Fechar menu lateral

Solução de problemas em Hidráulica: “Flow”

Flow é um sistema computacional criado para solução de problemas em Hidráulica composto de quatro tópicos principais: Condutos Forçados, Redes de Distribuição de Água, Sistemas de Bombeamento e Canais. O software foi desenvolvido por Renata Mendes, discente do curso de Engenharia Civil da UFJF e Celso Bandeira, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – ESA/UFJF. O ambiente de desenvolvimento usado para sua criação foi o Visual Studio 2017, com o C# como linguagem de programação. Trata-se de uma primeira versão, a qual será aprimorada constantemente.

No âmbito dos condutos forçados, foram desenvolvidos formulários capazes de calcular perda de carga contínua, perda de carga localizada, perda de carga com retirada de vazão ao longo do percurso, condutos interligados em série e em paralelo e golpe de aríete. Para redes de distribuição de água, foram criados módulos que dimensionam redes ramificadas e redes malhadas (para sistemas com único ou vários anéis). Já no âmbito dos sistemas de bombeamento, foram desenvolvidos formulários de ponto de trabalho, potência da bomba e cavitação. Além disso, na área de canais, o programa possui dois formulários: um sobre canais revestidos e outro sobre canais erodíveis.
software demonstrou grande potencial como ferramenta para cálculos hidráulicos, uma vez que provém de uma interface amigável ao usuário e fornece precisão nos resultados.

Para fazer download do programa, clique aquiO pré-requisito para instalação é possuir o Windows 10.

Flow está sendo disponibilizado exclusivamente para fins didáticos e educacionais, sendo vedada sua comercialização por terceiros. Trata-se de propriedade intelectual da Universidade Federal de Juiz de Fora, registrada sob o nº BR 51 2020 000141 6 no Instituto Nacional Propriedade Industrial.
Para suporte ao programa, entre em contato por e-mail com um dos desenvolvedores: renata.mendes@engenharia.ufjf.br ou celso.bandeira@ufjf.edu.br.