História da UFJF

Você está em: Outras Informações > História da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora, criada em 1960 por ato do então Presidente Juscelino Kubitschek, é hoje um pólo acadêmico e cultural de uma região de 2,5 milhões de Visão Panoramica 1habitantes no Sudeste do Estado de Minas Gerais. Ela reúne hoje 19 unidades acadêmicas (com  45 cursos de graduação), além de cursos de Educação Profissional e Média, ministrados por seu Colégio Técnico Universitário e Educação Fundamental, e Média, através do seu Colégio de Aplicação.

A qualidade da graduação da UFJF tem sido atestada pelos processos de avaliação implementados pelo MEC nos últimos anos. O crescimento da graduação, especialmente através das matrículas em cursos noturnos, que triplicaram nos últimos quatro anos, tem sido um dos instrumentos pelos quais a UFJF tem procurado tornar-se mais inclusiva. Além disso, a realização de admissões através de Exames Seriados (PISM: Processo de Ingresso Seletivo Misto) aumentou o número de matrículas de egressos de escolas públicas (invertendo a proporção histórica de 60 a 40% para alunos da rede particular).

Tendo na década de 90 estabelecido a Pós-graduação Stricto Sensu como pauta central de seu desenvolvimento, a UFJF conta atualmente, com 29 Cursos de Mestrado e 14 de Doutorado, todos eles de implantação relativamente recente. Apesar disso, diversas áreas de conhecimento têm conseguido atingir um patamar de qualidade e competir vitoriosamente por recursos de fomento  nos últimos anos.

Algumas ações institucionais têm procurado afirmar a marca da UFJF como Universidade comprometida com o desenvolvimento regional – veja-se o trabalho do CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) nas áreas de incubação de empresas de base tecnológica e de transferência de tecnologia (informática, fármacos, eletrônicos, agronegócios). A instalação no CRITT da Voest Alpine, uma das maiores empresas mundiais em desenvolvimento e produção de equipamentos para siderúrgicas, testemunha a aposta de Universidade em uma relação proveitosa com o setor produtivo.

A par disso, a UFJF tem demonstrado seu interesse nas demandas mais dinâmicas e desafiadoras da transformação social brasileira através de um convênio com o MST (que possibilitou a realização do curso Especializações em Estudos Latino-Americanos, desde o ano 2000). As mudanças na área da geração de emprego e renda pela Universidade têm sido focalizadas através da incubação de 23 cooperativas populares desde 1998, pela sua participação na rede UNITRABALHO e pela montagem de um Observatório do Trabalho. Este órgão fará a análise das condições de trabalho e sua relações em diferentes cadeias produtivas no Estado de Minas.  A Universidade hoje se orgulha da por se caracterizar como uma instituição profundamente democrática e sintonizada com o contexto brasileiro – nisso sem dúvida se constituindo um elemento precioso que oferece à formação de seus discentes.

Encontro de Economia Aplicada

Acessos desde 06/11/2013: 13,489