UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto Ecologia Sonora

Você está em: Projetos Vinculados > Projeto Ecologia Sonora

Perceba o ambiente em que você se encontra através do sentido da audição. Como é a paisagem sonora? Quantos sons você consegue distinguir? O ar condicionado ligado faz barulho? O ventilador? TV? Existem pessoas a sua volta? Elas conversam? O movimento do corpo na cadeira produz som? É possível ouvir os carros na rua? Chove? Venta? Estamos acostumados a perceber o mundo a nossa volta principalmente através dos olhos, e geralmente podemos escolher para onde olhar. Já com os ouvidos não há escolha, eles estão abertos 24 horas por dia. Se pararmos para perceber, mesmo estando num refúgio pacífico da natureza, é bem provável que haja som. O silêncio total não existe. A começar pelo barulho da nossa respiração.
A questão é: o que é bom e o que é ruim para os ouvidos? Depende do gosto pessoal de cada um, claro. Mas é comum, vivendo nos aglomerados centros urbanos, captarmos múltiplos ruídos e sons que gostaríamos de evitar. Foi pensando sobre esse assunto que um grupo de pesquisadores do Canadá, liderados por um sujeito chamado Murray Schafer no final dos anos 60, desenvolveu o conceito de paisagens sonoras e ecologia sonora. “Ecologia sonora” se refere a ciência que estuda os efeitos do ambiente acústico e das paisagens sonoras, com as conseqüências físicas e comportamentais nos seres vivos. Segundo Shafer, o primeiro passo para ser um ouvinte “ecologicamente correto” é “aprender a ouvir a paisagem sonora, aguçar os sentidos da audição para a percepção de sons que na maioria das vezes passam despercebidos”. A poluição sonora das grandes cidades com ruídos em alto volume se torna uma grande inimiga da percepção auditiva por saturar os ouvidos.
soundscape
Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa “soundscape” e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. O estudo de paisagens sonoras enquadra-se no âmbito da Ecologia Acústica.

O conceito teve origem e definiu-se através do grupo de trabalho dirigido por R. Murray Schafer (músico, compositor, ambientalista, professor e investigador). R. Murray Shafer em conjunto com outros investigadores, como Barry Truax e Hildegard Westerkamp fundou o World Forum for Acoustic Ecology, assim como mais tarde o World Soundscape Project. Estes grupos foram responsáveis pela publicação de alguns dos documentos mais relevantes relativos ao estudo de Paisagens Sonoras e Ecologia Acústica.

O Laboratório ECOS tem se dedicado na investigação da Ecologia Sonora e suas nuances junto à Arquitetura e ao Urbanismo através de Treinamento Profissional de seus alunos. Faça-nos uma visita e saiba mais!

Laboratório de Conforto Ambiental – ECOS