Conheça o Projeto Grana Verde!

Com o objetivo de estimular a preocupação com o descarte de resíduos no meio ambiente, sete alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaboraram o projeto de extensão Grana Verde. O trabalho consiste em recompensar as pessoas que descartarem materiais, que possam ser reaproveitados e/ou reciclados, em troca de uma nova moeda, denominada “Grana Verde”. A meta é promover a coleta seletiva, de modo que toda a população veja a importância da destinação correta dos resíduos, para assim, posteriormente, virar um hábito na sociedade.

O Grana Verde foi idealizado pelo professor Paulo Roberto de Castro Villela, e apoiado pelo Núcleo de Empreendedorismo (Nempe). Atualmente, ele está sendo desenvolvido pelos membros do Núcleo de Responsabilidade Social da Mais Consultoria Jr. (Consultoria Júnior em Engenharia de Produção) e pelos alunos da Engenharia Sanitária e Ambiental, que integram a Porte Empresa Jr. (Consultoria Júnior em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Sanitária e Ambiental).

Os materiais recolhidos são: óleo de cozinha usado, latinhas de alumínio, pilhas e eletroeletrônicos estragados e/ou inutilizados. Cada tipo de material depositado valerá uma quantidade específica de “Granas Verdes”, e a troca será efetuada no momento do depósito do resíduo nos pontos de coleta, os quais serão as sedes das empresas juniores envolvidas (Mais Consultoria Jr. e Porte Empresa Jr., localizadas nas salas 4242 e 4220 da Faculdade de Engenharia, respectivamente), até o dia 4 de abril.

Cada “Grana Verde” terá um código, que possibilitará a pessoa a se cadastrar no site do projeto, para concorrer a sorteios semanais. Além dos sorteios, ao final do projeto, os três participantes que conseguirem acumular a maior pontuação irão ganhar prêmios.

A estudante de engenharia de produção Marina Lemos Fajardo é uma das idealizadoras do projeto e está muito satisfeita com os resultados alcançados até o momento. “A iniciativa é muito importante por encaminhar os materiais que prejudicariam o meio ambiente para um fim ecologicamente correto. O volume de doações está acima do esperado, comprovando que as pessoas não tinham um local para descartar esses materiais e agora estão comprando a ideia”, conta. Os produtos recolhidos são destinados para empresas especializadas que reciclam, dando um novo destino para o que viraria lixo e agrediria o meio ambiente.

Marina ainda ressalta o grande aprendizado adquirido com o projeto que “foi planejado em apenas um mês com a iniciativa exclusiva de estudantes que se uniram e organizaram tudo, inclusive o contato com empresas parceiras que reciclarão os materiais e que ainda doaram verbas para compra dos prêmios para as pessoas que mais pontuarem.”

O idealizador do Grana Verde, o professor Paulo Roberto de Castro Villela, explica que a expectativa é que o trabalho seja expandido para a comunidade. “Está acontecendo um projeto piloto na universidade e os resultados já são surpreendentes. Esse é o primeiro trabalho que conseguiu reunir duas empresas juniores da universidade e, provavelmente, o próximo passo será envolver outras. Após fazermos o balanço dos resultados pretendemos expandir a ideia para escolas e depois para a sociedade como um todo”, relata. Villela também explica que a grande sacada é o capital de “granas verdes” acumulado, o qual a pessoa não reúne bens materiais e sim benefícios para o meio ambiente.

Outras informações:

Grana Verde