremos agradecer aos professores, alunos e funcionários que contribuíram com a edição dessa Resolução e, em especial, à profa. Dra. Lúcia Cyranka, que leu atentamente esse material que se segue, fazendo uma cuidadosa revisão, ao Ângelo que procedeu a formatação do texto e à Enigmar que providenciou a impressão. A todos, agradecemos a atenção e presteza.

Profa. Dra.  Rita de Cássia Reis
Coord. de Estágio das Licenciaturas da FACED

Prezado(a) acadêmico(a),

Queremos apresentar-lhe os votos de um ótimo período letivo, desejando que você possa construir seu processo de formação docente da melhor maneira possível. Lembre-se de que você está a caminho de se tornar professor. Assim, indagamos: O que o(a) mobiliza nessa opção? Que aprendizados você pretende realizar? As consequencias dessa opção virão um dia, esteja certo. Faça, portanto, uma boa opção.

De nossa parte, desejamos também que a Faculdade de Educação possa significar um aprendizado importante para você nesse processo educativo e que nossa atuação contribua efetivamente para sua formação docente.

É, pois, com satisfação que nos dirigimos a você também para divulgar a Resolução de Estágio das Licenciaturas, construída no interior da FACED, com o apoio incondicional da direção, coordenações e departamento, cujo trabalho colegiado permitiu que chegássemos a essa proposição. Tal Resolução tem como objetivos centrais: definir algumas questões cruciais dessa atividade acadêmica, apresentar, esclarecer e ampliar a concepção acerca do estágio, bem como indicar os principais componentes dessa atividade, além de apontar os passos principais para a inscrição, planejamento, desenvolvimento e avaliação do estágio curricular.

Lendo a presente Resolução, você poderá encontrar informações importantes sobre:

ü como se concebe um estágio curricular, seus objetivos e procedimentos;

ü o que se espera do estagiário, da instituição educacional – campo de estágio – e dos professores que atuam nesse processo, tanto na UFJF quanto nas escolas e outras instituições educacionais;

ü qual é e como se distribui a carga horária destinada ao estágio;

ü o que deve constar no plano de atividades e o trâmite de sua documentação;

ü as principais diferenças e semelhanças entre estágio obrigatório e não-obrigatório;

ü o percurso institucional que se deve seguir na constituição do estágio curricular, entre outros aspectos.

Lembramos que todos os seus dados devem estar sempre atualizados no SIGA, inclusive para seu cadastro na disciplina de estágio e no seguro obrigatório.

Observe que, logo após sua matrícula na disciplina de estágio, você será orientado pelo professor da FACED, sobre os procedimentos didáticos e pedagógicos, cujo detalhamento pode ser conferido nessa Resolução, que deve ser lida por você para melhor compreensão.

Apresentamos, também, após a Resolução, um guia rápido, com algumas informações básicas sobre o trâmite institucional dos procedimentos que devem ser seguidos por você a cada período de estágio. Leia, portanto, também o “passo a passo do estágio”.

Por fim, queremos agradecer aos professores, alunos e funcionários que contribuíram com a edição dessa Resolução e, em especial, à profa. Dra. Lúcia Cyranka, que leu atentamente esse material que se segue, fazendo uma cuidadosa revisão, ao Ângelo que procedeu a formatação do texto e à Enigmar que providenciou a impressão. A todos, o nosso agradecimento.

Profa. Dra. Rosilene de Oliveira Pereira

Coord. de Estágio das Licenciaturas da FACEd

PASSO A PASSO …. ESTÁGIO CURRICULAR FACED-UFJF

Faculdade de Educação