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1- Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Educação e Cidadania
Palavras-chave: cidadania; comunicação; educação; Feminismo; Movimentos Sociais; Políticas Públicas.
Objetivo: Pesquisar Movimentos Sociais e Políticas Públicas como elementos aglutinadores de anseios de diferentes grupos e camadas sociais em relação à Democratização do Ensino e do Direito à Comunicação, ao considerar esses dois processos como promotores da igualdade. Analisar a escola e outras instituições como locus de participação e conquista da cidadania democrática.
Árvore do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Jornalismo e Editoração; Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico); Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação em Periferias Urbanas; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Jornalismo e Editoração; Organização Editorial de Jornais.
2- Relações de Gênero, Socialização, Comunicação e Democracia
Palavras-chave: cidadania; comunicação; democracia; educação; igualdade; relações de gênero.
Objetivo: Ao adotar a categoria gênero e à luz dos conceitos de igualdade, diferença e paridade, investigar as práticas educativas formais e informais e os processos comunicacionais, ambos como processos de socialização tanto na primeira infância quanto ao longo de toda a vida.
Árvore do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Jornalismo e Editoração; Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
3 – Democracia, Educação e Argumentação
Palavras-chave: argumentação; democracia; discurso; diversidade; educação; escola; feminismos; formação docente; racismo; relações de gênero; retórica; teoria da argumentação.
Objetivos: Investigar as possibilidades de constituição de uma sociedade democrática em suas relações com a educação. Analisar os enunciados que se ocupam das concepções de democracia, quando vinculadas aos direitos humanos, diversidade, escola, feminismos, formação docente, racismo e relações de gênero, objetivando compreender, a partir das ferramentas de análise e construção de discursos (técnicas discursivas), fornecidas pela Retórica e Teoria da Argumentação, as estratégias argumentativas, os modos de argumentação, que tornam esses
enunciados, constituídos pelos oradores nas suas interações com seus auditórios, persuasivos.
Árvore do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação; Tópicos Específicos de Educação; Comunicação.
Educação, Comunicação e Feminismos – Grupo de Estudos e Pesquisas