Comunicado sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE)

A Coordenação do Curso de Engenharia Computacional, em virtude das muitas questões levantadas sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) cujo período de aulas se inicia em 21 de setembro, vem esclarecer ao seus alunos que:

1 – Com relação ao PROAE e ao ERE houve, e deve estar gravado, no canal do YouTube da UFJF, um “programa” em que participaram os pró-reitores de Graduação e de Assistência Estudantil. No dia dessa apresentação, eles tiraram uma série de dúvidas sobre ERE e Assistência Estudantil. A sugestão é que os alunos estejam atentos à página da universidade em que esse e outros eventos e informações tem sido divulgados. Sugere-se que os alunos busquem o canal da UFJF e assistam essa “live” para sanar uma série de duvidas sobre esse tema.

2 – A professora Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, Pró-Reitora de Graduação, informou que uma página para divulgação de informações sobre o Ensino Remoto Emergencial já está no ar:

3 – A Coordenação do Curso sugere, com relação a carga horária a ser adotada no ERE, que cada aluno busque reduzi-la . Os motivos para tal são, além do período reduzido (vide Calendário Acadêmico aprovado), a dificuldade dos docentes em preparar um curso de forma remota sem nunca terem feito isso. A questão da presença, verificações, gravações de aulas, familiarização com a plataforma de aulas do Google são outros motivos, além da eventual intermitência de acesso à internet pelos alunos e professores. Isso foi colocado explicitamente na Resolução que aprovou o ERE como sugestão aos alunos.

4 – A maioria das disciplinas será realizada na plataforma do Google, já que o CGCO informou que faltam recursos computacionais para expansão das atividades no Moodle. Todos os docentes e discentes terão um novo e-mail para com esse participar das aulas remotas. Cada professor teve salas de aulas abertas no Google Class, em disciplinas a ele designadas no Plano Departamental elaborado em março de 2020. Os departamentos estão se reunindo para examinar se a oferta de disciplinas segue igual ou quais disciplinas serão retiradas por algum motivo. Esses motivos deverão ser informados às Coordenações para que essas se pronunciem.

5 – No MAC (Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional), devem ser oferecidas todas as disciplinas, exceto Representação Gráfica e Modelagem Geométrica (MAC013). No DCC, existe uma sinalização de que apenas a disciplina Análise Numérica (DCC173) não será oferecida. Deve ser ressaltado que é dado aos alunos o direito de realizar o trancamento de sua matrícula em qualquer instante do período ERE, além de ser permitido, no período de “adaptação”, a inclusão e exclusão de disciplinas.

6 – A sugestão da Coordenação é que leiam constantemente os e-mails, já que são a forma de comunicação oficial da universidade com os alunos, e sempre consultem as páginas do curso e da universidade. As aulas ocorrerão no Google Classroom ou no Moodle, dependendo do que o seu professor optar. No caso do Classroom, o acesso se dá através do seu e-mail institucional (a ser criado e informado ao aluno) . Você pode se logar no SIGA para saber qual é o seu novo e-mail institucional.