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Projetos (em andamento)

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Projetos de Extensão do Departamento de Economia da UFJF-GV 

(dispostos em ordem alfabética)

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Descrição: A proposta central deste projeto de extensão é dar continuidade ao trabalho desenvolvido, até o presente momento, de levar às comunidades acadêmica e não acadêmica o cinema como forma de perceber os problemas econômicos e sociais, em variados contextos. Durante cada evento, após a exibição do filme, um especialista no tema coordena um debate, o qual teria por objetivo chamar atenção para as questões econômicas e sua relação com as questões sociais. A atividade é organizada por alunos da graduação membros da equipe do projeto. Os debatedores poderão ser professores, discentes e mesmo convidados de fora da comunidade acadêmica, que conheçam o filme ou o documentário a ser exibido e sejam especialistas no tema proposto, dentro da ideia central do projeto. As Coordenações do GV SHOPPING e do Centro Cultural Nelson Mandela (da Prefeitura Municipal de Governador Valadares) concordaram em continuar cedendo os respectivos espaços de auditório para os eventos mensais (exibição dos filmes e desenvolvimento dos debates), além de contribuir com a divulgação dos mesmos. Contudo estamos utilizando basicamente o espaço do GV Shopping, por ter instalações mais adequadas. O Projeto também realiza o II Festival Ecos no Cinema”, único evento do porte da “Semana de Economia”, realizado pelo Departamento de Ciências Econômicas, e atendendo a  solicitação da Coordenação do curso, em reunião departamental, de outros eventos do porte da “Semana de Economia”.Também já está em conversação com especialistas em edição de periódicos para em 2020 lançar a revista Ecos: Economia e Sociedade. A alteração do título em relação à proposta anterior ocorreu por já haverem publicações homônimas. Também foi difícil conseguir uma equipe editorial, obstáculo que já superamos, e esperamos lançar o primeiro número do periódico em 2020.

 

Acesse a página deste projeto em: http://www.ufjf.br/ecosnocinema/.

 

Coordenador: Prof. Dr. Carlos de Faria Júnior

Colaboradores: Prof. Felipe Nogueira da Cruz (ECO-GV); Prof. Lucas Pacheco Campos (ADM-GV); Profa. Margarida Aparecida de Oliveira (ADM-GV); Profa. Aline Gomes Peixoto (CCO-GV); Prof. Jean Filipe Domingos Ramos (DIR-GV); Profa. Beatriz Magalhães Pereira (ED.FIS-GV); Profa. Sarah Teixeira Soutto Mayor (ED.FIS-GV).

Número de Bolsistas: 21 (sendo 20 voluntários)

 

Educação financeira no Ensino Médio
logo do projeto

Descrição: Devido ao grande endividamento – 41,6% da população adulta nacional (SPC, 2018) – e as consequências econômicas que podem advir desta situação, o tema educação financeira vem ganhando destaque seja em estratégias de políticas públicas seja por meio de iniciativas do setor privado. Em especial, o grupo formado por jovens adultos – faixa etária de 16 a 24 anos – têm apresentado os menores níveis de literacia financeira em pesquisas recentes. Com objetivo de reduzir este problema educacional, que consequentemente pode se tornar um problema econômico-social, o presente projeto pretende promover e fomentar o conhecimento sobre o tema educação financeira nas escolas públicas de ensino médio da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Para tanto, o projeto será executado em três fases: treinamento dos bolsistas; confecção do material de apoio; e apresentação em escolas e eventos voltados para o público secundarista. Espera-se, com isso, munir os alunos do ensino médio com os instrumentos necessários para tomadas de decisões de consumo conscientes, além de realizar o transbordamento de conhecimentos para os núcleos familiares, se tornando assim agentes multiplicadores da educação financeira.

Coordenador: John Leno Castro dos Santos

Número de alunos envolvidos: 1

Tipo de bolsa: Bolsa de Extensão

Link para página do projeto

 

Gestão da Inovação: Articulação e integração Universidade-Sociedade

Este projeto tempo por objetivo a mobilização de pesquisadores e discentes com a comunidade local para promoção de atividades de inovação e empreendedorismo.

 

Coordenadora: Prof. Nádia Carvalho (ADM-GV).

Colaboradores: Prof. Hilton Manoel Dias Ribeiro (ECO-GV); Prof. Renato Almeida (ADM-GV); Prof. Angelo Denadai (ICV-GV); Wesley Nascimento; Ivan Bretas; Erick Nascimento.

Bolsistas: 3 (sendo 2 voluntários).

 

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O Índice de Confiança do Empresário em Governador Valadares, ICE-GV, é um projeto de extensão do Departamento de Economia da UFJF/GV que tem como objetivo levantar informações bimestrais a respeito do estado atual da economia e das expectativas futuras dos empresários locais, monitorando a dinâmica da atividade produtiva na cidade e  disponibilizando as informações ao público. O ICE-GV é baseado na média aritmética do Índice da Atividade Econômica – IAE (que mede a situação corrente dos negócios) e do Índice de Expectativa do Empresário – IEE (que mede o provável estado futuro da atividade produtiva). As sete grandes classes avaliadas no projeto são: 1) Vendas; 2) Expectativas sobre o segmento empresarial; 3) Expectativas de investimento; 4) Novas contratações; 5) Novas demissões; 6) Expectativas sobre a economia; 7) Confiança no governo local. 

 

Acesse os relatórios efetuados pela Equipe do ICE-GV em https://icegv.blogspot.com/ ou em nossa página do Facebook.

 

Coordenador: Prof. Dr. Luckas Sabioni Lopes

Colaborador: Prof. Dr. Thiago Costa Soares 

Número de Bolsistas: 1

 

Contato: icegv.ufjf@gmail.com

 

IPC-GV

O Índice de Preços ao Consumidor de Governador Valadares (IPC-GV) é um indicador do custo de vida do município. Entende-se por “custo de vida” a relação existente entre a quantidade de bens e serviços que um consumidor pode adquirir em dois momentos do tempo, ou seja, mensura-se o quanto o indivíduo terá que dispor de sua renda para manter a mesma satisfação em períodos de tempo distintos. Portanto, o IPC-GV tem a finalidade de medir a dinâmica de preços de um conjunto preestabelecido de bens e serviços consumidos pela população de Governador Valadares.

 

Os relatórios mensais da inflação no município e outras informações sobre as principais variações e perspectivas futuras da dinâmica de preços na cidade estão disponíveis no Site do IPC-GV

 

Coordenador: Prof. Dr. Thiago Costa Soares 

Colaboradores: Prof. Dr. Luckas Sabioni Lopes; Prof. Dr. Geraldo Moreira Bittencourt

Número de Bolsistas: 5

 

Monitoramento e Análise do Mercado de Trabalho

O projeto tem como objetivo iniciar um programa de monitoramento e análise do mercado de trabalho nacional, com detalhamento e ênfase em Governador Valadares e região. O programa engloba extensão através de divulgação de forma simplificada de análises do mercado de trabalho realizada por pesquisadores especializados. O programa se subdivide em quatro grupos de ações: i) treinamento de alunos de graduação na análise do mercado de trabalho; ii) análise do mercado de trabalho e apresentação dos resultados de forma simplificada; iii) criação de um site para acompanhar a flutuação do mercado de trabalho exibindo tabelas e gráficos. iv) discussão e debate dos resultados com formuladores de políticas públicas.

 

Coordenadora: Prof. Dra. Juliana Gonçalves Taveira

Colaboradores: Prof. Dr. Hilton Manoel Dias Ribeiro; Prof. Dr. Marcílio Zanelli Pereira; Prof. Dr. Ricardo da Silva Freguglia (UFJF/JF); 

Coordenador Técnico: André Suriane da Silva

Número de bolsistas: 1 voluntário

 

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O Radar da Política Comercial (RPC) é um projeto de extensão do departamento de economia da UFJF campus Governador Valadares e tem como objetivo acompanhar periodicamente a adoção de medidas não-tarifárias ao comércio internacional por países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC). A finalidade é facilitar o conhecimento e a compreensão das medidas pelos exportadores e importadores de Governador Valadares e de todo o Brasil, permitindo que estes possam se adequar as mesmas. O projeto também tem como escopo o acompanhamento e análise da balança comercial valadarense, visando dar maior destaque ao comércio internacional da região, evidenciando os principais produtos exportados e importados, oportunidades de expansão e possíveis deficiências do setor. Por fim, o projeto almeja trazer informação e capacitação aos empresários participantes do comércio internacional, bem como para aqueles que desejam ingressar nesse mercado.

 

Acesse as publicações do projeto em: http://www.ufjf.br/rpcgv.

 

Coordenadora – Prof. Dra Carolina Rodrigues Correa 

Colaboradores – Prof. Dr Hilton Manoel Dias Ribeiro.

Número de Bolsistas: 2

 

Contato: radarpcgv@gmail.com

 

Suas Finanças: A Educação Financeira na Prática

 

Descrição: Devido ao grande endividamento – 41,6% da população adulta nacional (SPC, 2019) – e as consequências econômicas que podem advir desta situação, o tema educação financeira vem ganhando destaque seja em estratégias de políticas públicas seja por meio de iniciativas do setor privado. Do montante total de endividados 46% estão localizados na região Sudeste, sendo que mais de 50% têm entre 25 e 44 anos de idade. Com relação ao nível de renda, 93,3% dos consumidores inadimplentes pertencem às classes C, D e E (SPC, 2019). Em acréscimo, a cultura de poupança e investimento é muito baixa na terceira idade, dos quais 57% não têm qualquer reserva de dinheiro e 32% já tiveram o nome negativado (SPC, CDL, 2018). Com objetivo de reduzir problemas relacionados ao endividamento excessivo e não planejado, o presente projeto pretende promover e fomentar o conhecimento sobre o tema Educação Financeira para adultos da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Para tanto, o projeto será executado em três fases: treinamento dos bolsistas; confecção do material de apoio; e apresentação em instituições e eventos voltados para o público adulto e idoso, contemplando também momentos de assessoria nas tomadas de decisão financeiras com relação a planejamento financeiro para redução e/ou pagamento de dívidas. Esperase, com isso, muni-los com os instrumentos necessários para tomadas de decisões de consumo conscientes, mantendo o nível de endividamento em patamares adequados que possibilitem realizar poupança e planejamento previdenciário. Em acréscimo, espera-se a criação de externalidade positiva por meio do transbordamento de conhecimentos para os núcleos familiares dos atendidos, se tornando assim agentes multiplicadores da educação financeira.

 

Número de alunos envolvidos: 2

 

Tipo de bolsa: Bolsa de Extensão