Evento online discute relação entre algoritmos, arte e ativismo virtual

Resultado da parceria do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (PPGCOM-UFJF) com o Observatório Jornalismo(S) (Dejor-UFOP), a 2ª temporada da série Traduções começa nesta quinta-feira (11/02), às 17h30, com uma conversa sobre “Net-ativismo, arte e algoritmos”.

No primeiro encontro, que pode ser acompanhado no YouTube, Evandro Medeiros e Lara Linhalis (@linhalislara), egressos do PPGCOM e atualmente pesquisadores associados do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, conversam com três convidados. Marina Magalhães (@marinamagalhaes_m) é professora e pesquisadora (UEPB), com estudo publicado sobre net-ativismo e redes sociais digitais. Lucas Cypriano (@cypriano.lucas), pesquisador e designer em diversas empresas, com projetos em inteligência artificial, produtos digitais e big data e Nelson Reis, jornalista e pesquisador (UFES), atua na área de ciências de dados e sociais.

A segunda temporada do Traduções contará com quatro episódios (Encontros), em que o tema “Gambiarras” será discutido em diferentes enfoques. A primeira temporada da série está disponível no canal do projeto Jornalismos no YouTube, e já contou com a participação da coordenadora do NJA, a professora Iluska Coutinho (PPGCOM-UFJF) como entrevistada em um dos episódios.

Para saber mais sobre os convidados:

Marina Magalhães

É formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, instituição na qual tornou-se Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas. É doutora em Ciências da Comunicação (Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias) pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Além de ter atuado como repórter desde 2008 na imprensa nacional (G1) e internacional (Revista Brazil com Z – Espanha), já escreveu os livros “Polarizações do Jornalismo Cultural” (2008) e “Jornalistas no cotidiano das Redes digitais” (2013), publicados no Brasil pela Marca de Fantasia, e “Net-ativismo: protestos e subversões nas redes sociais digitais” (2018), publicado em Portugal pela Coleção ICNOVA. Atualmente é docente do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Lucas Oggioni Cypriano

É formado em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Comunicação Social pela Faculdades Integradas São Pedro. Sua atuação principal está na pesquisa, desenvolvimento e experimentação de novos produtos na interseção entre design, tecnologia, dados e arte.  Atualmente trabalha com projetos autorais em arte e tecnologia, e como designer pesquisador para empresas com projetos em inteligência artificial, produtos digitais e big data. Além disso também participou de projetos acadêmicos e de pesquisa no campo da visualização de dados (Labic-UFES) e do design de interação.

Nelson Aloysio Reis de Almeida Passos

É graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Durante esse período, atuou no Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), desenvolvendo métodos pra análise de redes sociais, apoiados na teoria dos grafos e na teoria ator-rede. Tem pós-graduação em ciência de dados com big data pelo Ifes e atualmente é mestrando em ciências sociais (UFES). Sua dissertação é sobre conflitos políticos no Brasil (2013-2018) e redes sociais online, utilizando de métodos das ciências sociais computacionais.