UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Conforto II

Você está em: Disciplinas > Conforto II

PROGRAMA DO CURSO

01 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Disciplina AUR-119 – Conforto Ambiental para Arquitetra e Urbanismo II

Professor DSc. Ernani S. Machado

Horário: Quartas-feiras, de 8:00 as 10:00H

Créditos 2

02 EMENTA

Estudo do conforto visual na arquitetura e no urbanismo. Integração entre sistemas naturais e artificiais de iluminação. Iluminação, eficiência energética e sustentabilidade.

03 OBJETIVOS

– Estudar e aplicar os conceitos de iluminação natural e artificial;

– Estudar questões de conforto ambiental de forma geral, e em especial do conforto visual e eficiência energética, com vistas ao conforto humano, ao equilíbrio ecológico e ao
desenvolvimento sustentável.

– Compreender as condições climáticas, luminosas e energéticas e aplicação das técnicas apropriadas a elas associadas.

­- Compreender Aspectos físicos e subjetivos da luz, conceitos e grandezas em iluminação, exigências humanas para conforto luminoso-visual.

­- Inserir a temática de iluminação no projeto arquitetônico: sistemas, medição, análise, métodos de cálculo e instrumentos para o projeto de iluminação natural e artificial em interiores.

­- Conhecer normas brasileiras de iluminação natural e artificial de forma a compreender as necessidades básicas e relação níveis de iluminação-atividade.

­- Aplicar instrumentos de informática para tratamento de informações e representação aplicada ao conforto ambiental.

– Utilizar de equipamentos e meios existentes no laboratório de Conforto Ambiental para melhor desenvolvimento teórico prático da construção do conhecimento.

­- Iluminação e arquitetura. Iluminação natural e artificial: tipologias construtivas com respeito a sistemas de iluminação, iluminação lateral e zenital, dispositivos de proteção,
buscando o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos com vistas ao conforto visual.

­- Abordar o conforto visual integrado ao conforto térmico e acústico, tanto no ambiente urbano quanto em edificações.

– Conhecer as estratégias de iluminação de ambientes, tipos de aberturas, lâmpadas e cálculos luminotécnicos.

– Reconhecer diferentes tipos de lâmpadas e luminárias e seus respectivos resultados;

– Desenvolver projeto de iluminação de ambientes buscando atender as normas vigentes para a iluminação satisfatória para determinada atividade, aliado à estética, conforto e eficiência energética.

04 METODOLOGIA

– Identificação da carga de conhecimentos trazida pelos alunos

– Aulas teóricas, palestras, leituras e discussão em sala de aula, que possam trazer

– Pesquisa acadêmica, experimentações e visitas a obras de arquitetura, urbanismo,

– Apresentação e debate sobre os trabalhos dos alunos com presença obrigatória

– Desenvolvimento do trabalho prático em sala de aula e em laboratório específico da disciplina. Utilização de instrumentos para medição e simulação. Elaboração de relatórios técnicos e de anteprojetos de iluminação artificial em temas relacionados com a disciplina. Para qualquer trabalho, o grupo deverá entregar no dia da apresentação um relatório do trabalho/exercício determinado. A forma de apresentação é livre e cada equipe terá 15 minutos para expor suas idéias.

– Orientação com os alunos para contribuir na solução de dúvidas e possibilitar uma análise e interpretação adequada das condicionantes de um projeto de iluminação artificial.

Leia mais…

Laboratório de Conforto Ambiental – ECOS