Fechar menu lateral

Faculdade de Economia – 80 Anos

          No dia dois de abril a Faculdade de Economia completou 80 anos de uma história exitosa, que se reflete em bons momentos e resultados para todos que passaram e os que ainda estão presentes em nossa Faculdade.
Sua criação em 1941 ocorreu na Academia de Comércio, com a implantação do curso superior de Administração e Finanças. A denominação Ciências Econômicas veio somente dois anos depois e nesse mesmo ano, foi celebrada a posse do Diretório Acadêmico.               No ano de 1952 a Faculdade foi reconhecida e nesta mesma década, passou a receber verbas federais, possibilitando a compra de sede própria.
          Assim, em junho de 1956, as dependências da Faculdade foram transferidas para uma casa na Av. Barão de Rio Branco, 3460. No ano de 1960, visando a federalização da recém-criada Universidade Federal de Juiz de Fora, a Instituição transfere para a União seu patrimônio relativo ao imóvel de sua sede. A Faculdade de Economia foi então uma das fundadoras da UFJF, em conjunto com o Direito, a Engenharia, a Medicina e a Farmácia/Odontologia. De 1941 a 1971 seu funcionamento permaneceu na cidade, mas em 1972 ela passou a funcionar no Campus.

Vídeo Institucional – 80 anos

 

imagem_2021-04-05_104443

          Após 1988, com a criação do curso de Administração e a Faculdade muda sua constituição e denominação, passando a ser a Faculdade de Economia e Administração (FEA). Em 2006, com o início da Pós-graduação Strictu Sensu, institui-se o curso de Mestrado em Economia (https://www2.ufjf.br/poseconomia/). Três anos depois, dadas as diferenças de objetivos entre os cursos, é feita a separação da FEA, onde a Faculdade retorna a denominação Faculdade de Economia. Posteriormente em 2011, tem início o curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Economia. Com este marco, outro feito importante foi que todas as atividades da Economia passaram a ocorrer em nova sede, com uma nova e completa infraestrutura a partir de 2013 (https://www2.ufjf.br/economia/).
          Atualmente, a Faculdade possui uma demanda significativa por seu curso de graduação em Ciências Econômicas nos períodos diurno e noturno. O mesmo ocorre com o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF (PPGE), que obteve o conceito 5 na CAPES. Somando as contribuições de ambos os cursos, sem dúvida há uma enorme contribuição destes para a comunidade científica local, nacional e internacional. Além disso, a Faculdade de Economia vem formando capital humano com capacitação exemplar, bem como se preocupa com a garantia de desenvolvimento conjunto da graduação e das atividades de extensão em consonância com as necessidades sociais.
          Diante de uma trajetória tão exitosa e resultado do esforço de muitos que se doaram para tal, é importante parabenizar a todos e todas que contribuíram para esta bela e bem sucedida história! E que venham muitos e muito anos de atuação e realizações! Parabéns FE!

 

Claudio Fóffano Vasconcelos

Diretor da Faculdade, Claudio Fóffano Vasconcelos