UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto Túnel de Vento

Você está em: Projetos Vinculados > Projeto Túnel de Vento

O Túnel de Vento

Tem-se nos últimos anos uma forte tendência pela verticalização na construção Brasileira, tanto pela necessidade de aproveitamento do espaço e questões mercadológicas (valor da terra), quanto por questões nas mudanças das legislações, estes misteres pelo fato do adensamento cada vez mais significativo das malhas das cidades, e por todo este contexto surgem complexidades, antes não muito comuns, que neste momento, demandam estudos especiais, sendo um deles o ensaio no túnel de vento. Nesta conjunção surge a necessidade de estudos e equipamentos de medições, de ensaios de modelos, de simulações digitais e físicas destes edifícios, baseados na NBR 6123/1988, devendo portanto a academia acompanhar esta evolução, visto que os futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo terão de lidar com estas questões da área de conforto Ambiental e Aerodinâmica das construções.

“As forças exercidas pelos ventos sobre as construções adquiriram uma importância muito maior com a altura maior dos prédios. Os efeitos estáticos do vento aumentam na proporção do quadrado da altura de uma estrutura. […] A oscilação do topo de um edifício, causada pelo vento, pode ser vista pelo transeunte, mas pode ser sentida de maneira substancial por aqueles que ocupam os últimos andares de um edifício alto.” (SALVADORI, 2011).

“De todas as ameaças que o clima pode representar, nenhuma se equipara ao poder de uma tempestade furiosa. Apesar de existir uma incerteza maior sobre as mudanças futuras na direção e velocidade do vento, estudos recentes têm demonstrado que os ventos estão aumentando no Reino Unido […] Isto reflete um padrão no mundo todo, onde tempestades e furacões não apenas estão avolumando em número e intensidade, mas as tempestades estão se prolongando por meses onde antes nem sequer era registradas tais eventos”(ROAF,2009).

Simulação de ventilação em edificações de gabaritos variados em túnel de vento.

Simulação de ventilação em edificações de gabaritos variados em túnel de vento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

“Pensamos aqui nos efeitos estáticos do vento. Vidros podem ser rompidos, painéis de revestimento e telhados arrancados, paredes demolidas, quer por ação prepoderante de fortes sobrepressões ou sucções externas, quer pela ação conjunta de sobrepressões internas e sucções externas ou vice e versa” (BLESSMANN,2000)
Segundo BLESSMANN(1978) “A determinação dos efeitos estáticos e dinâmicos do vento sobre uma edificação que se distinga das usuais por suas dimensões, formas ou concepção arquitetônica e/ou estrutural, tem sido feita via de regra, por ensaios em túneis de vento” e por isso o ECOS busca um material que faça parte do ambiente dos futuros arquitetos, futuros engenheiros, corpo docente da Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da UFJF e demais interessados no tema.

O projeto do túnel de vento, vem sendo desenvolvido no Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade (ECOS) tem o objetivo de construir um protótipo afim de apoiar os alunos no entendimento teórico e aplicação prática dos conhecimentos sobre o comportamento do vento ao incidir sobre a edificação ou ambiente urbano.
A contribuição deste instrumento é a aplicação de ensaios de ventilação natural em modelos físicos, para estudos sobre desempenho ambiental na prática do projeto urbano, de edificações e produtos. Além disso, está sendo realizado concomitantemente ao projeto do túnel de vento, o estudo de softwares de simulação de vento, de ventilação natural e de eficiência energética a fim de suportar os futuros resultados do túnel de vento, e estas ferramentas servindo não somente como cruzamento de dados, mas também para melhor visualização de alguns dados que o túnel de vento poderá não suportar devido o seu porte e pela sua complexidade, como por exemplo, a reverberação dos vórtices, a formação de turbulência devido ao escoamento turbulento e outros subsídios informativos que serão necessários o uso de simulações em Computational Fluid Dynamics.

O Laboratório ECOS atualmente dispõe de equipamentos variados de medição de conforto e o túnel de vento virá a complementar os equipamentos no que concerne a simulação de ventilação e efeitos do vento em edificações, sendo possível simular vento de baixa e alta turbulência, coeficientes de pressão através dos anemômetros, coeficientes de forma, os fatores topográficos, efeito de galope, efeitos de drapejamento, rugosidade do terreno, coeficientes de arrastos, desgastes e possíveis patologias destas edificações, representando não somente uma economia na construção das edificações, mas também a segurança do usuário no que está sendo construído ou que está sendo reformulado.
Os bolsistas desta pesquisa, além de participarem do desenvolvimento do projeto, estão sendo capacitados para uma atividade profissional especializada, e vem sendo disseminadores entre os demais estudantes e professores para uso deste equipamento no processo de ensino e pesquisa em Conforto Ambiental, estruturas e outros disciplinas que sejam possíveis fazer uma ligação com o que o equipamento se propõe.

Laboratório de Conforto Ambiental – ECOS