Você está em: Eventos Acadêmicos > Eventos passados > XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS 2014 > Programação - XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere - Aprender e ensinar os clássicos
03/11/2014 |
|
14:00 |
Reunião do Grupo de Pesquisa em Estudos Clássicos (GRECI) |
18:30 |
Abertura Oficial da Semana |
19:00 – 20:30 |
Conferência de Abertura |
|
04/11/2014 |
05/11/2014 |
06/11/2014 |
08:00 – 10:00 |
Minicursos 1 e 2 |
Minicursos 1 e 2 |
Minicursos 1 e 2 |
10:00 – 12:00 |
Minicursos 3 e 4 |
Minicursos 3 e 4 |
Minicursos 3 e 4 |
14:00 – 18:00 |
Sessões de Comunicações Coordenadas 1 e 2 |
Sessões de Comunicações Coordenadas 3 e 4 |
Sessões de Comunicações Coordenadas 5 e 6 |
18:00 |
Coffee-break |
Coffee-break |
Coffee-break |
19:00 |
Conferência (1) |
Mesa Redonda |
Conferência (2) |
20:30 |
|
|
Encerramento |
Prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos (UNICAMP)
Como o cinema tem representado o professor de latim? O que pode estar por trás de uma imagem com frequência negativa? Nesta palestra, trataremos desse tema, projetando cenas de filmes que serão analisadas e comentadas. Conhecer o modo como a cultura popular representa o professor de latim pode nos alertar para antigos procedimentos didáticos equivocados que parecem estar na raiz de certos estereótipos associados à profissão.
Prof. Dr. João Batista Toledo Prado (UNESP)
O ensino da língua latina tem passado, nas últimas décadas, por várias iniciativas de revisão metodológica, seja no tocante a estratégias didáticas da prática pedagógica daquele idioma, seja no que diz respeito aos sistemas descritivos que atuam como crivo lógico a que se deve submeter sua gramática, com o propósito de que seja bem compreendida e eficientemente assimilada. Em cursos que comportam também o ensino da literatura latina, que, em conjunto com o da língua, constituem porção relevante do cabedal de conhecimentos a que se chama cultura latina, somam-se questões de como/o que ensinar acerca dos subcódigos que se apropriam da língua como matéria plástica da poesia, em particular, o daquela importante subárea da Poética que é a métrica. Esta fala tratará de algumas questões de língua e de métrica latinas que, a princípio, parecem resistir à maioria das revisões modernas que buscam melhor ensinar a cultura da Roma antiga.
Estudos Clássicos e ensino – Projeto Minimus: o ensino de grego e latim no ensino fundamental
Prof.ª Dr.ª Paula da Cunha Corrêa
Com o Projeto Minimus, introduzimos durante o ano letivo de 2013 o estudo do grego e do latim, respectivamente no 6º/7º e 4º ano do Ensino Fundamental, no período da manhã e da tarde, duas vezes por semana na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Devido ao sucesso do projeto, estamos agora no segundo ano do projeto. Nesta fala tratarei dos problemas, dos desafios, das soluções e dos resultados obtidos por meio desse projeto, assim como apresentarei um documentário realizado por alunas de cinema (Eca-USP) sobre as atividades e a escola.
Et prodesse et delectare: estudos clássicos para quê?
Prof. Dr. Jachynto Lins Brandão (UFMG)
Conforme Horácio, os poetas têm em vista ou ser úteis ou agradar (aut prodesse volunt aut delectare poetae, Arte poética, v. 333), o que orienta debates posteriores sobre a função da literatura em geral. Minha exposição pretende explorar como, no campo do ensino e da aprendizagem das línguas, das literaturas e das culturas clássicas, essas duas possibilidades têm servido de fundamento para estratégias pedagógicas, salientando que o desafio deve estar em saber conjugá-las.
Prof. Dr. Antônio Martinez de Rezende
A desconstrução do dialogismo no Satyricon, de Petrônio – Prof.ª Ma. Simone Sales Marasco Franco :Este minicurso visa discutir o conceito de dialogismo, como idealizado por Mikhail Mikhailovich Bakhtin, na obra Satyricon, de Petrônio. Serão analisados excertos da obra a fim de verificar a ocorrência desse dialogismo, levando em consideração, principalmente, comportamento das personagens envolvidas na diegese, além de verificar se elas assumem, realmente, um posicionamento dialógico.
Prof. Dr. Bernardo Guadalupe Lins Brandão (UFPR) : O minicurso tem como objetivo tratar das relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, dos primeiros filósofos ao cristianismo. Em primeiro lugar, investigaremos o papel do mito na origem da filosofia; em seguida, a apropriação do mito feita por Platão e Plotino; por fim, o pensamento patrístico diante da filosofia pagã.
Línguas clássicas, novos métodos – Prof.ª Dr.ª Leni Ribeiro Leite (UFES) : Este minicurso tem como objetivo discutir algumas metodologias novas e antigas, aplicadas ao ensino de línguas clássicas, em especial o latim. O minicurso terá uma parte teórica, em que algumas ideias acerca da língua latina e do ensino de línguas estrangeiras serão discutidas, seguida de uma parte prática, em que atividades a serem desenvolvidas com alunos de diversos níveis serão demonstradas.
Clássicos latinos e recepção – Prof.ª Dr.ª Cândida Leite Georgopoulos (UFJF): A permanência da cultura clássica nos textos literários. Uma incursão pelas veredas da literatura em língua portuguesa, buscando ouvir as vozes da cultura greco-romana em suas variadas modulações, em textos produzidos a partir do século XVI.
Faculdade de Letras – Estudos Clássicos