UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: VII Seminário Internacional > Histórico

Histórico

Os Seminários Internacionais da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora – FSS/UFJF – vêm ocorrendo de forma bianual, desde 2009. Tem por finalidade contribuir para a socialização da produção de conhecimentos e intercâmbio entre pesquisadores, e com o fortalecimento de diferentes redes de pesquisas nacionais e internacionais.

Em sua primeira edição centrou-se nas transformações contemporâneas do capitalismo e seus impactos na produção teórica e na ação profissional do Serviço Social. Em 2011, o 2º Seminário abordou as Lutas Sociais e o Serviço Social: projetos societários e projeto profissional. A partir dessa edição, a questão das lutas, movimentos e organizações da classe trabalhadora passou a ser o centro temático dos seminários posteriores. No 3º e 4ºSeminários realizados em 2013 e 2015, os temas tratados foram, respectivamente, “Hegemonia, Lutas Sociais e Serviço Social” e “Crise do Capital, Periferia Urbana, Lutas Sociais e Serviço Social”. O 5º Seminário, ocorrido em 2017, abordou o tema “Ofensiva do Capital, exploração/opressão de classe/gênero/ raça/etnia, lutas sociais e Serviço Social”. Nessa edição, inserimos a apresentação de comunicações orais, com grande receptividade. O 6º Seminário ocorrido em 2019 teve como tema central: Lutas Sociais e a perspectiva histórico-crítica no Serviço Social: Memória e Debate Contemporâneo (América Latina, América do Norte e Europa). No contexto deste seminário introduzimos a realização, em conjunto, de simpósios de pesquisas, iniciando com o IV Simpósio de pesquisadores/as da pesquisa, O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980).

 

As informações sobre os seminários anteriores podem ser acessados em: https://www.ufjf.br/seminariointernacionalss/2019/05/22/inicial/.

Faculdade de Serviço Social