Nuvem Sapatão

Você está em: Nuvem Sapatão

A Nuvem Sapatão é uma iniciativa de pesquisadoras lésbicas que buscam, através da organização e disponibilização de uma biblioteca online, ampliar o compartilhamento das produções acadêmicas e outros textos sobre Lesbianidades, Feminismos e Gênero.

Somos Camila Roseno, Luisa Bitencourt e Sabrina Lopes, estudantes de pós-graduação em Educação (UFJF) e pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Feminismos – Flores Raras (UFJF), liderado pelas professoras Dra. Cláudia Lahni e Dra. Daniela Auad, sendo essa última a orientadora de nossas pesquisas. Camila pesquisa em seu doutorado as trajetórias de professoras lésbicas na educação básica no Nordeste; Luisa pesquisa em seu mestrado a presença e o silenciamento das lésbicas na produção acadêmica e Sabrina pesquisa em seu doutorado Lésbicas, Cinema e o encontro do direito à comunicação, com o direito à educação e os Feminismos.

nuvem-sapatao

A criação da Nuvem Sapatão é motivada pelo nosso desejo de facilitar e ampliar o acesso a produções acadêmicas e outros textos nas áreas referidas. Os textos presentes aqui estão disponíveis em domínio público e chegaram a nós através da indicação de pesquisadoras, professoras, amigas, companheiras de militância e, também, através da nossa experiência no curso de extensão à distância “Pensamento Lésbico Contemporâneo”, organizado pelo coletivo Lesbibahia, Maria Quitéria e pelo Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação – GIRA, da Universidade Federal da Bahia.

As atividades da biblioteca nuvem sapatão não tem fins lucrativos e ressaltamos que os direitos autorais, que estão indicados nas publicações, devem ser devidamente respeitados, o que inclui a não comercialização das obras sem autorização. Os textos aqui compartilhados não refletem diretamente as ideias das organizadoras e nem do grupo de pesquisa que integram. Nossa intenção é facilitar o acesso através dessa plataforma e, por conta disso, disponibilizamos a possibilidade de busca pelo nome das autoras e por palavras-chaves, localizados no menu direito.

Desse modo, esperamos que os conhecimentos e saberes aqui partilhados possam ser fonte para novos estudos, pesquisas e atos de resistência pois, através das vozes das autoras presentes neste blog e nessa biblioteca, temos a intenção de retomar fios perdidos do continuum lésbico falado por Adrienne Rich, a fim de possibilitar acesso a uma tradição e continuidade das existências lésbicas. Com esta nuvem sapatão, rejeitamos o silenciamento imposto e apostamos na visibilidade destas autoras como modo de construirmos juntas a nossa história.

Acesse a Nuvem Sapatão pelo link: https://nuvemsapatao.blogspot.com/

Instagram: @nuvemsapatao