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Projetos (concluídos)

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Projetos de Extensão Concluídos do Departamento de Economia da UFJF-GV 

(dispostos em ordem cronológica de encerramento)

 

 

Educação Financeira identidade visual

(encerrado em 2020)

 

O projeto “Educação Financeira, Conjuntura Econômica e Políticas Públicas: Construindo Jovens Cidadãos” tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades necessárias para que os indivíduos de Governador Valadares e região se tornem mais conscientes dos riscos e oportunidades financeiras. De modo específico, busca-se promover a educação financeira, noções de conjuntura econômica e de políticas públicas através de palestras e workshops. Como os jovens representam a parcela da população com menor nível de conhecimento nas áreas supracitadas, este projeto dedica-se a este público-alvo e atua nas seguintes vertentes: I) A primeira é voltada para alunos de ensino médio das escolas públicas de Governador Valadares. O objetivo é apresentar o conteúdo proposto em uma linguagem fácil acessível aos adolescentes, abordando exemplos práticos do cotidiano do aluno; II) A segunda é direcionada aos discentes de graduação da UFJF-GV. O projeto inclui as seguintes etapas: a) Treinamento dos palestrantes (estudantes de graduação, selecionados dentre os cursos de Administração, Ciências contábeis e Ciências Econômicas da UFJF-GV). Em seguida, os discentes participam de um “Ciclo de Workshops: a arte de falar em público”; b) Confecção do material de apoio, disponibilizado em meio digital para os ouvintes. São eles: b.1) Caderno 01: Educação Financeira; b.2) Caderno 02: Conjuntura Econômica e Políticas Públicas; b.3) Apresentação Educação Financeira; c) Apresentação das palestras ao público-alvo e aplicação de um questionário para avaliar o nível de educação financeira dos ouvintes.  As atividades são desenvolvidas no núcleo de projetos do curso de economia da UFJF-GV  (EcoNúcleo), localizado na rua Barão do Rio Branco, 98. Edifício Ana Brum. Sala 103.

 

Links úteis: a) Educação Financeira: Semana Nacional de Educação FinanceiraEducação financeira do BACENInstituto Educacional BM&F/BOVESPATV Educação Financeira BM&F/BOVESPA; b) Conjuntura Econômica: Valor EconômicoInstituto Milenium; c) Políticas Públicas: Diretório de Análise de Políticas PúblicasFinanças Públicas.

 

Coordenador: Prof. Dr. John Leno Castro dos Santos

Colaboradores: Prof. Dr. Leandro Roberto de Macedo; Prof. Dr. Sérgio Louro Borges

Número de Bolsistas: 4

 

Gargalos Sociais: Avaliação e Mobilização do Setor de Assistência Social – Criança e Adolescente – de Governador Valadares/MG

(encerrado em 2017)

 

Descrição: Há uma demanda social crescente e urgente no setor de assistência à criança e adolescente no município de Governador Valadares. Demanda esta baseada na qualidade dos indicadores sociais como pobreza, criminalidade e vulnerabilidade de muitas famílias. Esta equipe multidisciplinar de docentes da UFJF ? Campus GV estabelecerá uma parceria com organizações públicas e da sociedade civil para colaboração com este setor de assistência social. Ajudar o setor de Assistência Social na ampliação coordenada para captação do Fundo da Infância e Adolescência – FIA bem como na melhor e mais eficiente forma de aplicação destes recursos torna relevante e justifica a contribuição social deste projeto, cujo objetivo principal é o levantamento de informações sistematizadas sobre as organizações do terceiro setor que fazem uso dos recursos desse fundo, bem como promover uma mobilização e capacitação das organizações do terceiro setor, em áreas mais urgentes.

 

Coordenador: Prof. Hilton Manoel Dias Ribeiro.

Colaboradores: Prof. John Leno Castro; Prof. Anderson de Oliveira Reis; Profa. Kalline Carvalho; Profa. Tarrara Alves da Silva.

Alunos envolvidos: Graduação: (2).

 

Observatório do Desenvolvimento do Vale do Rio Doce

(encerrado em 2016)
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Descrição: São diversas as fontes que despertam o interesse dos pesquisadores e formuladores de políticas públicas pelas questões referentes ao desenvolvimento das regiões de Minas Gerais. Um simples deslocamento de norte a sul é capaz de revelar traços de um crescimento desigual, com grandes desequilíbrios inter e intra-regionais. Especificamente sobre as regiões Norte e Nordeste do estado, essas contradições ficam em destaque quando se compara essas regiões com outras, como o Triângulo e o Centro-Sul mineiro, por exemplo. Discutir sobre as causas dessas disparidades torna-se complexo na medida em que existem muitas variáveis, dos mais diferentes níveis do conhecimento, que podem ajudar na compreensão dessas desigualdades. O objetivo do Observatório do Desenvolvimento do Vale do Rio Doce é acompanhar a dinâmica de desenvolvimento socioeconômico da região de Governador Valadares, de forma multidimensional, através de uma integração de atividades de pesquisa e extensão, promovendo a conexão da UFJF/GV com outras organizações públicas e privadas locais.

 

Projetos/Eventos:

2014 – Mapeamento do Desenvolvimento Socioeconômico da Região de Governador Valadares/MG – Fase I

2014 – I Encontro de Desenvolvimento Regional

2015/2016 – Mapeamento do Desenvolvimento da Região de Governador Valadares/MG – Fase II – (Saúde)

 

Coordenador: Prof. Hilton Manoel Dias Ribeiro

Colaboradores: Prof. Marcílio Zanelli Pereira; Prof. Juliana Gonçalves Taveira (Dep. de Economia); Prof. Nádia Carvalho (Dep. de Administração); Prof. Leandro R. Silva (Dep. de Administração)

Local: Rua Barão do Rio Branco, 98. Edifício Ana Brum. Sala 103.

 

A UFJF-GV no Oitavo Programa de Iniciação Científica – PIC Jr – OBMEP 

(encerrado em 2016)

 

Descrição: O projeto de Iniciação Científica (em matemática) – PIC é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por professores qualificados, nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática. Este projeto esta voltado para os alunos da rede pública que são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática da Rede Pública – OBMEP.

 

Coordenador: Prof. Alex Sander de Moura.

Alunos envolvidos: Graduação (1).