UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

SISU / PISM

Você está em: Ingresso > SISU / PISM

 Processos de Ingressos pelo PISM e SiSU

O ingresso através do PISM ou do SiSU é regido por edital específico publicado anualmente pela COPESE – Comissão Permanente de Seleção.

 

Saiba mais sobre o SiSU.

Saiba mais sobre o PISM.

 

Número de Vagas

O curso de Engenharia Elétrica – Energia oferece quarenta e duas (42) vagas declaradas e doze (12) vagas não declaradas, totalizando cinquenta e quatro (54) vagas anuais.

Para inscrever-se para as vagas declaradas, o candidato deve declarar a sua opção pela habilidade pretendida no ato da inscrição para o exame de seleção. Das 42 vagas disponíveis, 70% são destinadas ao SiSU e 30% destinadas ao PISM.

O aluno que optar pelas vagas não declaradas deverá ingressar na Universidade através do Curso de Ciências Exatas e Tecnológicas. Este curso oferece sessenta (60) vagas referentes aos cursos de engenharia elétrica, sendo deste total, doze (12) vagas destinadas ao curso de Engenharia Elétrica – Energia.

Ao ingressar no Curso de Ciências Exatas e Tecnológicas, o aluno deverá cursar três semestres letivos e, ao finalizar um conjunto pré-determinado de disciplinas, será classificado de acordo com o seu índice de rendimento acadêmico (IRA), que é a média das notas obtidas ponderadas pelo número de créditos. Este conjunto pré-determinado é composto pelas seguintes disciplinas, totalizando 42 créditos: Cálculo I (4 créditos), Geometria Analítica e Sistemas Lineares (4 créditos), Algoritmos (4 créditos), Laboratório de Programação (2 créditos), Laboratório de Ciências (4 créditos), Química Fundamental (4 créditos), Cálculo II (4 créditos), Física I (4 créditos), Laboratório de Física I (2 créditos), Laboratório de Química (2 créditos), Cálculo III (4 créditos), Física II (4 créditos). Com o Índice de Rendimento Acadêmico obtido considerando-se estes 42 créditos, o aluno poderá escolher entre os seguintes cursos que terão suas vagas preenchidas prioritariamente pelos alunos com maior IRA:

 

O ingresso via vagas não declaradas tem a vantagem de oferecer ao acadêmico um tempo maior para conhecer as nuances de cada opção de formação e fazer a escolha de forma mais consciente. Ao longo dos três primeiros períodos, o acadêmico recebe informações sobre os cursos disponíveis e acompanhamento do departamento de psicologia para auxiliar a escolha da sua carreira profissional.

Graduação em Engenharia Elétrica – Energia