Sobre o curso
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Informações Gerais
I. GRAU CONFERIDO: Bacharel em Educação Física.
II. QUANTIDADE DE VAGAS:
- Número de vagas por semestre: 40
- Número de vagas anuais: 80
III. TURNO DE OFERTA: Integral
IV. LOCAL DE OFERTA: Campus Avançado de Governador Valadares (Governador Valadares – MG)
V. INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
- Integralização curricular: 4,0 anos (8 períodos)
- Tempo mínimo: 4,0 anos (8 semestres letivos)
- Tempo máximo: 6,0 anos (12 semestres letivos)
- Carga horária total (CHT): 3.245 horas
VI. DATA DE INÍCIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO: 17/03/2014
VII. AUTORIZAÇÃO: Resolução CONSU nº 17/2013
Perfil Profissional
O profissional formado em Bacharelado em Educação Física deverá estar capacitado para atuar com a promoção, avaliação e prescrição de exercícios físicos visando à saúde integral do ser humano, assim como planejar, dirigir, avaliar e executar atividades esportivas, desde o esporte de participação ao alto rendimento, e de lazer em diferentes contextos.
O bacharel em Educação Física deve estar apto a atuar com a intervenção e produção do conhecimento com/sobre os conteúdos da Educação Física (lutas, dança, esportes, ginástica e jogos, além de outras expressões culturais do movimento humano), de maneira reflexiva, e consciente das especificidades do contexto histórico e sociocultural que envolve o seu espaço de atuação (clubes, associações, projetos sociais, ONGs, federações e confederações, academias de ginástica, secretarias , e tc).
Para tanto, este curso de Educação Física deverá formar profissionais competentes e hábeis para:
- Intervir de forma criativa e crítica em seu espaço de trabalho, considerando e reconhecendo os problemas socioculturais do contexto específico;
- Ter como base para qualquer intervenção os conhecimentos de natureza técnica, científica e sociocultural;
- Estabelecer diálogo entre a área de Educação Física e as demais áreas do conhecimento, atuando em equipes multiprofissionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
- Articular ensino e pesquisa, e de forma dialética utilizar teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de aprendizagem como objeto de investigação;
- Atuar com discernimento ético, distinguindo-se pela sua responsabilidade social e profissional;
- Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino pautadas nos princípios éticos e valores olímpicos no esporte;
- Estar preparado para a prática da cidadania e para a vida cultural;
- Identificar e utilizar os diversos conteúdos da cultura do movimento, estimulando a criatividade, a reflexão e a compreensão histórica destes conteúdos;
- Ter uma concepção consciente e clara do significado e dos objetivos da Educação Física e sua relação com a promoção, prevenção e reabilitação da saúde;
- Ser mediador reflexivo das relações étnico-raciais, de gênero e geracionais existentes no contexto da atividade física.
Matriz curricular.