Fechar menu lateral

2019

Maria das Graças Ferreira Pinto, Badinha

 

A professora Maria das Graças Ferreira Pinto, conhecida por nós, como “Badinha”, é mineira, natural de Juiz de Fora, e ingressou na UFJF em 13 de fevereiro de 1976, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (antigo ICHL). Simultaneamente, lecionava para o curso de Serviço Social, sendo posteriormente transferida para a Faculdade de Serviço Social onde aposentou em primeiro de março de 1996.  

Na Faculdade de Serviço Social exerceu funções de chefia no departamento de Política e Ação do Serviço Social e de coordenação do curso de graduação, além de destacar-se nos processos de orientação de monografias e no preparo para inserção de profissionais em concursos públicos e seleções de mestrado e doutorado. Também trabalhou como coordenadora de cursos e projetos de extensão.

Além da docência, Badinha atuou na Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Juiz de Fora, na Pró-reitoria de extensão da UFJF, e no Escritório de Ideias, após a sua aposentadoria, onde desenvolveu atividades de assessoria e consultoria, bem como acompanhamento pedagógico aos profissionais em diferentes áreas de formação.

Sua marca foi a dimensão “subversivamente humanitária” que orientava suas ações. Ela se dizia intransigente, em relação a tudo o que dissesse respeito à integridade  e ao bem-estar humano. Nessa perspectiva, subvertia as normas em prol da solidariedade e deste humanismo. Leveza e alegria foram as suas metas, bem como uma atenção especial aos problemas que afligiam suas/seus colegas de trabalho e discentes, engajando-se para resolvê-los, com uma esperança perene no ser humano. Lembrava-nos do equilíbrio entre afeto e tarefas cotidianas, entre a produtividade e a qualidade das relações que estabelecemos no ambiente de trabalho. Entre o dever e o prazer de realizar uma tarefa, com leveza, com alegria, recuperando o sentido, em profundidade, naquilo que fazemos e no modo como o fazemos.

Badinha foi uma dessas pessoas que se expressam pela qualidade da sua presença, principalmente nos momentos de dificuldade, quando mais precisávamos de ajuda, e que, em seguida, discretamente nos deixava ir, para continuarmos aprendendo com novas situações e ela também prosseguia, auxiliando outras pessoas. Essa sensibilidade e desprendimento são incomuns, O QUE SEMPRE a distinguiu entre nós.

Essas Virtudes de nossa querida amiga e professora nos ensinaram muito. Especialmente aprendemos com ela a generosidade, o acolhimento e a amar. Virtudes que eram por ela passadas com arguta inteligência e cultura. É por isso que agora, em perspectiva e mediante a saudade que sua ausência nos causa, a aclamamos e expressamos o imenso pesar, de não mais vê-la e tê-la conosco. Querida amiga receba nosso amor e gratidão!

Badinha faleceu em 05 de novembro de 2019, e essa homenagem se estende aos seus familiares, em especial, sua irmã Aparecida Pinto e Netto, e ao seu irmão Paulo Ferreira Pinto, hoje aqui presente.

 

Veja também: Homenageados Medalha JK