UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Inicial > Apresentação

MISSÃO DO CURSO:

O curso tem como missão proporcionar aos estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária uma educação de qualidade – ensino, pesquisa e extensão – por meio de tecnologias modernas e de professores e servidores técnico-administrativos comprometidos com a formação profissional, a humanização, a ética e a responsabilidade social.

 VISÃO:

Ser referência como um dos principais cursos do Brasil na formação de engenheiros ambientais e sanitaristas com competência técnica, conhecimento científico, ética e responsabilidade social no desempenho de suas atividades.

VALORES:

1- Comprometimento.

2- Conhecimento.

3- Formação.

4- Ética nas relações.

5- Transparência.

 

 

Plano de ações para o triênio 2018/2020

DIRETRIZES

– Defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade.

– Valorização do tripé ensino, pesquisa e extensão com trabalho ativo para a curricularização da Extensão conforme previsto no Plano Nacional de Educação.

– Ética, transparência e equidade.

– Aproximação e integração com a comunidade.

 

Metas para o Triênio 2018/2020

 

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO:

O bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF atua no planejamento, na gestão ambiental e na tecnologia sanitária e ambiental. Em sua atividade, projeta e acompanha a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e urbanização. Avalia e analisa os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propõe ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Monitora a qualidade ambiental – ar, água e solo – e propõe ações de controle e mitigação. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.