Programação Completa (Full Program)

Você está em: Outras Informações > Eventos anteriores > II EEA > Programação Completa (Full Program)

Quarta-Feira, 22 de Junho (Wednesday, June 22)

8:00–9:00 – Café da Manhã e Inscrição (Breakfast and Registration)

9:00 – 9:45 – PALESTRANTE (Speaker) #1: Randall Jackson (West Virginia University, USA)

Título (Title): Open Science, Open Source, and Applied Economics

Debatedor (Discussant): Prof. Dr. Fernando Salgueiro Perobelli (PPGE/UFJF)

9:45–11:30 – Sessão 1: Economia Regional (Session 1: Regional Economics)

Presidente da Sessão: Prof. Dr. Admir Antônio Betarelli Júnior (PPGE/UFJF)

Artigo #1 (Paper #2): Pobreza Rural e Dualidade Produtiva no Nordeste Brasileiro

Felipe Pinto da Silva (MAER/UFC), Jair Andrade Araújo (MAER/UFC), Edward Martins Costa (MAER/UFC) e José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (Dirur/Ipea)

Artigo #2 (Paper #2): Wages and Net Fiscal Benefit in a Federation: Evaluating Intergovernmental Grants in Brazilian Municipalities

Ricardo Batista Politi (UFABC) e Enlinson Mattos (EESP – FGV)

Almoço (Lunch): 11:45

13:30 – 14:15 – PALESTRANTE (Speaker) #2: Luis Araújo (FGV-SP)

Título (Title): Credit Relationships in a Monetary Economy

Debatedor (Discussant): Prof. Dr. Gabriel Caldas Montes (UFF)

14:15 – 16:00 – Sessão 2: Macroeconomia Aplicada (Session 2: Applied Macroeconomics)

Presidente da Sessão: Prof. Dr. Marcelo Arbex (University of Windsor, CA)

Artigo #1 (Paper #1): Transparência fiscal, comprometimento do governo e credibilidade fiscal: Uma análise considerando os efeitos da contabilidade criativa no Brasil

Tatiana Acar (UFF)

Artigo #2 (Paper #2): Prevendo a inflação no Brasil com grande conjunto de dados: uma aplicação do modelo de fatores comuns

Cristiano Santos (UFAL), Roberto Tatiwa Ferreira (CAEN/UFC), Ivan Castelar (CAEN/UFC)

Artigo #3 (Paper #3): Comunicação Macroprudencial: Evidências do efeito da comunicação do banco central sobre a estabilidade do sistema financeiro

Claudio Oliveira de Moraes (Bacen e UFF) e Rodolfo Nicolay (UCAM)

16:00 – 16:15 – Coffee Break

16:15 – 17:00 – PALESTRANTE (Speaker) #3: Albert Satorra (University of Pompeu Fabra, Spain)

Título (Title): Linear latent variable models por panel data: overview of models and inferences

Debatedor (Discussant): Prof. Dr. Marcel de Toledo Vieira (PPGE/UFJF)

19:00  – Jantar (Dinner)

Quinta-Feira, 23 de Junho (Thursday, June 23)

8:00 – 8:45 – PALESTRANTE (Speaker) #4 Marcelo Fernandes (FGV-SP)

Título (Title): Price discovery and market microstructure

Debatedor (Discussant): Profª. Drª. Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli (PPGE/UFJF)

8:45–10:30 – Session 3: Microeconomia Aplicada: Finanças e Organização Industrial (Session 3: Applied Microeconomics: Finance and Industrial Organization)

Presidente da Sessão: Profª. Drª. Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli (PPGE/UFJF)

Artigo #1 (Paper #1): Internet diffusion: killing time prevents crime

Ilaria Masiero (PhD Candidate at FGV-EESP)

Artigo #2 (Paper #2): Mobilidade dos Fatores Primários e seus Efeitos sobre o Crescimento Econômico e o Bem-Estar Gerados pelo Crédito Rural nas Regiões Brasileiras

Talita Priscila Pinto (UFV), Erly Cardoso Teixeira (UFV), Ângelo Costa Gurgelc (FVG/SP)

Artigo #3 (Paper #3): The Innovative Aspects Of Bitcoin, Market Microstructure and Returns Volatility: an Approach Using Mgarch

Bruno Ferreira Frascaroli (PPGE/UFPB) e Thiago Carvalho Pinto (PPGE/UFPB)

10:30 – 10:45 – Coffee Break

10:45 – 12:00 – Sessão 4: Economia Social e do Trabalho (Session 4: Labor and Social Economics)

Presidente da Sessão: Dr. Carlos Henrique Leite Corseuil (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA)

Artigo #1 (Paper #1): Impactos do Programa Bolsa Familia no Mercado de Trabalho e na Renda dos Trabalhadores Rurais

Edward Martins Costa (MAER/UFC), Rayssa Alexandre Costa (ESALQ/USP), Francisca Zilania Mariano (CAEN/UFC) e Daniella Medeiros Cavalcante (PIMES/UFPE)

Artigo #2 (Paper #2): Heat Shocks, Child Endowments, and Parental investments

Bladimir Carrillo (UFV), João Lima (UFV) e Juan C. Trujillo (University of York Heslington)

Artigo #3 (Paper #3): New Evidence of the Effect of Body Weight on Labor Market Outcomes in Brazil

Carlos A. Charris (UFV), Bladimir Carrillo (UFV), Pedro Vertino (UFV) e Alexandre B. Coelho (UFV)

Artigo #4 (Paper #4): Secondary vocational education and earnings in Brazil

Marina Aguas (IBGE) e Danielle Carusi Machado (UFF)

12:13 – ALMOÇO (Lunch)

Encontro de Economia Aplicada