Fechar menu lateral

Programação – XXVI Semana de Estudos Clássicos 2022

Programação

A seguir você encontra informações sobre a programação da XXVI Semana de Estudos Clássicos.

Os resumos estão publicados no Caderno de Resumos do evento.

Localização

Salas 1029, 2002, 2004, 2007, 2009, 2037, 2030, 2032/LILi – Faculdade de Letras (FALE)

Auditório/FALE – Faculdade de Letras (FALE)

Sala de Videoconferência PPG – Prédio da Pós-graduação da Faculdade de Letras

 

 Minicursos

Os minicursos ocorrerão de 09:30 às 12h nos dias 21, 22 e 23 de junho. Serão emitidos certificados aos participantes que assistirem a pelo menos dois dos três dias de aula. Os resumos dos minicursos podem ser encontrados aqui.

 

Conferências

 

Conferência de abertura (20/06/2022):

Conflict Resolution in Latin Epic

“Conflict exists when one person has a need of another and that need is not being met.”

Prof. Dr. Martin Tobias Dinter (King’s College London)

 

Latin Epic sings of arms and men and inundates its audience with many a conflict. Whilst battle techniques and manners of dying have elicited ample interest my paper in turn shall focus on how conflicts are resolved or even avoided all together. This seems counterintuitive in a genre that feeds much of its narratological energy from conflict and whose epic code of honor can only work when a sufficient number of fatalities has been achieved. My paper shall map conflict resolution strategies below onto Virgil’s Aeneid one of the central texts of Roman culture.

There are seven main conflict resolution strategies:

  1. Avoiding: Someone who uses a strategy of “avoiding” mostly tries to ignore or sidestep the conflict, hoping it will resolve itself or dissipate.
  2. Accommodating: Using the strategy of “accommodating” to resolve conflict essentially involves taking steps to satisfy the other party’s concerns or demands at the expense of your own needs or desires.
  3. Compromising: The strategy of “compromising” involves finding an acceptable resolution that will partly, but not entirely, satisfy the concerns of all parties involved.
  4. Competing: Someone who uses the conflict resolution strategy of “competing” tries to satisfy their own desires at the expense of the other parties involved.
  5. Collaborating: Using “collaborating” involves finding a solution that entirely satisfies the concerns of all involved parties.
  6. Appealing: One party imploring/ asking the other to meet their needs and end the conflict
  7. Commanding: One party which is of a higher rank/status orders the other to do what they have asked and the lower status party complies.

By applying the framework above to the Aeneid I intend to establish what norms for conflict resolution the Aeneid aims to project and shall tease out instances in which categories overlap or in which conflict resolution remains unsatisfactory. A (very brief) look at Virgil’s Epic Successor will showcase epic’s response to the model set by Virgil.

 

Mesa-redonda (21/06/2022):

Irene: un libro de trabajo basado en la literatura clásica para la resolución de conflictos

Prof. Dr. Ronald Forero Álvarez (Universidad de la Sabana, Chía, Colombia)

El objetivo de esta conferencia es presentar el proyecto Irene que tiene como finalidad la elaboración de un libro de trabajo para la asignatura escolar Cátedra para la Paz en colegios colombianos. El libro está complementado con un plan curricular que les permita a los docentes de secundaria su implementación en el aula. Las lecturas y actividades del libro proporcionan a los estudiantes herramientas para la resolución no violenta de conflictos. Las secuencias didácticas buscan que el aprendizaje conjugue modelos de la literatura clásica y experiencias cotidianas de los estudiantes con el fin de generar una reflexión profunda sobre situaciones conflictivas de difícil resolución. De esta manera, el libro es un instrumento para promover la lectura crítica, el diálogo, la reflexión y la escritura creativa. El material también está diseñado con ilustraciones llamativas y una diagramación que permita a los estudiantes trabajar con agrado y comodidad en el aula. Una vez finalizado el proyecto, la propuesta didáctica en su totalidad representará un aporte a la construcción de paz en las escuelas colombianas gracias a su concepción pedagógica integradora.

 

Clássicos para quem? Definindo novos cânones para o Brasil do século XXI

Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky)

Continuando uma discussão apresentada em Londres em 2019, em que sugerimos o uso do Neolatim como uma forma de criar pontes entre os Estudos Clássicos e alunos universitários brasileiros, esta comunicação se propõe a apresentar e discutir como usamos os conceitos de cânone e clássico com alunos da Universidade Federal do Espírito Santo, de forma a ressaltar as dinâmicas de criação e negociação de identidades de grupos sociais, bem como de pertencimento e direito de posse de bens culturais e de poder, implicados nas escolhas das obras ditas clássicas. Trazendo para o diálogo conceitos de autores como Dalvi, Bloom e Avelar, questionamos, junto com os alunos, os critérios implícitos usados na criação de livros didáticos, currículos e seleção de obras para escolas e faculdades. O objetivo foi ressignificar a ideia de Estudos Clássicos para alunos brasileiros do século XXI, levando em consideração as dimensões individual, social e histórica da experiência de leitura, de forma que fossem incluídas suas próprias histórias, seus conflitos e suas memórias pessoais.

 

Conferência (22/06/2022):

O diálogo como teatro dos conflitos

Profa. Dra. Alice Bitencourt Haddad (UFF)

A partir principalmente de Academica (Varrão e Luculo) e De finibus, pretendemos mostrar como para Cícero, um representante da Nova Academia, é importante que um tema filosófico seja exposto na forma dialógica do confronto de ideias. Crítico ao procedimento da reprodução das doutrinas de uma escola ou de um mestre, ele traz seus rivais (representantes de escolas diferentes) para discutirem com o personagem Cícero, construindo uma narrativa afinada com a proposta de destacar argumentos opostos, inspirada, segundo ele (Varrão 46), nos livros de Platão. 

 

Conferência de encerramento (23/06/2022):

Conflitos éticos e morais na construção mítico-literária de Reia Silva

Profa. Dra. Katia Teonia Costa de Azevedo (UFRJ)

Reia Silvia, primeira personagem feminina de grande protagonismo no período mítico romano, reúne em seu corpo a antinomia do corpo sacro-profano, um corpo notável pela castidade, pela maternidade heroica e que suporta as marcas de inúmeras violências. Tomando como base passagens da Eneida de Virgílio, das Odes de Horácio e dos Fastos de Ovídio, fontes escritas por autores masculinos, e apoiada em estudos de autoria feminina, proponho refletir sobre a configuração da personagem Reia Silvia, observando o seu papel como sujeito moral, o uso político do seu corpo e sobre a concepção e a apropriação do corpo feminino da personagem Reia Silvia pelo discurso ideológico masculino romano na preservação da harmonia social e política (Joshel, 2002; Staples, 2004; Langlands, 2006; Azevedo, 2017).

 

Comunicações

As informações completas sobre as comunicações serão disponibilizadas aqui.