Fechar menu lateral

XIII Encontro Nacional de História da Mídia: inscrições prorrogadas até 31 de julho

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, que neste ano será sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e ocorrerá de forma remota. O objetivo é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas.

 

Em 2021 Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR apresenta, como tema privilegiado, #vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo. O lema surge nos Estados Unidos como #blacklivesmatter, sendo depois traduzido em vários idiomas. Sob esta temática serão incluídos debates e palestras a partir das múltiplas experiências do racismo no Brasil ao longo do tempo. No evento estão previstas reflexões, buscando consciência histórica crítica, articulações de processos de sociabilidade e estruturas sociais raciais com fenômenos e dispositivos comunicacionais.

 

O Encontro Nacional da Alcar possui, na atualidade, nove Grupos Temáticos que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e das Relações Públicas; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.  

 

 

Banner AlcarInscrições: 20 de abril a 31 de julho de 2021

Submissão de trabalhos: 26 de abril a 20 de junho de 2021

 

Para se inscrever, acesse: https://alcarnacional2021.com.br/