Fechar menu lateral

Acesso Comunicação: 20 anos de história e realizações

Desde 2001 no mercado, a Acesso Comunicação Júnior trabalha na formação de profissionais qualificados e na entrega de serviços de qualidade na área da comunicação. Para celebrar este marco, a empresa júnior da Faculdade de Comunicação está produzindo uma série de conteúdos especiais que relembram as conquistas da empresa nesses 20 anos de história.

 

Apesar de o aniversário ser celebrado em março, as comemorações irão tomar conta das redes sociais da empresa júnior durante toda a gestão. Em razão da pandemia, todos os eventos serão online e os materiais comemorativos serão publicados no site e nas redes sociais da Acesso.

 

Além da comissão organizadora e dos atuais membros da empresa júnior, os eventos comemorativos irão contar com a participação de ex-membros da Acesso que marcaram esses 20 anos. Segundo Thiago Vargas, vice-presidente, é importante que a empresa mantenha uma relação próxima com seus pós-juniores. Ao trazer suas vivências profissionais, eles colocam os atuais membros em contato com a realidade do mercado. Trazê-los de volta para dentro da Acesso também “é muito importante para reviver o espírito de coletividade e a própria cultura organizacional da empresa”, diz Thiago.

 

Por outro lado, as comemorações também têm a finalidade de agradecer a todas as pessoas que passaram pela Acesso e contribuíram para o desenvolvimento da empresa. Ademais, a campanha busca celebrar as vitórias e os desafios vencidos ao longo desses anos, por meio da formação de profissionais da comunicação e do impacto social gerado pela empresa na cidade através da vivência empresarial.

 

Apesar de a empresa ter sido oficialmente fundada em 2001, a história da Acesso começou um pouco antes, em 1997, dentro da sala de aula. Naquela época, alunos da disciplina de telejornalismo fizeram uma matéria sobre empresas juniores na UFJF. Diante do resultado na matéria, percebeu-se que algumas dessas empresas realizavam serviços na área de comunicação. Então, a professora da disciplina, Alice Arcuri, enxergou ali um espaço onde seus alunos poderiam atuar. E foi naquele momento que a semente do empreendedorismo foi fecundada.

 

A partir de então, impulsionados pela iniciativa da Professora Alice Arcuri, os alunos começaram a se reunir para colocar em prática suas ideias. Aos poucos, a logo e o nome da empresa foram criados e, com muito trabalho e dedicação, os alunos conquistaram apoio financeiro e transformaram um antigo banheiro masculino na primeira sede da empresa.

 

Enquanto no início os serviços estavam mais focados na área da assessoria de comunicação, hoje o carro-chefe da empresa é o marketing digital. Ao longo desses anos muita coisa mudou e muitas foram as conquistas da Acesso.

 

Durante essa trajetória, mais de 300 alunos passaram pela empresa e foram diretamente impactados pela vivência empresarial. Ademais, ressalta-se também a importância da Acesso no mercado juiz-forano: só em 2020 mais de 150 projetos foram realizados, impulsionando o crescimento de outras empresas na cidade.

 

Importante destacar a participação ativa da Acesso no Movimento Empresa Júnior (MEJ), em especial, a partir de 2012, quando a empresa foi responsável pela organização e comunicação do maior evento de empreendedorismo do mundo, o JEWC. A empresa cresceu e, em 2015, foi a primeira empresa de comunicação a alcançar o Prêmio de Excelência em gestão na régua de 250 pontos.

 

A participação dos membros nas instâncias do MEJ também cresceu, chegando a ocupar cargos no time Brasil Júnior, Diretoria de Comunicação e Presidência da FEJEMG, além dos times e diretorias do Núcleo da Mata. Em 2015 e 2016, a Acesso foi a empresa júnior com maior participação na Federação mineira, com 13 e 14 cargos respectivamente.

 

Os resultados desse crescimento ganharam forma com a conquista do primeiro Alto Crescimento em 2018, feito que foi repetido nos dois anos seguintes. Em 2020, além de todas as metas alcançadas, a Acesso se tornou a segunda empresa júnior com mais ações compartilhadas no Núcleo da Mata e a quinta na FEJEMG, tendo apresentado um case em evento regional sobre conexão de rede.

 

O impacto socioambiental da Acesso também é digno de celebração. Desde sua 13ª gestão, o Comitê Socioambiental da Acesso atua junto a ONGs e projetos sociais de Juiz de Fora, desenvolvendo ações de comunicação. O objetivo do núcleo é devolver à sociedade o que é investido na educação dos membros.

 

Muito do sucesso da empresa vem da jovialidade dos membros, que é traduzida em soluções inovadoras e atuais para o mercado, afirma Bárbara Gomes, diretora de Gestão de Pessoas. Para ela, os objetivos da Acesso ultrapassam as questões econômicas, pois a empresa também se preocupa “em gerar um impacto positivo ao nosso redor, trazendo transformação e agilidade para o mercado juiz-forano”. Ou seja, além de formar profissionais capacitados, a Acesso oferece soluções que ajudam a fomentar outras empresas, contribuindo para um desenvolvimento coletivo.

 

Assim, como afirma Bárbara, a comemoração do aniversário de 20 anos é uma forma de reafirmar a história de “resiliência, determinação e vontade de fazer a diferença”, mantendo sempre vivos os valores que guiam a empresa.