Jornadas de Estudos Clássicos

Voltado, sobretudo, para o público interno, esse evento visa à complentação teórica dos alunos naqueles semestres letivos em que não ocorre a Semana de Estudos Clássicos, que é o maior evento da área de Estudos Clássicos promovido pela Faculdade de Letras.

As Jornadas consistem de atividades realizadas por um pesquisador convidado, do Brasil ou do exterior, sobre temas específicos de interesse dos graduandos em latim, incluindo uma Conferência de Abertura, para o público maior da Faculdade de Letras, um Minicurso Temático, que contabiliza nas 200 horas de Atividades Acadêmico-científico-culturais que os alunos de Letras devem cumprir, e uma reunião de debates de trabalhos dos graduandos envolvidos em projetos de pesquisa.

Um breve histórico das Jornadas de Estudos Clássicos já ocorridas:

I Jornada de Estudos Clássicos –  13/10/2011

Profa. Dra. Carmen Codoñer – Catedrática da Universidade de Salamanca

Conferência: “De la Antigüedad al Medioevo”

II Jornada de Estudos Clássicos – 16/03/2012

Profa. Dra Patricia Prata – UNICAMP

Conferência: “O latim na atualidade: o que se espera do seu ensino na graduação de letras” – 16/03/2012

Minicurso: “Épica e Lírica Latinas: relações intertextuais” – 20, 21 e 22/03/2012

III Jornada de Estudos Clássicos     – 06/07/2012

Prof. Dr. Carlos Lévy, Universidade de Sorbonne (Paris-IV),

Conferência :  “Santo Agostinho e o Ceticismo: uma questão fundamental”

CARTAZ

IV Jornada de Estudos Clássicos – 24/01/2013

Prof. Dr. Francisco de Oliveira (Coimbra) – Conferência: “Movimentos sociais femininos em Roma”
           Profa. Dra. Alexandra Alves de Sousa (Universidade de Lisboa) – Conferência: “A música operática: diversão ou raciocínio?”

V Jornada de Estudos Clássicos – 27/04/2015

Prof. Rafael Rigolon (UFV) – Minicurso: O Latim Científico

Prof. Dr. Antônio Martinez (UFMG) – Aula: Leitura de texto latino: memória

cartaz