Você está em: Trabalhos Publicados
RAMOS, M. R. N. ; AUAD, Daniela. Por uma leitura feminista da Educação Infantil com vistas à democracia. CADERNOS DE GÊNERO E TECNOLOGIA (CEFET/PR), v. 1, p. 394-407, 2021.
AUAD, DANIELA; ROSENO, CAMILA DOS PASSOS . Professoras, feministas e lésbicas: Um continuum de saberes na educação básica / Teachers, feminists and lesbians: A continuum of knowledge in basic education. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 64209-64231, 2021.
AUAD, DANIELA; LOPES, S. F. P. ; LAHNI, CLÁUDIA REGINA . LÉSBICAS E BISSEXUAIS EM NARRATIVAS ADOLESCENTES: UM OLHAR FEMINISTA SOBRE PRODUÇÕES SERIADAS PARA TV E INTERNET. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. especial, p. 230-252, 2020.
ABREU, L. O. ; SILVA, A. L. G. ; AUAD, DANIELA . ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL NO TERRITÓRIO ESCOLAR: cartografias iniciais. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v. 13, p. 34-47, 2020.
MARTINS, LUISA BITENCOURT ; AUAD, DANIELA. Lésbicas na academia: visibilidades relâmpago, transparente e palpável. REVISTA INTERTERRITÓRIOS, v. 6, p. 105-130, 2020.
AUAD, DANIELA; MARTINS, L. B. . LÉSBICAS E ENSINO SUPERIOR: ENTRE O SILÊNCIO E A FALA. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 1, p. 26-51, 2020.
LAHNI, Cláudia Regina; AUAD, Daniela. Não é mole não, ser feminista, professora e sapatão: Apontamentos de uma história a partir do espaço das lésbicas e da lesbianidade na produção de conhecimento sobre mídia. Anos 90, Porto Alegre, v. 26 – e2019301 – 2019.
ROSENO, Camila dos Passos; AUAD, Daniela. FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 35, p. 273-292, out. 2019.
AUAD, Daniela; RAMOS, Maria Rita Neves. Gênero na Educação Infantil: (Des)Caminhos de uma Política Pública Não Consolidada. Revista de Ciências Humanas da URI-FW (online), v.19, n. 01, 2018.
AUAD, Daniela; CORSINO, L. N. . Interseccionalidades, Consubstancialidades e Educação: a Educação Física Escolar como boa seara para debater relações de gênero e feminismos. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 26, p. 01-13, 2018.
LAHNI, Cláudia Regina; MOREIRA, S. V. . A disciplina Comunicação Comunitária em artigos de revistas acadêmicas: formação para a cidadania e possibilidades em ensino e pesquisa. Eptic (UFS), v. 18, p. 185-196, 2016.
Denise Silva e Cláudia Regina Lahni. Toda forma de amor: publicidade, consumo e cidadania. In: Revista Passagens, v. 6, p. 146-164, 2015.
Daniela Auad e Raquel Borges Salvador. Políticas Públicas e Coeducação: o desafio da democratização a partir das relações de gênero em uma perspectiva feminista. Org & Demo (Unesp. Marília), v. 1, p. 1-22, 2015.
Luciano Nascimento Corsino e Daniela Auad. Relações raciais e de gênero: a educação física escolar na perspectiva da alquimia das categorias sociais. Educação (Rio Claro. Online), v. 1, p. 57-75, 2014.
Cláudia Regina Lahni. Reflexões iniciais sobre Comunicação Comunitária, formação de jornalistas e cidadania, a partir de artigos na Intercom e na Compós. Razón y Palabra, 2014.
Daniela Auad e Cláudia Regina Lahni. Cidadania Democrática e homossexualidades: comunicação no combate à violência contra as mulheres lésbicas. Emblemas (UFG. Catalão), 2014.
Cláudia Regina Lahni e Aline Maia. Ensino de Jornalismo e Cidadania: Reflexões sobre uma Disciplina Prática. Comum (FACHA), 2013.
Marcos Cláudio Signorelli, Daniela Auad e Pedro Paulo Pereira. Violência Doméstica Contra Mulheres e a Atuação Profissional na Atenção Primária à Saúde: Um Estudo Etnográfico em Matinhos, Paraná, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), 2012.
Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda (Org.). Comunicação para a Cidadania: objetos, conceitos e perspectivas. São Paulo: Intercom, 2013. v. 1. 290p .
Luciano Nascimento Corsino e Daniela Auad. O Professor e a Professora diante das Relações de Gênero na Educação Física Escolar. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1. 100p.
Cláudia Regina Lahni e Ignacio Godinho Delgado (Org.) ; ROCHA, Enilce Albergaria (Org.) ; MENEGAT, Elizete M. (Org.) ; ANDRADE, Danubia (Org.) . Culturas e diásporas africanas. Juiz de Fora: UFJF, 2009. v. 1. 182p.
Cláudia Regina Lahni e Marta de Araújo Pinheiro (Org.). Sociedade e comunicação: perspectivas contemporâneas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. v. 1. 216p.
CURADO, J. (Org.) ; AUAD, Daniela (Org.) . Gênero e Políticas Públicas: avanços e desafios. 1. ed. Campo Grande (MS): Universidade Católica Dom Bosco / Secretaria Nacional de Políticas para as Mullheres, 2008. v. 1. 240p.
Daniela Auad. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2006. 100p.
Daniela Auad. Relações de Gênero nas Práticas Escolares: da escola mista ao ideal de co-educação. São Paulo: FEUSP, 2004.
Daniela Auad. Feminismo: que história é essa?. 1 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. v. 1. 106p.
AUAD, Daniela; FARIA, N. (Org.) ; NOBRE, M. (Org.) ; CARVALHO, M. (Org.) . Caderno Educação e Gênero. São Paulo: SempreViva Organização Feminista, 1999. v. 1. 76p.
LAHNI, CLÁUDIA REGINA ; AUAD, DANIELA . Lésbicas na Mídia: presenças e ausências em trabalhos de eventos acadêmicos. In: Maior, Paulo Souto; Silva, Fábio Ronald da. (Org.). Páginas de Transgressão: a imprensa gay no Brasil.. 1ed.Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2021, v. 1, p. 49-74
PERUZZO, Cicilia M. K. ; MIANI, R. A. ; SILVA, D. T. ; LAHNI, Cláudia Regina ; SALDANHA, P. G. ; BASTOS, P.N. ; SILVA, Suelen de Aguiar . Comunicação para a Cidadania em tempos de Covid-19. In: Nair Prata; Sônia Jaconi; Genio Nascimento. (Org.). Desafios da comunicação em tempo de pandemia: um mundo e muitas vozes. 1ed.São Paulo: Intercom, 2020, v. 1, p. 374-400.
LAHNI, Cláudia Regina; AUAD, Daniela. As Lésbicas tem espaço no Jornalismo? Presenças e Ausências Lesbianas na Comunicação. In: Soares, Mayana Rocha, Brandão, Simone; Faria, Thaís. (Org.). Lesbianidades Plurais: Abordagens e Epistemologias Sapatonas. 1ed.Salvador: Devires, 2019, v. 1, p. 117-128.
LAHNI, Claudia Regina; AUAD, Daniela. Jornalismo sindical, local, relações de gênero e cidadania: um estudo sobre a cobertura das eleições gerais de 2010, no Brasil, e seus reflexos no impeachment em 2016. In: Leonel Aguiar, Marcos Paulo da Silva e Monica Martinez. (Org.). Desigualdades, Relações de Gênero e Estudos de Jornalismo. 1ed.São Paulo: Life Editora, 2018, v. 1, p. 294-313.
AUAD, Daniela; BICHARA, F. . Diversidade e Gênero na Formação Docente: das potentes intersecções das categorias sociais aos equívocos do slogan. In: Lindamir Salete Casagrande Nanci Stancki da Luz. (Org.). Entrelaçando gênero e diversidade: enforques para a educação. 1ed. Curitiba: UTFPR, 2017, v. 1, p. 103-134.
LAHNI, Cláudia Regina; MOREIRA, S. V. . Educación, Comunicación y Relaciones de Género: reflexiones por un medio de comunicación que contribuya a la igualdad en Brasil. In: Martín Oller Alonso; Mª Cruz Tornay Márquez. (Org.). Comunicación, Periodismo y Género. Una Mirada Desde Iberoamérica. 1ed.Sevilla: Egregius Ediciones, 2016, v. 1, p. 251-276.
LAHNI, Cláudia Regina. A escola falhou se o aluno acha que menina é inferior, diz pesquisadora. E os cursos de Jornalismo, também falharam. In: Antonio Carlos Sardinha; Adriana Tenório; Marcos Vinicius de Freitas Reis. (Org.). Diversidade e o Campo da Educação: (re) leituras e abordagens contemporâneas. 1ed.Macapá: UNIFAP, 2016, v. 1, p. 108-121.
Daniela Auad e Luciano Nascimento Corsino. Interseccionalidades e Educação Física Escolar: alguns apontamentos. In: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: subsídios para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 1-142.2.
Luciano Nascimento Corsino e Daniela Auad . EU GOSTO DE FUTEBOL, MAS OS MENINOS NÃO ME DEIXAM JOGAR!: a educação física como campo de intervenção em conflitos e resistências na escola. In: Educação física escolar e perspectivas de intervenção. Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 1-192.
MOREIRA, S. V. ; LAHNI, C. R. . Brasil e Argentina: Rádios comunitárias, leis e Comunicação para a Cidadania. In: CIMADEVILLA, G.; HAUSSEN, D. F.; DEMARCHI, P.. (Org.). Molinos digitales: Una usina de investigación en Comunicación para el diálogo Argentina-Brasil. 1ed. Río Cuarto, Córdoba, Argentina: UniRío, 2015, v. 1, p. 265-281.
Cláudia Regina Lahni. Rádios autorizadas como comunitárias: gestão, práticas e conceitos. In: Indústria da comunicação no Brasil: dinâmicas da academia e do mercado. Rio de Janeiro; São Paulo: UERJ; Intercom, 2015, v. 1, p. 221-238.
Cláudia Regina Lahni. Ensino de Comunicação Comunitária em prol da cidadania. In: Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015: comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: ECA-USP, 2015, v. 1, p. 1167-1177.
Daniela Auad. Igualdade de Gênero e Co-educação: reflexões necessárias para a construção da democracia. In: Diversidade e educação: intersecções entre corpo, gênero e sexualidade, raça e etnia. Matinhos: UFPR, 2014, v. 1, p. 31-48.
Cláudia Regina Lahni e Daniela Auad . Relações de Gênero e Exercício de Direitos: o que contam os trabalhos do Comunicação para a Cidadania no ano de 2005. In: Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas. São Paulo: INTERCOM, 2013, p. 111-129.
Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Do que é feito o Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania. In: Comunicação para a Cidadania: objetos, conceitos e perspectivas. São Paulo: Intercom, 2013, v. 1, p. 280-290.
Cláudia Regina Lahni e Daniela Auad. Comunicação na perspectiva da Igualdade de Gênero: apontamentos para o debate sobre Marco Regulatório. In: Políticas de comunicação e sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2012, v. 2, p. -.
Daniela Auad e Maria Sylvia de Souza Vitalle. As várias faces da violência: o cotidiano do adolescente a partir das categorias raça, gênero e geração. In: Pediatria: Diagnóstico e Tratamento. Barueri: Manole, 2012, p. 25-32.
ROSENO, C. P. ; AUAD, DANIELA. OS ESTUDOS FEMINISTAS E DE GÊNERO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: RESISTÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE. In: II Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero ? ANPUH: Políticas e Identidades no século XXI ? III ENGTEG, 2018, Recife. ANAIS do III ENCONTRO NACIONAL DO GT ESTUDOS DE GÊNERO – ANPUH: POLÍTICAS E IDENTIDADES NO SÉCULO XXI – III ENGTEG. Recife: UPE-EDUPE, 2018. v. 1. p. 148-160.
LAHNI, Cláudia Regina; DORNELLAS, R. C. ; AUAD, Daniela . Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Negras na prisão: Direito à Comunicação e Feminismo Interseccional, em uma análise de Orange Is The New Black. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2018, Florianópolis. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: UFSC, 2017. v. 1. p. 1-12.
LAHNI, Cláudia Regina; AUAD, Daniela . Vai ter Gênero sim… na Educação, na Comunicação e nas Políticas Públicas ? Na comemoração de 40 anos do Ano Internacional da Mulher, o que dizem os trabalhos do GP Comunicação para a Cidadania. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de setembro de 2016, Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1. p. 1-15.
Denise Silva e Cláudia Regina Lahni. A Campanha de O Boticário para o Dia dxs Namoradxs e o debate sobre diversidade. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais…. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1-15.
Cláudia Regina Lahni e Juliana Neves Afonso. Publicidade e Relações de Gênero: reflexões a partir de anúncio da Heineken. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais…. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1-15.
Cláudia Regina Lahni. Rádios autorizadas como comunitárias: gestão, práticas e conceitos. In: 11ª Conferência Mundial de Economia e Gestão de Mídia. Anais… . Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 221 – 238.
Fernanda Bichara e Daniela Auad. Gênero e Diversidade: a formação docente entre intersecções e slogans. In: IV Simpósio Internacional de Educação Sexual: Feminismos, Identidades de Gênero e Políticas Públicas. Anais… . 2015, Maringá – Paraná.
Cláudia Regina Lahni e Sônia Virgínia Moreira. Relações de gênero e mídia: Reflexões a partir da indústria cultural e do ensino de comunicação. In: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. Anais VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, II Encontro Gênero e Diversidade na Escola – GDE. Juiz de Fora, 2014. v. 1, p. 3285-3301.
Cláudia Regina Lahni e Sônia Virgínia Moreira. A disciplina Comunicação Comunitária em artigos de revistas acadêmicas: formação para a cidadania e possibilidades em ensino e pesquisa. In: V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil. Anais…. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 1. p. 81-96.
Luciano Nascimento Corsino e Daniela Auad. O cotidiano da Educação Física em uma escola pública brasileira: uma análise à luz da categoria gênero. In: International Study Association on Teachers and Teaching Congress ISATT 2014. Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem…International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e CIEC. Braga, 2014. p. 1349-1357.
Fernanda Bichara e Daniela Auad. Diversidade e Educação: dos equívocos do slogan às potentes intersecções das categorias sociais. In: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014, Juiz de Fora/MG.Anais… . Lavras: Center Gráfica, 2014. v. 1. p. 3221-3235.
Daniela Auad, Cláudia Regina Lahni e Ryan Brandão. Homossexuais em séries de TV: reflexões sobre Glee. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013, Bauru. Anais … . 2013.
Fernanda Bichara e Daniela Auad. Relações de gênero e ensino de Português e Matemática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir da FACED/UFJF. In: Seminário Internacional desfazendo gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo, 2013, Natal. Anais… . Natal: Tirésias – UFRN, 2013. v. 1. p. 1557-1580.
Cláudia Regina Lahni. Comunicação Comunitária, formação de jornalistas e cidadania: reflexões iniciais a partir de artigos na Intercom. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Anais… . São Paulo: Intercom, 2013. v. 1. p. 1-14.
Ryan Brandão, Cláudia Regina Lahni e Daniela Auad. Educação e Cidadania na TV: um estudo sobre Glee. In: 1º Seminário Internacional Diferenças e Educação, 2013, Juiz de Fora. Anais… . Juiz de Fora: UFJF – Neped, 2013. v. 1. p. 553-565.
Ryan Brandão e Cláudia Regina Lahni. Mulher, mídia e sociedade: um estudo sobre presença feminina em séries da TV norte-americana e mudanças sociais. In: Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, 2013, Natal. Anais… . Natal: Tirésias – UFRN, 2013. v. 1. p. 1493-1512.
Cláudia Regina Lahni e Daniela Auad. O direito à comunicação refletido a partir de pesquisa sobre a presença feminina em jornais, durante as eleições de 2010. In: Fazendo Gênero 10 – Desafios atuais dos feminismos, 2013, Florianópolis. Anais… . Florianópolis: UFSC, 2013. v. 1. p. 1-12.
Cláudia Regina Lahni e Daniela Auad. A presença da mulher na imprensa sindical no período eleitoral: um estudo sobre comunicação a partir da categoria gênero. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais… . São Paulo: INTERCOM, 2012. v. 1. p. 1-15.
Cláudia Regina Lahni e Daniela Auad. A presença da mulher na imprensa sindical, no período eleitoral: um estudo sobre comunicação a partir da categoria gênero. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais… . São Paulo: Intercom, 2012. v. 1. p. 1-15.
Educação, Comunicação e Feminismos – Grupo de Estudos e Pesquisas