UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Biblioteca

Você está em: UFJF > Biblioteca

O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da Universidade Federal de Juiz de Fora gerencia 13 bibliotecas na Instituição: a Biblioteca Central Universitária e 12 bibliotecas setoriais nas unidades acadêmicas.

O acervo do CDC é formado por várias coleções, abrangendo áreas de Ciências Sociais, Humanas, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes. Todas as obras podem ser pesquisadas pela Internet através do Catálogo on-line.

SOBRE O ACESSO

Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos não precisa de documento. O acesso e consulta são livres a qualquer pessoa, excetuando as bibliotecas da Faculdade de Engenharia, Serviço Social e Administração e Ciências Contábeis que possuem acervos restritos. Nestas, para ir até as estantes é preciso acompanhamento de um funcionário.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Cada biblioteca possui um horário diferenciado, consulte no link: www.ufjf.br/biblioteca/bibliotecas-setoriais/

Há três bibliotecas fora do Campus UFJF: A biblioteca do Colégio de Aplicação João XXIII, a do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM) e a do Instituto Itamar Franco. Estas duas últimas são apenas para consulta local. O Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM) fica localizado na Rua Benjamim Constant 790, Centro, telefone: 3229-7653. O Colégio João XXIII fica na Rua Visconde de Mauá, 300 Bairro Santa Helena.

ACERVO

O acervo da UFJF é bastante diversificado, contendo livros, revistas, dissertações, teses, monografias, publicações avulsas (anais de eventos), CDs. Todas as áreas do conhecimento são contempladas.

EMPRÉSTIMO

Para fazer um empréstimo, o Professor, aluno ou servidor da UFJF deve comparecer ao Restaurante Universitário (RU) do Campus no horário de 09:00 às 18:00 de segunda a sexta, ou de 10:00 às 13:00 aos sábados para solicitar a carteirinha para as bibliotecas e o RU. Se for pertencente à comunidade em geral, deve-se ir a Biblioteca Universitária levando comprovante de residência e (documento de identidade) foto atual para fazer o cadastro. A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo é: Professores até 6 materiais por 30 dias corridos. Alunos e funcionários: até 6 materiais por (14) 15 dias corridos.

Empréstimos dos materiais que só possuem 1 exemplar é permitido só no recinto ou no final de semana. O empréstimo recinto é permitido nas dependências da biblioteca. O de fim de semana é emprestado 2 horas antes da biblioteca fechar e deve ser devolvido no próximo dia útil até às 10:00. Devolução atrasada gera multa por dia corrido e por exemplar.

Caso acontecer perda do material ou a pessoa seja assaltada deve se comunicar imediatamente à biblioteca via telefone ou e-mail (2102-3767 ou atendimento.cdc@ufjf.edu.br) e procurar a Gerência de Atendimento na Biblioteca Universitária.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A biblioteca oferece orientação à pesquisa local, empréstimo do acervo, treinamentos de turmas e grupos de pesquisa no Portal de Periódicos Capes e outras bases científicas, comutação bibliográfica (COMUT), Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), Normalização e Elaboração de Ficha Catalográfica. COMUT e SCAD são serviços de obtenção de cópia de partes de documentos (artigos, livros, teses). As bibliotecas da UFJF participam dos dois sistemas e, caso o usuário precise, é possível conseguir um artigo que esteja na biblioteca de alguma outra Instituição de Ensino registrada. O serviço cobrado é próximo ao valor de uma cópia comum.

Os serviços são disponíveis na Biblioteca Universitária no link: http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos/bdtd/

NORMALIZAÇÃO

Os trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses devem seguir formatação determinada pela ABNT. A orientação sobre a correta normalização pode ser agendada pelo telefone (32) 2102-3751 ou por e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.

FICHA CATALOGRÁFICA

É uma formalidade que deve constar nos trabalhos acadêmicos, conforme orienta a ABNT. Para solicitá-la acesse: http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos/ficha-catalografica/

 

FACULDADE DE ENGENHARIA / ICE – BIBLIOTECA DO ICE

Site: Biblioteca do ICE

Blog de Notícias: Avisos Biblioteca do ICE

 

FONTES ELETRÔNICAS

A UFJF possui acesso a vários portais com acesso virtual a livros, periódicos, revistas, artigos, publicações em eventos e normas Brasileiras em diversas áreas da Engenharia Elétrica. O acesso às bases pode ser feito desde qualquer computador dentro da UFJF, e através do SIGA em qualquer lugar fora da UFJF. Algumas das bases disponíveis são:

 

Periódicos CAPES: É uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Para acessar desde a sua residência seguir os passos indicados: http://www.ufjf.br/cgco/capes/configuracao-firefox/.

ABNT Coleção: Associação Brasileira de Normas Técnicas com acesso a todas as normas. Para ingressar: empresa – ufjf, usuário – ufjf, senha – ufjf. Utilize o Internet Explorer como navegador para a visualização das normas ABNT.

Biblioteca Virtual 3.0 Pearson: Disponibiliza livros-texto em português no formato digital, colaborando com os parceiros: editoras Artmed, Manole, Contexto, IBPEX, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática e Scipione. São mais de 1.400 títulos nas mais diversas áreas, como administração, marketing, engenharia, economia, direito, letras, história, geografia, jornalismo, computação, educação, medicina, enfermagem, psicologia, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras.

vLex: Informação jurídica, legislação, jurisprudência, livros e revistas, modelos e formulários.

JSTOR: Portal multidisciplinar com acesso a livros, jornais e fontes primárias de documentação científica.

IEEE E-books: Portal da IEEE com acesso a grande quantidade de livros das Editoras Wiley-IEEE e MIT.

 

A informação sobre as bases disponíveis está no link http://issuu.com/ufjfbibliotecas.

 

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

ABNT Coleção: não permite.

Biblioteca Virtual 3.0 Pearson: não permite.

Atheneu: sim é permitido.

Vlex: sim é permitido.

JSTOR: sim é permitido.

IEEE E-books: sim é permitido

 

Para imprimir os e-books

ABNT : solicite a impressão das normas no Balcão de Atendimento da Biblioteca Universitária. O custo é de R$ 0,82 por folha.

Biblioteca Virtual 3.0 Pearson: a quantidade de páginas autorizadas para impressão e os valores  são informados diretamente no site, no momento da pesquisa.

Atheneu, Vlex, JSTOR: permite a impressão pelo próprio usuário sem custos.

 

DOAÇÃO DE LIVROS À BIBLIOTECA

Baixe o formulário (clique aqui),  liste os livros e encaminhe o formulário preenchido para o e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br. Após análise dos títulos você receberá uma resposta informando se há interesse ou não por parte da biblioteca pela possível doação.

Graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação