UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Matrícula

Você está em: Aluno > Matrícula

ORIENTAÇÕES PARA A MATRICULA

Leia com atenção:

* A matrícula é feita pelos próprios alunos antes do início de cada semestre letivo, por meio do SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), usando qualquer computador ligado à internet.

* É importante acompanhar o calendário acadêmico e verificar constantemente sua situação.

* Procure fazer todo o procedimento  no SIGA e, somente se não conseguir com as orientações listadas, procure o Coordenação do Curso na data indicada no calendário acadêmico.

* A maneira de conferir se a matrícula em uma determinada disciplina teve sucesso, é se esta aparecer no seu horário.

* Se a disciplina não aparece nas opções de matrícula, coloque o código dela e a turma no espaço de “Disciplina opcional”. Se aparecer na sua matricula “sem reserva”, “excedente”, etc. você não conseguiu a vaga. Dessa forma você precisará utilizar as listas de reajustes para solicitar matrícula.

* A prioridade de matrículas, de acordo com o RAG: “§ 3° – As matrículas previstas no inciso III obedecerão, pela ordem, à prioridade dos alunos: a) não repetentes; b) reprovados por aproveitamento, ou, que tenham trancado a disciplina; c) reprovados por infrequência.”. Dessa forma, evite ser reprovado por infrequência. Caso não seja possível frequentar uma disciplina, prefira desmatricular-se a não atendê-la.

* Caso você tente se matricular e aparecer uma mensagem de erro tente novamente ou mais tarde, pode estar ocorrendo uma sobrecarga no sistema.

* Mesmo os alunos periodizados, caso queiram encaixar mais alguma disciplina, devem verificar as regras do RAG. Caso seja encontrado algum caso de desobediência às normas, a matrícula indevida será anulada.

* Antes de se matricular em disciplinas de outros cursos (opcionais) procure informações sobre o conteúdo, professores, e avalie se vai acrescentar na sua formação. Alguns alunos abandonam essas disciplinas após descobrir que não era o que eles queriam.

 

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DA MATRÍCULA

PRIMEIRA ETAPA – Matrícula pelos Acadêmicos: cada aluno escolhe as disciplinas em que deseja matricular-se, acessando sua conta no SIGA.

SEGUNDA ETAPA – Primeira Análise de Matrícula pelo CGCO: os pedidos de matrícula solicitados pelos alunos na Primeir Etapa são analisados pelo CGCO. O resultado é divulgado para os alunos, bastando acessar sua conta no SIGA. Esta análise é totalmente automatizada e nela são verificadas coincidências de horários entre disciplinas, falta de pré-requisitos, limite máximo de créditos, etc. As matrículas conseguidas são definitivas, exceto se o aluno fizer alguma alteração nas etapas seguintes.

TERCEIRA ETAPA – Ajustes de Matrícula pelos Acadêmicos: os alunos podem ajustar as suas respectivas matrículas, em função dos resultados da primeira análise apresentados no SIGA .

QUARTA ETAPA – Segunda Análise de Matrícula pelo SIGA: é feita uma nova análise das matrículas solicitadas pelo SIGA, com base nos ajustes feitos pelos alunos na terceira etapa.

QUINTA ETAPA – Ajuste pelos Coordenadores: os coordenadores fazem os ajustes nas matrículas dos alunos.

SEXTA ETAPA – Matrícula em Disciplinas com Vagas Ociosas (Cestão): as vagas que ainda sobraram podem ser utilizadas pelo coordenador de qualquer curso. Estas matrículas são solicitadas ao coordenador do curso através de formulário próprio.

SÉTIMA ETAPA – Ajustes Finais de Matrícula: os coordenadores fazem os últimos ajustes nas matrículas dos alunos.

 

PROJETO DE UNIVERSALIZAÇÃO

O projeto de Universalização visa a oferta de cursos de Língua Estrangeira Instrumental e de Universalização de Informática para alunos da UFJF.

Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras ( P.U.) (LINK)

Tem como objetivo oferecer competência de leitura em língua estrangeira, como Línguas Espanhola, Francesa, Inglesa e Italiana.

Para mais detalhes, acesse  Curso de Idiomas no menu principal.

Universalização da Informática (P.U.I.) (LINK)

Proporciona a capacitação em diversas ferramentas computacionais.

Veja mais informações em Curso de Informática no menu principal.

Graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação