Curso ECONS – Séries de Tempo no R

Data: 25 de junho de 2018

Introdução em Séries de Tempo no R – Econs (30 vagas)

data:  dia 29 de Junho (14h as 18h),

carga:  4h presenciais.

público alvo: Alunos de pós-graduação sociais aplicadas

local: Faculdade de Economia, lab2

Inscrições na Secretaria Geral da Faculdade de Economia (dia 25 ao 29 às 12h)

Descrição

O curso Introdução em Séries de Tempo no R – Econs apresenta aos alunos uma maneira simples e eficaz de manipular e analisar séries de tempo no R. O objetivo deste curso é capacitar o usuário a manipular, visualizar e analisar Séries de Tempo usando R (um software livre e gratuito) a partir da compreensão da estrutura e funcionamento do software.

1. Introdução -> princípios básicos de uso do software para séries de tempo.
  2. Acessando a dados ->  Como acessar e utilizar dados disponibilizados por órgãos nacionais e internacionais de acesso gratuito.
  3. Tratamento  dos dados -> como formatar datas e gerenciar dados no formato de séries de tempo.
  4. Visualização dos dados -> como construir e editar gráficos de séries de tempo, segundo padrões nacionais como ABNT.
  5. análise de Séries de Tempo -> como analisar e dados fazer previsões.

resumo

Séries de Tempo consistem na ordenação temporal de variáveis aleatórias. A análise destes dados consiste em compreender como dinâmicas no tempo podem afetar modelos econométricos e como corrigir eventuais problemas, e até mesmo prever dinâmicas futuras para os dados. Para isso são apresentados a operacionalização do R  e R-Studio e algumas funções básicas, como manipular e gerenciar bancos de dados de séries de tempo, modificar e criar variáveis e calcular estatísticas descritivas, criar apresentações gráficas dos dados e estimar modelos de séries de tempo.

link: R_ECONS