UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Infraestrutura

Você está em: Curso > Infraestrutura

Infraestrutura Física Atual

A Faculdade de Engenharia possui uma biblioteca setorial onde as principais referências bibliográficas utilizadas nas disciplinas de graduação e pós-graduação são disponibilizadas. Adicionalmente, a Universidade possui uma Biblioteca Central onde são encontradas obras ligadas à engenharia e todas as demais áreas do conhecimento.

No espaço da Faculdade de Engenharia, existem sete (7) auditórios com recursos multimídia de uso compartilhado com os outros cursos da faculdade. Estes auditórios são listados a seguir:

O curso conta com um espaço de trabalho para coordenação de 30 m2. Este espaço apresenta boas condições de arejamento e atendimento ao público e dispõe de computador, impressora multifuncional, mesa de atendimento, mesa de reunião, cadeiras para escritório, internet e telefonia. Na secretaria da coordenação de curso, são realizados os atendimentos aos discentes, sendo que este atendimento é organizado de forma a contemplar no máximo dois alunos simultaneamente.

Esta secretaria conta com dois secretários para auxiliar os coordenadores nos trabalhos internos e no atendimento ao público e seu horário de funcionamento é de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 21:00, de segunda a sexta.

O Curso de Engenharia Elétrica – Energia conta com diversos laboratórios, onde cada um possui um professor coordenador.

Dentro do espaço físico da Faculdade de Engenharia, existem as seguintes estruturas que também completam a formação dos alunos:

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia possui sede própria em uma sala localizada na própria Faculdade de Engenharia e existe uma ampla cantina que funciona nos turnos diurno e noturno.

Dentro do espaço da Faculdade de Engenharia, está o PPEE (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) que possui um prédio próprio de 2.000 m2 e abriga laboratórios da graduação e pós-graduação, gabinetes de professores, auditório, secretaria e possui sistema de controle de acesso baseado em biometria. Tal proximidade permite uma maior integração entre os alunos do Curso de Engenharia Elétrica – Energia e a Pós-Graduação.

Fora do espaço da Faculdade de Engenharia, mas ainda também na quarta plataforma (Setor Tecnológico), encontra-se o CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia). Este centro possui forte interação com a Faculdade de Engenharia oferecendo bolsas para os alunos que desejarem atuar junto às empresas incubadas, junto à administração do centro e, após a formatura, para aqueles que desejarem empreender no próprio negócio. O CRITT tem as seguintes estruturas:

O NEE do CRITT tem o objetivo de assessorar as empresas incubadas e futuros empreendedores no desenvolvimento de novos produtos e, também, disponibilizar equipamentos de última geração. O NEE oferece bolsas e oportunidades de iniciação científica e treinamento profissional a alunos dos Cursos de Engenharia Elétrica.

 

Laboratórios

Os laboratórios didáticos especializados utilizados pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica – Energia situam-se no Instituto de Ciências Exatas, localizado na terceira Plataforma do Campus da UFJF, e na Faculdade de Engenharia.

No Instituto de Ciências Exatas (ICE), os alunos utilizam os seguintes laboratórios:

Para a disciplina Laboratório de Programação, há a disponibilidade de dois laboratórios com cinquenta computadores e 120 m2 cada. Cada aluno tem acesso individual a um computador. Além destes laboratórios, existem dois laboratórios menores, com trinta computadores cada, no prédio antigo do ICE.

As disciplinas práticas de Física são ministradas em quatro laboratórios que têm, no total, capacidade para atender a 100 alunos simultaneamente. O Laboratório I, para as disciplinas Laboratório de Ciências e Laboratório de Física I, cursadas pelos alunos do curso de Energia, tem uma área de 138 m2 e capacidade prevista para 50 alunos.

As disciplinas práticas de Química são ministradas em quatro Laboratórios que têm, no total, capacidade para atender a 100 alunos simultaneamente. O Laboratório I, usado para as disciplinas Laboratório de Ciências e Laboratório de Química, tem uma área de 130 m2 e uma capacidade prevista para 50 alunos.

Na Faculdade de Engenharia, os laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia Elétrica receberam aporte de recursos para comportarem o aumento do número de discentes. Estes laboratórios, já existentes previamente ao REUNI e novos, estão listados na tabela seguinte. Adicionalmente, novos laboratórios foram construídos. Os recursos disponibilizados no âmbito do projeto REUNI foram e estão sendo utilizados prioritariamente para a adequação dos laboratórios do ciclo básico. Outros recursos destinados aos laboratórios estão sendo captados através de Editais das agências de fomento e parcerias com a iniciativa privada.

Tabela – Reestruturação dos Laboratórios

Nome do Laboratório

Área (m2)

Automação Industrial

200

Controle

120

Eficiência Energética

60

Conversão Eletromecânica de Energia

120

Eletrônica Básica

100

Sistemas Digitais e Microprocessadores

70

Projetos Eletrônicos

70

Circuitos Elétricos

Existente

Medidas Elétricas

Existente

Máquinas Elétricas

Existente

Telecomunicações

100

Computação

Existente + 100

 

Foram adquiridos ainda no ano de 2012 vários equipamentos de medidas e kits educacionais para os laboratórios.

Além dos laboratórios listados na tabela anterior, a Faculdade de Engenharia dispõe dos seguintes laboratórios:

 

Os laboratórios a seguir atendem aos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica:

O LEENER conta atualmente com quatro ambientes incluindo sala de aula, estudo e pesquisa, desenvolvimento e almoxarifado, somando aproximadamente 165 m2, com 18 estações de trabalho ativas.

O LABSPOT possui duas unidades. A primeira está localizada no prédio do PPEE e é composta por três salas e 40 estações de trabalho. A segunda unidade situa-se na sala 4176 do novo prédio da unidade.

 

Salas de Aula

 Nos quatro primeiros períodos do curso de Engenharia Elétrica – Energia, os alunos utilizam, predominantemente, as salas de aula do Instituto de Ciências Exatas (terceira Plataforma do Campus da UFJF), onde cursam as disciplinas teóricas e práticas dos Departamentos de Matemática, Física, Química, Estatística e Ciências da Computação.

A partir do quinto período do curso de Energia, os alunos passam a cursar disciplinas ministradas na Faculdade de Engenharia, no prédio denominado Engenheiro Itamar Franco, inaugurado no ano de 2011 e localizado na quarta plataforma do Campus Universitário. As aulas são ministradas nos períodos diurno e noturno. As salas de aula têm aproximadamente 90 m2 e capacidade para 70 alunos. As 70 cadeiras universitárias de cada sala estão distribuídas em 7 fileiras em nível de 10 cadeiras cada.

Mais especificamente, os professores dos cursos de Engenharia Elétrica utilizam as salas de números: 5101, 5102, 5109, 5110, 5133, 5134, 5201, 5202, 5205, 5214, 5218, todas situadas no prédio Engenheiro Itamar Franco.

Todas as salas do prédio Engenheiro Itamar Franco listadas anteriormente são equipadas com computador e projetor multimídia para utilização pelos professores durante as aulas. Além dos equipamentos anteriores, as salas de aula contam com quadro, ventiladores, cadeiras universitárias e mesa para o professor, numa estrutura arejada adequada para as atividades de ensino. A maioria das salas possui tablado. As portas de acesso às salas têm abertura para fora, em conformidade com os requisitos de segurança para ambientes de acesso público.

Os sete auditórios da Faculdade de Engenharia, listados no Item 4.1 deste Projeto Pedagógico, contam com recursos multimídia de uso compartilhado entre os cursos da faculdade e também comportam aulas regulares ou eventuais de acordo com a demanda e necessidades especiais.

Graduação em Engenharia Elétrica – Energia