UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Intercâmbio

Você está em: Aluno > Oportunidades > Intercâmbio

Ciência Sem Fronteiras

Lançado pelo Governo Federal sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). O objetivo do programa é aprimorar o conhecimento científico dos estudantes brasileiros em áreas prioritárias, através do intercâmbio com instituições que possuam sistemas educacionais competitivos nos campos da tecnologia e inovação, além de promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros.

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home

 

Para maiores informações sobre intercâmbio acesse o site da Secretaria de Relações Internacionais.

 

Passos a seguir para solicitar Regime Acadêmico Especial

 

***Alunos que estão viajando ou vão viajar ao estrangeiro para participar de programas de Intercâmbio devem no começo de cada período se matricular na disciplina IAE001 INTERCÂMBIO ACADÊMICO NO EXTERIOR (ou IAE002, ou IAE003). A disciplina não adiciona créditos, e foi criada para manter um registro daqueles que viajam por intercâmbio acadêmico, para manter o vínculo do aluno com o SIGA e facilitar a impressão de documentos da Universidade.***

 

Os alunos em Intercâmbio Internacional podem precisar viajar no meio de um período letivo, o que pode significar reprovar as disciplinas nas que estão matriculados. Para evitar isto o novo Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) da UFJF regulamenta no Capítulo XI o Regime Acadêmico Especial:

Novo Regulamento Acadêmico da Graduação

Para solicitar o Regime Acadêmico Especial o aluno deve seguir os seguintes passos:

1. Ler com cuidado o Capítulo XI do novo RAG e verificar se encontra-se apto para esse regime;

2. Verificar quais das disciplinas que está cursando podem ser definidas em Regime Acadêmico Especial (disiplinas práticas não podem ser solicitadas);

2. Descarregar e imprimir por cada uma das disciplinas em conflito o Formulário de Regime Acadêmico Especial. Preencher e levar a cada um dos docentes que ministram aquelas disciplinas para obter o aceite e a assinatura deles. Uma vez preenchidos e assinados entregar os formulários na Sala da Coordenação junto com comprovantes da data de ida (passagens de avião originais junto com a cópia xerox), autenticar e anexar ao processo. Apresentar também uma cópia do contrato assinado do aluno com o Programa Ciência sem Fronteiras, descrevendo o programa de Intercâmbio.

3. Se o aluno estiver já no estrangeiro participando de um programa de Intercâmbio pode preencher e assinar o formulário, escanear e enviar em arquivo pdf ao email da Coordenação (coord.automacao@engenharia.ufjf.br).

 

Secretaria de Relações Internacionais

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) é o setor responsável pela internacionalização da UFJF.

The International Relations Office (SRI) is the sector responsible for internationalization of the UFJF

A SRI da UFJF tem como objetivo central a elaboração e execução de políticas de cooperação internacional, consolidando as estratégias para o crescimento institucional e fomentando a qualificação das atividades acadêmicas de âmbito internacional. 

The sector has as its central objective elaboration and execution programs of foreign cooperation  policy, consolidating strategies for institutional growth and promote the high quality of the academic activites in international range. 

 

Convênios

São instrumentos jurídicos que viabilizam parcerias com instituições estrangeiras, objetivando a cooperação acadêmica, científica e cultural. Os convênios permitem ao estudante brasileiro:

A UFJF, em troca, recebe alunos estrangeiros, nas mesmas condições.

 

Graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação