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Projeto Pedagógico do Curso

O documento a seguir descreve o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tendo em vista as mudanças observadas no cenário tecnológico e nas oportunidades de trabalho para o engenheiro eletricista com enfoque em eletrônica nos últimos anos.

 

Durante o processo de construção deste documento, a Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos e os Departamentos de Circuitos Elétricos e de Energia Elétrica têm exercido atividades para garantir a pluralidade de idéias e visões sobre as necessidades do mercado de mão-de-obra. Outro fator considerado diz respeito à responsabilidade sócio-ambiental, objetivando-se construir um projeto pedagógico moderno, representativo, coerente e fundamentado, a fim de garantir a qualidade da formação dos egressos do Curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos da UFJF.

 

O Curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos conta com dois currículos ativos (12010 e 12023).

Para os ingressantes no curso a partir do primeiro semestre de 2023, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é encontrado em PPC DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA – SISTEMAS ELETRÔNICOS – Currículo 12023 (NOVO) (formato.pdf, 2.3 MB)

(PPC aprovado em 23 de dezembro de 2023 na Resolução 131/2022 do CONGRAD).

Para os ingressantes no curso antes do primeiro semestre de 2023, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é encontrado em PPC DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA – SISTEMAS ELETRÔNICOS – Currículo 12010. (formato.pdf, 1.794 KB)

 (PPC aprovado em dezembro de 2013 na Resolução 113/2013 do Conselho Setorial de Graduação – CONGRAD).

Além das atualizações curriculares devido à constante atualização científica e tecnológica, o novo PPC contempla as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia, conforme Resolução No. 2 de 24 de abril de 2019 da Câmara de Educação Superior / Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), além de inserir a extensão como componente curricular, conforme Resolução No. No 7 de 18 de dezembro de 2018 da CES/CNE.