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Sobre o curso

Com as atividades de ensino iniciadas em março de 2014, o curso de Bacharelado em Educação Física do Campus de Governador Valadares visa a formação de profissionais aptos a intervir e produzir o conhecimento com/sobre os conteúdos da Educação Física (lutas, dança, esportes, ginástica, jogos e outras expressões culturais do movimento humano), de maneira reflexiva, e consciente das especificidades do contexto histórico e sociocultural que envolve o seu espaço de atuação (clubes, associações, projetos sociais, ONGs, federações e confederações, academias de ginástica, setores da gestão pública, entre outros).   Desta forma, este profissional estará capacitado para promover, avaliar e prescrever exercícios físicos visando a saúde integral do ser humano, bem como planejar, dirigir, avaliar e ministrar atividades esportivas, desde o esporte de participação ao alto rendimento, e de lazer em diferentes contextos.

Vídeo: “Um pouco mais sobre o Departamento e o curso de Educação Física da UFJF-GV”. (Abre em nova janela).

Informações Gerais

I. GRAU CONFERIDO: Bacharel em Educação Física.

II. QUANTIDADE DE VAGAS:

  • Número de vagas por semestre: 40
  • Número de vagas anuais: 80

III. TURNO DE OFERTA: Integral

IV. LOCAL DE OFERTA: Campus Avançado de Governador Valadares (Governador Valadares – MG) 

V. INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

  • Integralização curricular: 4,0 anos (8 períodos)
  • Tempo mínimo: 4,0 anos (8 semestres letivos)
  • Tempo máximo: 6,0 anos (12 semestres letivos) para o currículo de 2014 e 8,0 anos (16 semestres letivos) para os currículos de 2022 e 2023.
  • Carga horária total (CHT): 3.245 horas (matriz 2014);

                                                                  3.300 horas (matrizes 2022 e 2023)

VI. DATA DE INÍCIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO: 17/03/2014

VII. AUTORIZAÇÃO: Resolução CONSU nº 17/2013

VIII. RECONHECIMENTO: Portaria n° 939, de 24 de agosto de 2017, Secretaria de
Regulação e Supervisão da Educação Superior

AVALIAÇÃO EXTERNA 
ENADE 2019 e 2021
AVALIAÇÃO INTERNA
2018 – Relatório 2018/1 e 2018/3
2019 – Relatório 2019/3
2022 – Relatório 2022/1

Perfil Profissional

     O profissional formado em Bacharelado em Educação Física deverá estar capacitado para atuar com a promoção, avaliação e prescrição de exercícios físicos visando à saúde integral do ser humano, assim como planejar, dirigir, avaliar e executar atividades esportivas, desde o esporte de participação ao alto rendimento, e de lazer em diferentes contextos.

     O bacharel em Educação Física deve estar apto a atuar com a intervenção e produção do conhecimento com/sobre os conteúdos da Educação Física (lutas, dança, esportes, ginástica e jogos, além de outras expressões culturais do movimento humano), de maneira reflexiva, e consciente das especificidades do contexto histórico e sociocultural que envolve o seu espaço de atuação (clubes, associações, projetos sociais, ONGs, federações e confederações, academias de ginástica, secretarias , etc).

Para tanto, este curso de Educação Física deverá formar profissionais competentes e hábeis para:

  • Intervir de forma criativa e crítica em seu espaço de trabalho, considerando e reconhecendo os problemas socioculturais do contexto específico;
  • Ter como base para qualquer intervenção os conhecimentos de natureza técnica, científica e sociocultural;
  • Estabelecer diálogo entre a área de Educação Física e as demais áreas do conhecimento, atuando em equipes multiprofissionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
  • Articular ensino e pesquisa, e de forma dialética utilizar teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de aprendizagem como objeto de investigação;
  • Atuar com discernimento ético, distinguindo-se pela sua responsabilidade social e profissional;
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino pautadas nos princípios éticos e valores olímpicos no esporte;
  • Estar preparado para a prática da cidadania e para a vida cultural;
  • Identificar e utilizar os diversos conteúdos da cultura do movimento, estimulando a criatividade, a reflexão e a compreensão histórica destes conteúdos;
  • Ter uma concepção consciente e clara do significado e dos objetivos da Educação Física e sua relação com a promoção, prevenção e reabilitação da saúde;
  • Ser mediador reflexivo das relações étnico-raciais, de gênero e geracionais existentes no contexto da atividade física. 

Matriz curricular 2014.

 Resolução 17/2013 – Autorização do Curso

Portaria 939/2017 – Reconhecimento do Curso