Lucas da Silva Simeão

Este ano homenageamos o servidor técnico-administrativo em educação, Lucas da Silva Simeão. Sua trajetória profissional está imbricada com a Faculdade de Serviço Social, onde trabalha desde 1979, tendo ingressado através de concurso público na Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 1982. Desde então, passou por várias ascensões funcionais, assumindo tarefas importantes para os (as) servidores (as) e para a Universidade; ampliou suas habilidades, aproveitando as oportunidades de formação e qualificação que lhe foram apresentadas.

Na Faculdade de Serviço Social prestou diversos serviços, destacou-se pelo atendimento ao público no trabalho realizado junto à Coordenação do Curso, sendo reconhecido pelo corpo discente e docente, como atestam as várias homenagens feitas ao longo desses anos.

Na gestão do Reitor René Mattos (1994-1998) atuou junto à Pró-reitoria de Recursos Humanos e foi presidente da Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo. Lucas é formado em Gestão de Recursos Humanos e a escolha pelo curso está relacionada à essa experiência de trabalho junto à CPPTA e à PRORH.

O trabalho junto à coordenação do curso de Serviço Social e a inserção da Faculdade no Campus da UFJF, em 1989, propiciaram um novo convívio entre os pares e despertaram o interesse de Lucas pela participação político-sindical. Ele teve uma trajetória de atuação no SINTUFEJUF, no período de 2004 a 2017, onde foi coordenador de política sindical e de finanças; e, com Paulo Dimas, destacou-se na tarefa de coordenação geral, por dois mandatos consecutivos.

De suas memórias, Lucas ressalta o aprendizado impulsionado pelo seu trabalho na Faculdade de Serviço Social e na UFJF, bem como as oportunidades que teve para qualificação formal. Orgulha-se de seu lugar como servidor público. Ressalta a mediação com sua comunidade de origem e o incentivo constante para a participação das pessoas nas atividades promovidas pela UFJF, sobretudo através da Extensão. Sente-se honrado e realizado por essa trajetória profissional e quer continuar trabalhando e contribuindo para a sociedade e para a UFJF.

Querido Lucas, nós, servidoras (es) da Faculdade de Serviço Social agradecemos o trabalho realizado e a oportunidade de seguir convivendo e aprendendo com você! Obrigada!