UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Currículo do Curso

Você está em: Curso > Currículo do Curso

Na UFJF, temos dois cursos de Robótica e Automação Industrial, o 65I e o 69B. O 65I é proveniente do curso Bacharelado em Ciências Exatas que faz opção de segundo ciclo para a Engenharia Elétrica com Habilitação em Robótica e Automação Industrial. O 69B é a entrada direta no curso de Engenharia Elétrica com Habilitação em Robótica e Automação Industrial. Em termos de currículo, ambos são idênticos.

O currículo do curso segue a seguinte Grade Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial e as disciplinas equivalentes, bem como os pré-requisitos de cada disciplina estão disponíveis na Grade de Equivalências e Pré-Requisitos.

Durante cada um dos semestres, os alunos deverão fazer atividades para progredir no curso.

 

Para se formar, cada aluno deverá cumprir 5 atividades curriculares mínimas:

A seguir uma descrição de cada atividade.

 

Disciplinas Obrigatórias e Eletivas:

São disciplinas da Engenharia Elétrica e alguns outros cursos correlatos que servem de formação básica para o Engenheiro Eletricista na habilitação de Robótica e Automação Industrial. Para verificar as disciplinas obrigatórias e eletivas de cada semestre verifique no link Grade Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial. Para melhor visualização na forma de diagrama de blocos no link Diagrama Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial

Algumas disciplinas dependem de conhecimentos prévios, e por isso, possuem pré-requisitos. Um aluno não pode se matricular em uma determinada disciplina se não tiver cumprido todos os seus pré-requisitos. Também existem disciplinas de conteúdos bastante semelhantes, de modo que podem ser consideradas equivalentes. Para verificar as equivalências e pré-requisitos de cada disciplina, acesse Grade de Equivalências e Pré-Requisitos.

 

Atividades Complementares:

Além das disciplinas obrigatórias e eletivas, os alunos devem participar de atividades complementares, à fim de desenvolverem um conhecimento abrangente.

Quais são as atividades complementares? Estas estão descritas no Anexo I do RAG da UFJF (penúltima página). Além das atividades descritas, também são consideradas atividades complementares as disciplinas eletivas.

Exemplo: “Professor, já fiz 6 créditos em disciplinas eletivas. Se eu fizer mais 4 créditos em eletivas resolvo a situação dos créditos em atividades complementares?”. Com certeza!

 

Estágio Obrigatório:

Para garantir sua formação, os alunos são obrigados a fazer 160 horas em estágio. Existem dois tipos de estágios que o aluno pode desenvolver, o estágio obrigatório e o não-obrigatório.

Para que o estágio seja considerado obrigatório, essencial para a formatura, o aluno deverá ter cumprido, no mínimo, 2520 horas (168 créditos) entre disciplinas obrigatórias e eletivas do curso. Se o aluno fizer o estágio antes disso, ele será considerado não-obrigatório e poderá ser aproveitado como atividade complementar.

 

Trabalho de Final de Curso:

O TFC deverá ser desenvolvido sob a orientação de um professor do curso de Engenharia Elétrica. Para que o aluno possa fazê-lo, deverá ter cumprido, no mínimo, 2370 horas (158 créditos) entre disciplinas obrigatórias e eletivas do curso.

Se o professor orientador for do Departamento de Energia Elétrica, o aluno deverá se matricular em ENE064. Se o professor orientador for do Departamento de Circuitos Elétricos, o aluno deverá se matricular em CEL046. Ambas as disciplinas são equivalentes entre si.

Graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação