Fechar menu lateral

2020

Elisa de Oliveira Mello

 

Muitas são as memórias de nossa querida professora Elisa. Sua força, coragem, determinação, contribuíram para que a Faculdade de Serviço Social avançasse, cada vez mais, integrada à Universidade Federal de Juiz de Fora. E esse fato é emblemático em sua trajetória. No período em que exerceu a direção da faculdade (1986-1990), ocorreram os trâmites necessários e passamos a ocupar nosso espaço no Campus da UFJF, momento em que nossa comunidade acadêmica se integrou plenamente na dinâmica da vida universitária, respirando novos ares e respondendo aos estímulos dessa nova convivência em tempo integral.
O compromisso profissional de Elisa envolvia a relação inseparável entre ética e política enquanto caminho para qualificar e fortalecer a formação acadêmica e profissional, em sua necessária continuidade, e na defesa das condições para o exercício do Serviço Social, uma profissão ainda jovem, e em crescimento. Ela contribuiu significativamente em sua militância junto ao Sindicato de Assistentes Sociais e ao Conselho Regional de Serviço Social, inaugurando a sede da seccional em Juiz de Fora. Na Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social somou esforços no fortalecimento do campo crítico e progressista, para a elaboração de novas referências teóricas e metodológicas em nossa área.
Elisa esteve à frente da Política de Assistência Social no munícipio de Juiz de Fora, no período de 1993-1996, logo após sua aposentadoria na UFJF, publicada em maio de 1992. Neste trabalho, lançou proposta inovadora, como o projeto “Bom de bola, bom de Escola”, motivo pelo qual também foi convidada pela então prefeita Luíza Erundina para uma proposta semelhante, em São Paulo. Logo em seguida, Elisa retornou à UFJF para trabalhar na Ouvidoria Geral, no período de 1997 a 2001, tendo sido a segunda profissional a exercer essa função, instituída pelo Conselho Superior em setembro de 1996.
Em nossa unidade acadêmica, tivemos a possibilidade de agradecer e homenagear a professora Elisa em alguns momentos de celebração, principalmente na oportunidade dos 50 Anos da Faculdade de Serviço Social, em 2008.
Hoje, queremos extrapolar o nosso reconhecimento revelando-o para a comunidade acadêmica da UFJF, registrando nossa admiração e carinho pela dedicação e trabalho realizado por ela, que não está mais entre nós. Agradecemos ao Guilherme Mello, seu filho, por estar conosco neste momento e por receber essa homenagem que torna Elisa de Oliveira Mello, presente!