UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Número de Vagas

Você está em: Ingresso > Número de Vagas

O curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos oferece quarenta e duas (42) vagas declaradas e doze (12) vagas não declaradas, totalizando cinquenta e quatro (54) vagas anuais.

 

Para se inscrever para as vagas declaradas, o candidato deve declarar a sua opção pela habilidade pretendida no ato da inscrição para o exame de seleção. Ver PISM SISU.

 

O aluno que optar pelas vagas não declaradas deverá ingressar na Universidade através do Curso de Ciências Exatas e Tecnológicas. Este curso oferece sessenta (60) vagas referentes aos cursos de engenharia elétrica, sendo deste total, doze (12) vagas destinadas ao curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos.

 

Ao ingressar no Curso de Ciências Exatas e Tecnológicas, o aluno deverá cursar três semestres letivos e, ao finalizar um conjunto pré-determinado de disciplinas, será classificado de acordo com o seu índice de rendimento acadêmico (IRA), que é a média das notas obtidas ponderadas pelo número de créditos. Este conjunto pré-determinado é composto pelas seguintes disciplinas, totalizando 42 créditos: Cálculo I (4 créditos), Geometria Analítica e Sistemas Lineares (4 créditos), Algoritmos (4 créditos), Laboratório de Programação (2 créditos), Laboratório de Ciências (4 créditos), Química Fundamental (4 créditos), Cálculo II (4 créditos), Física I (4 créditos), Laboratório de Física I (2 créditos), Laboratório de Química (2 créditos), Cálculo III (4 créditos), Física II (4 créditos). Com o Índice de Rendimento Acadêmico obtido considerando-se estes 42 créditos, o aluno poderá escolher entre os seguintes cursos que terão suas vagas preenchidas prioritariamente pelos alunos com maior IRA: Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Estatística, Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Aplicada, Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada, Bacharelado em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Engenharia Computacional, Engenharia Elétrica –Sistemas Eletrônicos (12 vagas), Engenharia Elétrica –Energia (12 vagas), Engenharia Elétrica –Robótica e Automação Industrial (12 vagas), Engenharia Elétrica –Sistemas de Potência (12 vagas), Engenharia Elétrica –Telecomunicações (12 vagas).

 

Cada disciplina que terá sua nota contabilizada no IRA do aluno que o permitirá a escolher o curso que deseja ingressar terá um coordenador pedagógico próprio. Com isto todos os alunos do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas serão avaliados por provas idênticas e suas provas serão corrigidas pela mesma banca examinadora. Isto garantirá condições para a avaliação dos alunos. O ingresso via vagas não declaradas tem a vantagem de oferecer ao acadêmico um tempo maior para conhecer as nuances de cada opção de formação e fazer a escolha de forma mais consciente. Ao longo dos três primeiros períodos, o acadêmico recebe informações sobre os cursos disponíveis e acompanhamento para auxiliar a escolha da sua carreira profissional.

Graduação em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos