Fechar menu lateral

Atividades da Faculdade de Serviço Social na pandemia da COVID-19

A Faculdade de Serviço Social está desenvolvendo algumas atividades que visam contribuir para as ações de combate a pandemia. Veja a lista:

1. Programas de residência HU/UFJF/FSS
Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas – Coordenação e Tutoria Profa. Dra. Marina Castro
Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Coordenação e Tutoria Profa. Dra. Luciana de Paula
Residência Multiprofissional em Saúde Mental – Coordenação e Tutoria Profa. Dra. Sabrina Paiva
Residência em Atenção hospitalar – Tutoria Profa. Dra. Joseane Barbosa de Lima
A Faculdade de Serviço Social está na gestão de três programas de Residência: Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência Multiprofissional em Saúde Mental; e também exerce a tutoria nas áreas dos três programas citados e na área do programa de Residência em Atenção hospitalar. Nesse momento da epidemia, as Residências tem se colocado como de relevância pública ao contribuir com a rede de atenção à saúde de Juiz de Fora no atendimento da população.
Para mais informações clique nos links abaixo:
https://www.ufjf.br/huresidencias/coremu/despachos/
https://www.ufjf.br/huresidencias/coremu/area_profissional/

 

2. Polo Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre o processo de envelhecimento

Considerando ser o público alvo do Programa os pertencentes ao grupo de risco na pandemia, qual seja, os idosos, respeitando a indicação de “isolamento espacial” , iremos promover uma ação de orientação de atividades que podem ser realizadas dentro de casa por meio das redes sociais e manter nossos contatos por telefone com os inscritos nas atividades desenvolvidas. A proposta é ampliar os vínculos com o público mais velho, evitar um isolamento social ainda maior do que o já existente em relação aos velhos nessa sociedade e o aparecimento e/ou agravamento de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade.

Além disso, promoveremos atividades de formação e capacitação dos bolsistas, coordenadores de Projetos e profissionais parceiros para atuação junto ao público atendido, através de indicação de leituras e discussão dessas de forma remota (grupos de estudo).

Atividades:

Com os idosos:

  •  Manutenção do contato com os idosos através das redes sociais a partir da sugestão de atividades para serem realizadas em casa pelos idosos participantes dos Projetos desenvolvidos pelo Programa e demais interessados, inclusive familiares (atividades de lazer e cultura; informações sobre a pandemia; atividades relacionadas às línguas estrangeiras oferecidas no Programa; memória; atividades físicas; entre outras);
  •  Manutenção do vínculo afetivo e social com os idosos matriculados através de contatos via telefone e outros meios de comunicação (app e e-mail);

Com os Bolsistas; coordenadores de Projeto e profissionais parceiros:

  • Grupos de Estudo: leituras guiadas e fichamentos de textos na área do envelhecimento humano e outros temas que são pertinentes ao processo de envelhecimento, com especial atenção às reflexões em torno do momento vivido;
  • Avaliação e monitoramento das ações propostas a fim de atender qualificadamente ao que objetivamos com sua execução;
  • Construção de relatório sobre esse período.

3. Campanha transolidariedade do CeR-LGBTQI+/UFJF, CRDH e Grupo Força Trans em Juiz de Fora

Responsável: Prof. Dr. Marco José Duarte (FSS/UFJF)
O Programa de Extensão – Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) e Projeto de Extensão – DIVERSE – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero: Políticas, Direitos e Saúde LGBT, ambos da Faculdade de Serviço Social da UFJF, em parceria com o Centro de Referência de Direitos Humanos de Juiz de Fora e Território Mata (CRDH) e o Grupo Força Trans está desenvolvendo uma ação coletiva no cenário de combate à COVID-19 na cidade de Juiz de Fora, voltado para o seu público, a população LGBTQI+, mas em particular, a população de mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua e de prostituição. Isso se justifica porque com o aumento do número de casos confirmados e o avanço da pandemia da COVID-19, para mais cidades em todo Brasil, entendemos que era o momento de ampliarmos as ações coletivas com foco na solidariedade para chegar cada vez mais as pessoas que se encontram com múltiplas vulnerabilidades sociais.
No link seguem as campanhas e atividades desenvolvidas:
https://gedisufjf.wixsite.com/gedisufjf/post/covid-19-campanha-transolidariedade-do-cer-lgbtqi–ufjf-crdh-e-grupo-for%C3%A7a-trans-em-juiz-de-fora

Campanha Fique em Casa

4. Projeto dialogando sobre a dimensão técnico-operativa dos assistentes sociais na saúde.

Responsáveis: Prof. Ms. Fábio Calleia (Professor da FSS/UFJF) e Ingrid Adame Moreira (assistente social HU/UFJF)
Público Alvo: Tutores, Professores, Preceptores e Residentes de Serviço Social dos respectivos programas: Atenção Hospitalar, Saúde do Adulto, Saúde Mental e Saúde da Família.
Objetivo Geral:
Fomentar a criação de espaço remoto para debates sobre a dimensão técnico-operativa dos Assistentes Sociais na Saúde.
Específicos:
Problematizar os principais instrumentos e técnicas utilizados pelos assistentes sociais na Saúde;

Analisar e debater as competências e atribuições profissionais na conjuntura de Pandemia da Covid-19;

Recuperar e atualizar a importância da unidade entre as 3 dimensões (teórico-metodológica; ético-política e técnico-operativa) da profissão.

5. Projeto de extensão ação de orientação a população referentes ao benefício assistencial emergencial/UFJF

Responsável: Profa. Dra. Marina Castro (FSS/UFJF)
O projeto oferece para a comunidade orientação e suporte sobre o Benefício Assistencial Emergencial do Governo Federal, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, diante do agravamento das condições sócio-econômicas causadas pela Covid-19. As atividades são desenvolvidas através das modalidades de atendimento presencial e de atendimento remoto. Para o atendimento presencial, a prioridade é dada às pessoas que não possuem acesso a internet e ainda não coseguiram realizar o cadastro para solicitação do benefício. O atendimento remoto estará voltado para o esclarecimento de dúvidas e orientações acerca do benefício. A ação tem iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional e a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), e tem a participação de servidores da Faculdade de Serviço Social, Letras, Engenharia e Administração e Ciências Contábeis e do Sindicato dos Bancários. 

Envolvidos nas atividades do projeto:

Marina Castro – Docente/Faculdade de Serviço Social
Alexandra Eiras – Docente/Faculdade de Serviço Social
Ana Maria Ferreira – Docente/Faculdade de Serviço Social
Cláudia Mônica dos Santos -Docente/Faculdade de Serviço Social
Joseane Barbosa de Lima – Docente/Faculdade de Serviço Social
Sabrina Paiva – Docente/Faculdade de Serviço Social
Nicole Silva – Docente/Faculdade de Serviço Social
Danielle Sachetto – TAE – assistente social/ Faculdade de Serviço Social
Ana Cristina Guimarães – Assistente Social Residente/ Faculdade de Serviço Social
Ana Carolina Caetano – Assistente Social Residente/ Faculdade de Serviço Social
Ana Cláudia Nacarat – Assistente Social Residente/ Faculdade de Serviço Social
Fernanda Condé – Assistente Social Residente/ Faculdade de Serviço Social
Flávia Limpi – Assistente Social Residente/ Faculdade de Serviço Social
Angelino Fernandes – Docente/ Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Janaína Oliveira – Docente/Faculdade de Engenharia
Mayra Guedes – Docente/ Faculdade de Letras
Lívia Terra – Sindicato dos Bancários
Robson Marques – Sindicato dos Bancários
PROEX/UFJF
PROINFRA/UFJF
Serviço de Limpeza /UFJF

6. Revista Libertas

Responsáveis: Profa. Dra. Carina Berta Moljo (FSS/UFJF)
Prof. Alexandre Aranha Arbia (FSS/UFJF)
Prof. Ronaldo Vielmi Fortes (FSS/UFJF)
Está sendo preparo o volume 20.1 da revista que será publicado em junho e que contará –entre outras temáticas – três artigos com a temática da conjuntura em tempos de COVID-19. A revista pode ser acessada no link abaixo:
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas

7. ABEPSS

Responsável: Profa. Dra. Luciana de Paula (FSS/UFJF) – vice presidente da Região Leste da ABEPSS.
A ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – tem desenvolvido diversas notas sobre o contexto da pandemia do novo corona vírus. A professora Luciana tem participado de comissões responsáveis pela produção dessas notas, inclusive sobre as residências em saúde que se liga diretamente à questão da atuação desses profissionais no contexto inédito que estamos vivendo. Todas as informações estão disponíveis no link abaixo:
http://www.abepss.org.br/