Fechar menu lateral

Confira a programação do V Seminário Memórias, Nostalgias e Imaginários

Evento trará palestras de pesquisadores de Brasil, Portugal e EUA. Inscrições estão abertas e são gratuitas.

 

Entre os dias 14 e 18 de setembro, o grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) irá realizar o V Seminário Memórias, Nostalgias e Imaginários. 

 

O evento é gratuito, on-line e terá palestras dos pesquisadores James Green (Brown University), Rosane Muniz (Centro Universitário Belas Artes), Mário Abel Bressan (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul), Eduardo Morettin (Universidade de São Paulo – USP) e Maria Fernanda Rollo (Universidade Nova de Lisboa). 

 

As apresentações serão transmitidas, das 18h às 19h30, pelo aplicativo Zoom, para os participantes inscritos, e pelo canal do grupo no YouTube (link: https://www.youtube.com/channel/UCOHA0r5netM0enml-c5IO2A) para os demais interessados.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link https://bit.ly/3jaenPc, até três horas antes de cada palestra. Os inscritos receberão certificado de participação. 

 

Pela primeira vez, o seminário será feito on-line, seguindo as recomendações de segurança e combate à Covid-19. Para a professora titular do curso de Jornalismo da UFJF e líder do Comcime, Christina Musse, o formato traz desafios e, também, oportunidades. “É um desafio porque nós nunca utilizamos esse modelo, mas temos certeza que teremos um recorde de participações porque as pessoas não terão que se deslocar para assistir às palestras, inclusive aquelas que vivem fora do Brasil”, avalia. 

 

f30b0e0c-291f-4585-a471-741e90092238

 

Confira a programação completa:

 

 

14/09 – segunda-feira

Nostalgias por um passado que nunca existiu: memórias da ditadura militar e a luta atual pela democracia no Brasil

Nesta apresentação, o professor de história do Brasil, fundador e co-coordenador nacional da Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil, James Green, irá analisar as formas e os mitos que cercam a nostalgia da ditadura militar e também os acordos políticos que levaram à democratização, contribuindo para o atual clima político brasileiro que reforça discursos e práticas autoritárias.


15/09 – terça-feira

Empatia e dissonâncias entre os figurinos teatrais brasileiros das décadas de 1960 e 1970

O contexto teatral das décadas de 1960 e 1970 será relembrado com exemplos de alguns grupos teatrais e seus figurinos pela jornalista, pesquisadora, atriz e figurinista, Rosane Muniz. Além disso, pretende-se provocar a reflexão sobre o papel do figurinista e seus processos de pesquisa e criação pertencentes a outros períodos históricos, trazendo ao debate as possibilidades e problemáticas nas reconstruções ou recriações de memórias de trajes. 
 

16/09 – quarta-feira

 O (re)viver na televisão: a formação de uma memória teleafetiva

A palestra apresentada pelo publicitário e professor no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, Mario Abel Bressan Júnior, tem como objetivo apresentar os efeitos do (re)viver na televisão diante de cenas e / ou programação reexibidas tempos depois. A partir do conceito de memória teleafetiva, ele irá refletir com os participantes o quanto a televisão atua na constituição e evocação de memórias.

 

17/09 – quinta-feira

Os usos do cinema na construção da História

O cinema participa de forma ativa na construção de memórias do passado, principalmente por meio do chamado filme histórico. A palestra ministrada pelo professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Eduardo Morettin, fará uma abordagem histórica deste processo, salientando alguns momentos emblemáticos, como o da Guerra Civil nos Estados Unidos (1861 – 1865) e o encontro no Brasil  dos portugueses com os índios no século XVI.

 

18/09 – sexta-feira  
 
Memória para Todos: recolha e patrimonialização de memórias e testemunhos em contexto colaborativo

Memória para Todos é um programa de investigação empenhado na promoção do estudo, organização e disseminação do património histórico, cultural, tecnológico e digital. Ele registra, preserva e partilha histórias e memórias, incluindo testemunhos orais, documentação e objetos pessoais e familiares, valorizando as histórias de vida e das comunidades. 

 

A palestra ministrada pela historiadora e professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maria Fernanda Rollo, apresentará as metodologias aplicadas nos campos das ciências documentais, história, museologia, patrimônio e ciências sociais em geral. Serão abordadas também as práticas de história oral, método biográfico, história local e georeferenciação compondo um ambiente comum e frequentado pelas Humanidades Digitais.  

 

Para outras informações, acesse as redes sociais: Instagram (@comunicacao_cidade_memoria) e Facebook (https://www.facebook.com/events/1628357273992411).