Fechar menu lateral

Apresentação do Curso

Apresentação

Compõe o conjunto de conhecimentos para a formação do fisioterapeuta na UFJF disciplinas teóricas e práticas, incluindo o estágio supervisionado desenvolvido nos dois últimos períodos do curso, que abrangem atividades realizadas nos cenários da atenção primária, atenção secundária e terciária em saúde. Durante todo o curso os acadêmicos têm aulas com professores de diversas formações profissionais, bem como participam de atividades interprofissionais, tanto em sala de aula como em projetos de extensão, treinamento profissional, monitoria, Ligas Acadêmicas, estágio e pós-graduação e, nos últimos períodos deverão desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso.

O corpo docente da graduação é composto majoritariamente de professores qualificados (doutores) em suas áreas de atuação, participando constantemente de eventos científicos e oferecendo orientação de trabalhos acadêmicos.

Em relação a infraestrutura, a Faculdade de Fisioterapia dispõe de um laboratório de cinesioterapia e recursos, quatro laboratórios de pesquisa (Laboratório de Análise do Desempenho Físico e Funcional, Laboratório de Análise do Movimento, Laboratório de Avaliação Cardiorrespiratória e Metabólica e Laboratório de Avaliação do Desenvolvimento Infantil), um infocentro, cinco salas de aula, um anfiteatro, sala para o Diretório Acadêmico, gabinetes docentes, bem como salas de administração. Para as disciplinas e atividades de outras unidades acadêmicas, o aluno usufrui de outras instalações necessárias para sua formação e, em relação a biblioteca, o acervo da específico da fisioterapia está integrado ao acervo da UFJF, na biblioteca central e na Faculdade de Medicina.

O curso de fisioterapia da UFJF busca estar em consonância com as Políticas de Saúde e Educação dos respectivos ministérios, assim como atualizado em relação as orientações das associações e das publicações científicas.

O Profissional

De acordo com as Diretrizes Curriculares do curso, aprovada pelo Ministério da Educação em 2002, o perfil do profissional formado pela UFJF é generalista, capacitado para atuar nos três níveis de níveis de atenção à saúde, exercendo ações de reabilitação, manutenção e promoção das condições cinético-funcionais, assim como prevenção das suas alterações, tanto em nível individual quanto coletivo.

A organização e representação profissional do fisioterapeuta se dão por meio de sindicato de cada estado (SINFITO) ou da Federação Nacional dos Fisioterapeutas (FENAFITO), do Conselho Profissional Federal (COFFITO) e de sua representação nos estados (CREFITO), além das associações científicas específicas (Sonafe, Assobrafir, Abenfisio, Abrafin, Abrafit, Abrafidef, etc).