UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Processo seletivo Econs

Data: 14 de agosto de 2019

 

EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL ACADÊMICO (TPA)

ANO LETIVO: AGOSTO – 2019/ JULHO – 2020

TÍTULO DO PROJETO

 

ECONS

A Faculdade de Economia do campus de Juiz de Fora faz público o processo de seleção para o Programa de Treinamento Profissional Acadêmico (TPA) no projeto acima indicado, para o preenchimento de  2  vaga(s) para bolsistas e  0  vaga(s) para voluntários, de acordo com a Resolução 028/2019 do Conselho Setorial de Graduação.

1 DURAÇÃO DO PROGRAMA / PAGAMENTO DE BOLSAS

    1. A participação de bolsistas e voluntários no Programa de Treinamento Profissional Acadêmico terá a duração máxima de dois semestres letivos, sendo permitida a recondução uma única vez, por igual período. Os projetos devem ser submetidos novamente a cada ano.

1.2 – O pagamento de cada mês será proporcional à frequência apurada pelo orientador no mês corrente e deve obedecer ao calendário de lançamento de frequência divulgado na página da Coordenação dos Programas de Graduação. É de responsabilidade do(a) professor(a) orientador(a) informar o número de horas efetivamente trabalhado pelo bolsista.

1.3 – É expressamente vedado o pagamento retroativo nos seguintes casos:

1.3.1 – atividades iniciadas anteriormente à efetiva entrega e conferência de todos os documentos necessários aos lançamentos pela Coordenação dos Programas de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação;

1.3.2 – término da participação do(a) discente no projeto;

1.3.3 – término do vínculo de graduação do(a) discente;

1.3.4 – solicitação pelo orientador após o dia 10 (dez) do mês subsequente ao período não lançado.

2 NORMAS DO PROGRAMA

2.1 – O regime de participação de bolsistas e voluntários é de 12 horas semanais de atividades.

2.2 – A bolsa de Treinamento Profissional não poderá ser acumulada com outra, ainda que de espécie diferente, excetuando-se as bolsas de assistência estudantil.

2.3 – O (A) estudante que participar do Programa de Treinamento Profissional na condição de voluntário poderá exercer outra atividade de ensino, pesquisa ou extensão, com bolsa ou não, desde que a carga total das atividades não exceda o limite de 24 (vinte e quatro) horas semanais.

2.4 – Ao final de dois semestres letivos, se o bolsista ou voluntário for continuar atuando no projeto, deverá ser encaminhado à PROGRAD novo Termo de Compromisso, assinalando-se a opção de “recondução”.

2.5 – É vedada a participação no processo seletivo e/ou recondução do(a) discente no Programa de Treinamento Profissional se o(a) mesmo(a) estiver nas seguintes condições: houver ultrapassado em 20% o prazo recomendado no PPC para integralização da graduação em curso;

    2.5.1 – for reprovado por frequência ou por nota, ou com registro SC (sem conceito) em 50% ou mais das disciplinas em que estiver matriculado no período letivo anterior;

    2.5.2 – não cumprir a frequência e/ou as atividades programadas no projeto;

    2.5.3 – tiver avaliação negativa no projeto pelo orientador.

2.6 – Só poderão ser chamados para atuar no projeto os(as) discentes que constam na lista de classificação da Ata de seleção. Obrigatoriamente a lista de classificação deverá ser seguida. Caso o(a) discente não tenha interesse pela vaga, deverá ser encaminhada uma Declaração de desistência para que o próximo classificado a assuma.

2.7 – Após todos os nomes da lista de classificação serem chamados, havendo uma vaga (de bolsista ou voluntário) a ser preenchida, deverá ser aberto um novo Edital de Seleção.

2.8 – A partir do momento em que for aberto novo Edital de seleção, o anterior perderá a validade.

2.9 – Obrigatoriamente o Termo de Compromisso deverá ser digitado.

2.10 Os processos que chegarem à Coordenação dos Programas de Graduação-PROGRAD com pendências serão devolvidos às unidades acadêmicas e/ou Administrativas. Os bolsistas e voluntários somente serão incluídos no SIGA após a resolução das pendências.

Observação: A lista de inscrição de estudantes no processo seletivo poderá ser online, desde que seja utilizada uma ferramenta que gere um relatório com os nomes de todos os inscritos.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO

  2. INSCRIÇÃO

4.1- Poderão inscrever-se os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

      1. – Ser discente de um dos seguintes cursos: Economia, Estatística ou Computação da UFJF:

      2. – ter disponibilidade de 12 horas semanais, que atendam o horário de funcionamento do laboratório (08 ás 20 horas de segunda a sexta);

      3. – apresentar Histórico Escolar;

      4. – atender às normas estabelecidas no Art. 38 da Resolução 028/2019.

4.1.5 – Ter cumprido ao menos 32 créditos em disciplinas na UFJF;

4.1.6 – Não acumular atividade profissional ou bolsas de estudo (com exceção das bolsas de apoio estudantil);

4.1.7 – Possuir IRA igual ou superior a 60;

4.1.8 – Preencher corretamente o formulário de inscrição.

4.2 – Para inscrever-se, o(a) discente interessado deve: preencher o formulário na página <http://www.ufjf.br/econs/inscricao-bolsistas/> entre as 16 horas do dia 14 de Agosto e as 12 horas do dia 19 de Agosto (O candidato deve anexar histórico do curso de graduação no momento da inscrição).

  1. PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 – A seleção constará de:

Etapa 1. Análise de histórico escolar: Os critérios são classificatórios e eliminatórios, sendo baseados em rendimento acadêmico e relevância e quantidade de matérias cursadas relacionadas as atividades do projeto. Apenas 10 alunos serão selecionados para próxima etapa.

O resultado na análise de histórico estará disponível a partir das 18h do dia 19/08/2019 na página do Econs.

Etapa 2. Entrevista (dia 21/08/2019 a partir das 14h): Os critérios são classificatórios e eliminatórios, sendo baseados em perfil educacional, experiência profissional e acadêmica, conhecimentos em inglês e informática (Pacotes Office, estatísticos, matemáticos e programação).

5.1.1 – Critério(s) de desempate: 1– IRA, 2- Conhecimentos de informática, 3- Inglês.

5.2 – O Resultado final será divulgado no dia 22/08/2019 as 18 no site do ECONS.

5.2.1 – Os dois primeiros candidatos devem se apresentar no dia 23 até as 18 horas na sala do ECONS da Faculdade de economia para preencher os documentos.

.

  1. RESUMO DE DATAS E PRAZOS

INSCRIÇÃO:

PERÍODO:

entre as 16 horas do dia 14 de Agosto e as 12 horas do dia 19 de Agosto de 2019     

LOCAL:

 Site: http://www.ufjf.br/econs/inscricao-bolsistas/    

SELEÇÃO:

DATA/HORÁRIO:

  dia 21/08/2019 a partir das 14 horas   

LOCAL:

  Faculdade de Economia sala Econs   

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO:

DATA/HORÁRIO:

  As 18h do dia 22/08/2019 

LOCAL:

   Site: “http://www.ufjf.br/econs/”   

Juiz de Fora, 14 de 08 de 2019