A vida virou uma live! Projeto da Facom analisa o fenômeno das lives brasileiras durante pandemia

A representação do audiovisual na música brasileira, foco do Projeto de Treinamento Profissional “Música para olhos e ouvidos” (UFJF) se inseriu no atual contexto da pandemia de Covid-19. A equipe, coordenada pelo TAE e Doutor em Comunicação Jhonatan Mata, em conjunto com as alunas Melina Simão (Facom-UFJF) e Clara Portela (IAD-UFJF) voltou seu olhar para as possibilidades de analisar o mercado audiovisual no período de confinamento. Neste cenário, que colocou boa parte da população mundial em casa para evitar a propagação dos vírus (inclusive a própria equipe do projeto!), a indústria do audiovisual experimentou a explosão das transmissões ao vivo conhecidas como lives. No Brasil, as buscas por esse tipo de conteúdo ao vivo aumentaram 4.900% na quarentena. O país domina o ranking das 10 maiores lives do planeta, todas musicais, com sete produções nacionais, analisadas neste trabalho.

Caracterizadas como uma transmissão de áudio e vídeo na Internet em tempo real, geralmente feita por meio das redes sociais, as lives amenizaram, ao menos em promessa, as restrições de contato físico cumpridas em maior ou maior escala em cada região do globo, agrupando milhões de pessoas de forma não presencial. “Por meio da metodologia da análise da materialidade audiovisual de Coutinho (2016) e observando as “estratégias sensíveis” pontuadas por Sodré (2006), observamos que estratégias de criação de vínculo entre artistas e públicos foram utilizadas. Espontaneidade, amadorismo e sentimento de comunidade, molas propulsoras do formato, são conceitos centrais em nossa pesquisa. Neste percurso, encontramos um “formato intimista golden prime” nas produções nacionais, na contramão da noção de domesticidade observada nas produções estrangeiras do período”, adianta o coordenador do trabalho produzido na pandemia (e sobre a pandemia) que em breve será publicado em livro.

Outra produção do grupo, intitulada “A representação da televisão na música brasileira: uma proposta sinestésica de análise” será apresentada no XV Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação – Alaic. Projetado inicialmente para ocorrer em Medelín, Colômbia, o evento organizado pela Universidad Pontificia Bolivariana será viabilizado, pela primeira vez na história, em modalidade virtual, de 13 a 20 de novembro de 2020. Além destas iniciativas, o Projeto “Música para olhos e ouvidos” acaba de criar seu perfil no Instagram, onde serão disponibilizados entrevistas, links para leitura, dentre outras novidades.

Confira no insta: @musicaolhoseouvidos