Fechar menu lateral

Grupo “Comunicação, Arte e Literacia Midiática” apresenta resultados na pesquisa, ensino e extensão

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Facom continua a desenvolver os seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. Liderado pelas professoras Gabriela Borges e Letícia Torres, o grupo realiza reuniões gerais que ocorrem pelo Google Meet nas sextas-feiras das 14h às 17h. Além disso, vários outros encontros virtuais ocorrem em diferentes dias da semana para dar prosseguimento a projetos específicos. Os eventos contam com a participação da professora Gabriela Borges, direto de Portugal, onde realiza seu Pós-Doutorado e se atualiza para trazer novas possibilidades de estudos e análises ao grupo.

 

Observatório da Qualidade no Audiovisual tem intuito de operar como um espaço de debate e de produção de conteúdo de caráter experimental a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea, especialmente brasileira, para televisão, internet e outras plataformas de convergência. Os resultados dos projetos de pesquisa e extensão são divulgados nos canais oficiais do Observatório da Qualidade no Audiovisual. O grupo conta com 13 alunos bolsistas e um voluntário da graduação e oito alunos da pós-graduação, além da colaboração das professoras Letícia Torres, Júlia Fagioli e Márcia Barbosa da Silva.

 

Mesmo com a suspensão do calendário acadêmico, semanalmente, são divulgadas novas análises do projeto de fanfic. Além de capítulos do livro “Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes”, os vídeos do manifesto em defesa da pesquisa em comunicação audiovisual e as análises do MediaBox.

 

O grupo criou, ainda, a ação #FiqueEmCasa, que sugere semanalmente no Instagram do Observatório dicas de maratona dos projetos do #Observatório, englobando a Série, o Podcast, o Remix, o Espelhos e o MiniDocs e uma curadoria dos conteúdos audiovisuais dos serviços de streaming que estão gratuitos durante a pandemia.

 

Os projetos do grupo que continuam em funcionamento durante a pandemia são os seguintes:

  • Análises de videoclipes: publicação semanal
  • Análises Ásia Pop: publicação semanal
  • Análises Consumo, Publicidade e Literacia Midiática: publicação semanal
  • Análises Transmídia: publicação semanal
  • Análises no MediaBox: publicação semanal
  • Análises de fanfics: fase de pesquisa
  • #ObservatorioRemix: fase de produção
  • #ObservatorioPodcast: fase de produção

 

Canais de acesso e contato: