UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2047033 - TRATAMENTO DE DADOS AMBIENTAIS

Créditos: 3

Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITARIA AMBIENTAL

Ementa Dados ambientais. Análise exploratória: estatística descritiva e análise gráfica. Fundamentos de probabilidade. Fundamentos de inferência para populações normais. Distribuições assimétricas e testes de aderência. Inferência para populações não normais. Estatística não paramétrica. Testes de correlação e regressão linear simples.
Conteúdo A disciplina tem como principal objetivo prover aos alunos subsídios para um adequado tratamento estatístico de dados obtidos no gerenciamento ambiental, do saneamento, de recursos hídricos e outros, envolvendo as diferentes etapas, análises e ferramentas disponíveis. Nesse sentido, como
objetivos específicos, tem-se oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à: (i) representação gráfica, análise de consistência e descritiva básica de dados quantitativos; (ii) aplicação de testes de aderência; (iii) aplicação de testes não-paramétricos com base na avaliação da distribuição dos dados; (Iv) elaboração de projetos e artigos técnicos pautados explorando metodologias de análises de dados; (v) formação de recursos humanos com capacitação técnica diferenciada, capaz de vislumbrar a aplicação de técnicas estatísticas e utilização de ferramentas úteis ao levantamento de informações estratégicas.
Bibliografia 1. CALLEGARI-JACQUES, SMC. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003. p.255.
2. MONTGOMERY, DC.; RUNGER, GC. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p.629.
3. MANLY, BFJ. Statistics for environmental science and management. Chapmann & Hall/CRC,
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental