UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estagios

Você está em: Estagios

..::: TUTORIAL (PASSO-A-PASSO) PARA HOMOLOGAÇÃO DE ESTÁGIOS EM ENGENHARIA ELÉTRICA :::..

 


1️⃣  Certifique-se de que a empresa concedente do estágio é conveniada à UFJF, consultando o link abaixo: 
       https://www2.ufjf.br/estagio/convenios/concedentes-conveniadas/

       Caso a empresa não seja conveniada, siga as orientações que estão no link a seguir para fazer o cadastro da empresa junto à UFJF:
       https://www2.ufjf.br/estagio/convenios/propor-convenio/

 

 

2️⃣  Escolher um(a) professor(a) orientador(a) de estágio, a partir da lista disponibilizada aqui, e entrar em contato imediatamente por e-mail com o(a) professor(a) escolhido(a) para receber dele(a) a concordância para a orientação. É indispensável obter a concordância do professor(a) escolhido.

 

 

3️⃣  O representante da Comissão Orientadora de Estágio (COE) será determinado automaticamente pelo tipo de estágio que será realizado, conforme está descrito abaixo:
        📌 Obrigatório :
               ◾ Todos os cursos:
                        Prof. Daniel de Almeida Fernandes (Presidente da COE)   📧
        📌 Não Obrigatório :
               ◾ Por Curso:
                        ELETRÔNICA:  Prof. Estêvão Coelho Teixeira   📧
                        AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA:  Prof. Exuperry Barros Costa   📧
                        SISTEMAS DE POTÊNCIA:  Prof. Luís Henrique Lopes Lima   
📧
                        TELECOMUNICAÇÕES:  Prof. Thiago Vieira Nogueira Coelho   📧
                        ENERGIA:  Prof. Leonardo Willer de Oliveira   
📧

 

 

4️⃣  Cadastrar o estágio obrigatório ou não obrigatório no SIGA, preenchendo os dados solicitados, para análise e a futura homologação. Caso seja solicitado dentro do SIGA alguma correção nos dados pelo setor de estágios da PROGRAD, faça as correções no próprio SIGA e reenvie os dados para uma nova análise.

 

 

5️⃣  Após liberação no SIGA, baixar em PDF o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e o Plano de Atividades de Estágio (PAE), preencher os documentos e converter em arquivos padrão JPEG com resolução 843 x 1192 pixels. Neste link há um arquivo JPEG,  totalmente em branco e com resolução 843 x 1192 pixels (horizontal x vertical), que pode ser baixado e usado como imagem no tamanho padrão para colar o PAE e o TCE.

 

 

6️⃣  Preencher formulário google de coleta de informações e documentos para posterior abertura de processo de estágio no SEI/UFJF (Sistema Eletrônico de Informações), que solicitará as seguintes informações e documentos:
        ◾  TCE, em formato jpeg, com resolução 843 x 1192 pixels.
        ◾  PAE, em formato jpeg, com resolução 843 x 1192 pixels.
        ◾  Professor(a) Orientador(a) na UFJF.
        ◾  Nome / E-mail supervisor do estágio na concedente (supervisor cadastrado no PAE).
        ◾  Nome / E-mail responsável do estágio na concedente (responsável cadastrado no TCE).
        ◾  Modalidade do estágio: presencial / não-presencial.
        ◾  Tipo de estágio: obrigatório / não-obrigatório.
       ⚠️ O envio das informações acima por e-mail à coordenação ou à COE serão desconsideradas. Utilize SOMENTE o formulário como ferramenta de entrega das informações e documentos.

 

 

7️⃣  No caso exclusivo de estágio Obrigatório, solicitar por e-mail à coordenação do seu curso sua matrícula na disciplina de estágio, informando também o seu número de matrícula.

 

 

📌📌📌  Os três próximos passos estão relacionados ao cadastro de usuários externos no SEI. As orientações sobre este tipo de cadastro estão no link https://www2.ufjf.br/sei/usuarioexterno/. Em caso de dificuldade, fazer contato com usuarioexterno.cat@ufjf.edu.br, WhatsApp (32) 2102-3911 ou endereço de e-mail faleconosco@ufjf.edu.br.

 

8️⃣  Cadastro do discente como usuário externo no SEI como usuário externo.

 

9️⃣  Cadastro do supervisor do estágio no SEI como usuário externo (discente deve avisar ao supervisor na empresa sobre o cadastro).

 

🔟  Cadastro do responsável do estágio no SEI como usuário externo (discente deve avisar ao responsável na empresa sobre o cadastro).

 

 

 

🟢  Concluídos os 10 passos acima, aguardar a liberação do documento para assinatura no SEI, observando as seguintes etapas:

 

◼  Acessar o processo de estágio no SEI pelo link https://sei.ufjf.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=UFJF&sigla_sistema=SEI. Clicar na caneta e digitar a senha do SEI no campo indicado. Após assinar, enviar e-mail informando sua assinatura. Devem assinar também professor(a) orientador(a) e responsável pela empresa concedente do estágio.

 

◼  Aguardar ⏳ o recebimento da mensagem de e-mail do setor de estágios da PROGRAD para os procedimentos finais da homologação do estágio. 

 

◼  Entrar no SEI, clicar sobre o numero do processo, selecionar os documentos “PROGRAD ESTÁGIO 01.1: Termo de Compromisso” e “PROGRAD ESTÁGIO 01.2: Plano de Atividades” e clicar no botão Gerar PDF (localizado na lateral direita superior da tela).

 

◼  Enviar os documentos gerados em PDF por e-mail para a empresa concedente do estágio para dar início ao estágio.

 

 

 

✅  Se você quer todas as informações sobre o Procedimento Operacional Padrão elaborado pela PROGRAD para a Homologação de Estágios na UFJF, clique no link abaixo:
POP-PGD-04.5-Homologação-de-Estágios-1_1.pdf

Veja também: Orientadores de Estágio.