Fechar menu lateral

Departamento de Estatística realiza o Workshop SAS, com palestra e minicurso

 

Dando continuidade aos eventos previstos para o Ano Internacional da Estatística (AIE), o Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará, nos próximos dias 6 e 7, o Workshop SAS. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica e contará com palestra de abertura e minicurso para ensinar o uso do software SAS.

 

A coordenadora do time de Education do SAS Brasil, Laura Luiza Cini, ministrará a palestra “Soluções SAS para a Inteligência Analítica”, abordando o histórico da empresa no mundo e no Brasil, sua atuação no mercado de tecnologia da informação, a utilização do SAS nas universidades e projetos para a análise de dados. Laura é bacharel em Estatística e mestre em Sistemas e Computação pelo IME. Atua há mais de 12 anos no mercado de Tecnologia da Informação em projetos na linha de inteligência de negócios. A palestra é aberta a todo público interessado, não sendo necessária a realização de inscrições, e está marcada para quarta-feira, às 14h, no antigo prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

 

Após a palestra, será ministrado minicurso, com o propósito de introduzir a utilização do software SAS, que tem como funções principais o armazenamento e leitura de bases de dados, preparação para análises estatísticas, geração de relatórios e realização de operações matemáticas. Com duração de oito horas, divididas entre os dias 6 e 7, o minicurso disponibiliza 50 vagas aos interessados. Segundo o coordenador do curso de Estatística, Clécio Ferreira, o workshop tem como público-alvo os acadêmicos e os docentes interessados no aprendizado do software, não sendo necessário conhecimento prévio. O coordenador afirmou, ainda, que pretende ministrar, futuramente, cursos de aprofundamento ao uso do software, que está instalado nos computadores da Universidade.

 

Ano Internacional da Estatística

 

 

Contando com a adesão de universidades, institutos de investigação, escolas, sociedades profissionais, agências governamentais e empresas, o Ano Internacional da Estatística acontece em cerca de 108 países, com o objetivo de promover a importância da Ciência Estatística para comunidade científica, empresas, governos, meios de comunicação, empregadores, estudantes e o público em geral. Na UFJF, as comemorações foram iniciadas no último dia 21, com palestra da professora Alexandra Mello Schmidt, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tratou da importância dos princípios da estatística no dia-a-dia e na ciência.