UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projetos (em andamento)

Você está em: Pesquisa > Projetos (em andamento)

Projetos de Pesquisa do Departamento de Economia da UFJF-GV 

(dispostos em ordem alfabética)

 

A Economia e seus métodos: há espaço para o pluralismo metodológico na reflexão econômica contemporânea?

 

Descrição: Passada uma década da crise de 2008, a reafirmação de inciativas, aliada ao surgimento de novas, que contestam a universalização e a formalização matemática no âmbito da investigação econômica abriu espaço para o pluralismo metodológico no âmbito desta ciência? A presente pesquisa pretende responder a esse questionamento, pressupondo que uma maior abertura da Economia para o diálogo entre correntes teóricas e metodológicas divergentes, bem como para a interdisciplinaridade, beneficiaria a construção de saberes econômicos. A fim de sustentar essa hipótese, este trabalho prevê uma discussão abrangente sobre métodos, as perspectivas metodológicas monista e pluralista, e sua articulação com a teoria econômica e a HPE (História do Pensamento Econômico). Ademais, os movimentos de reforma do ensino de Economia que ganharam fôlego a partir da crise de fins dos anos 2000 serão analisados, buscando apontar seus efeitos na reflexão econômica contemporânea.

Coordenador: Prof. Felipe Nogueira da Cruz.

Alunos envolvidos: Graduação (1).

Tipo de Bolsa: Bolsa de Iniciação Científica – BIC/UFJF

 

Aplicação do cálculo exterior em problemas econômicos

 

Descrição: O objetivo deste trabalho é desenvolver os estudos de forma mais aprofundada na aplicação do cálculo exterior na economia, permitindo a solução de outros tipos de problemas de agregação. Pretende-se apresentar aplicações dessa abordagem ao problema de Sonnenschein, a versão padrão onde o número de agentes é tão grande quanto o número de mercadorias. Pretende-se aplicar esta técnica a um problema mais difícil lida com a caracterização da demanda agregada de uma economia de mercado quando o número de agentes é menor que o número de commodities.

Coordenador: Prof. Alex Sander de Moura.
Alunos envolvidos: Graduação (1).

Tipo de Bolsa: Bolsa de Iniciação Científica – BIC/UFJF

 

Assimetria e complexidade: Um estudo sobre a alocação de portfólios dos fundos brasileiros de investimentos em ações.

 

Descrição: A pesquisa busca verificar como a alocação do portfólio dos fundos de investimentos em ações brasileiros influencia na relação risco/retorno para o investidor, testando também a utilização de ativos de maior complexidade com o intuito de ampliar  a assimetria de informacional entre gestor e investidor. Neste contexto, os fundos serão agrupados de acordo com seu público alvo e as taxas cobradas, possibilitando assim verificar os impactos da capacidade analítica, por parte do investidor; e os estímulos à alocação em benefício próprio, por parte dos fundos; na relação entre agente-principal.

Coordenador: Prof. Sergio Louro Borges

Número de alunos envolvidos: 1

Tipo de bolsa: Voluntário

 

Desenvolvimento multidimensional das regiões imediatas de Minas Gerais: uma análise espacial 

 

Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o desenvolvimento multidimensional das regiões imediatas de Minas Gerais com base numa abordagem espacial.

Coordenador: Prof. Hilton Manoel Dias Ribeiro
Alunos envolvidos: Graduação (1).

Tipo de Bolsa: Bolsa de Iniciação Científica – BIC/UFJF

 

Desenvolvimento Regional Em Minas Gerais: Uma Avaliação A Partir Dos Trabalhadores Qualificados 

 

Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o desenvolvimento regional em Minas Gerais com base numa avaliação aplicada a trabalhadores qualificados.

Coordenador: Prof. Hilton Manoel Dias Ribeiro
Alunos envolvidos: Graduação (1).

Tipo de Bolsa: Bolsa de Iniciação Científica – BIC/UFJF

 

Economia e sociedade no município de Governador Valadares à partir do rompimento da barragem de Mariana

 

Descrição: No tema citado no título, o Projeto realiza levantamento bibliográfico, de fontes e entrevistas para obter resultados que venham contribuir para o entendimento da economia do município no período considerado.

Coordenador: prof. Carlos de Faria Junior

Número de alunos envolvidos: 02

Tipo de bolsa: Voluntário de Iniciação Científica – VIC/UFJF

 

Estratégias e Formulações Matemáticas para Melhorar o Desempenho de Métodos Numéricos, como MEF e MEFG

 

Descrição: Esta pesquisa visa estudar o Método de Elementos Finitos (MEF), o Método de Elementos Finitos Generalizados (MEFG) e a teoria das Formas Diferenciais, ambos aplicados a problemas eletromagnéticos. Pretende-se entender e desenvolver propostas de formulações para estes métodos, capazes de melhorar a sua utilização e desempenho ao resolver problemas de propagação e espalhamento de ondas eletromagnéticas. Questões ligadas ao cálculo das integrais no MEFG com enriquecimento por funções de ondas planas, métodos de resolução de sistema de equações, serão investigadas e implementadas ao longo da execução deste projeto. Além disto, deseja-se estudar e analisar os sistemas lineares derivados da teoria dos elementos finitos, através da teoria das formas diferenciais. É possível que as investigações realizadas ampliem consideravelmente o potencial destes métodos numéricos que segundo a literatura são muito utilizados para resolver problemas eletromagnéticos. Boa parte das frentes de trabalho definidas neste projeto será desenvolvida no laboratório do Grupo de Métodos Computacionais na Engenharia – GMCE, com a colaboração de alunos do curso de Engenharia Mecânica do Ifes, Campus São Mateus – ES.

Coordenador: Prof. Werley Gomes Facco (IFES)

Professores integrantes: Elson José da Silva (UFMG);  Alex Sander de Moura (UFJF); Rodney Rezende Saldanha (UFMG)

Alunos envolvidos: Graduação: (4).

 

Investimento Direto no País por Setor: uma Análise Empírica dos Determinantes da sua Volatilidade

 

Descrição: O estudo tem como objetivo geral encontrar os principais determinantes da volatilidade (instabilidade) do ingresso de investimento direto estrangeiro nos setores agropecuário, industrial e de serviços da economia brasileira, no período de 2000 a 2020.

Coordenador: Prof. Geraldo Moreira Bittencourt

Número de alunos envolvidos: 1 (Graduação)

Tipo de bolsa: Voluntário

 

Medidas sanitárias e fitossanitárias e seus impactos sobre as importações de bens agrícolas
 
Descrição: O Objetivo do presente trabalho é avaliar os impactos das medidas SPS sobre as importações de produtos agrícolas, avaliando se tais medidas caracterizam-se facilitadoras ou barreiras comerciais.
Coordenadora: Carolina Rodrigues Corrêa Ferreira
Alunos envolvidos: Graduação: (1) 
Tipo de bolsa:  VIC/UFJF
 
Uma análise da situação dos países em desenvolvimento nas cadeias globais de valor
 
Descrição: O Objetivo do presente trabalho é analisar a participação dos países da américa latina nas cadeias globais de valor, comparando a situação entre estes e identificando oportunidades de upgrading através de políticas favoráveis, investimento em infraestrutura, aspectos institucionais, entre outros.
Integrantes: Carolina Rodrigues Corrêa Ferreira
Alunos envolvidos: Graduação: (1) 
Tipo de Bolsa: BIC/UFJF