UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estágio

Você está em: Estágio


 

Quero iniciar um estágio, o que devo fazer?

 

Passo 1: verificar se a empresa na qual você deseja estagiar tem convênio com a UFJF. Pelo SIGA, você pode ver se a empresa já está cadastrada no sistema da Universidade. Vá em Estágios> Cadastros Básicos> Concedente/Convênio> Pesquisar. Aproveite para verificar qual será a forma de contratação: diretamente com a UFJF ou por meio de agente integrador (por exemplo, o CIEE).  Se a empresa não estiver no sistema, entre em contato com o setor de estágios do campus GV (telefone 33 3301-1000, ramal 1116, Rua São Paulo, 745, Centro), para saber os procedimentos necessários para cadastro.

Passo 2: procurar um orientador e elaborar o plano de atividades. Procure um professor do curso para ser seu orientador de estágio. Preencha o documento chamado “Plano de atividades”, que deve ser aprovado pelo seu supervisor de estágios na empresa, pelo seu orientador e pela Comissão Orientadora de Estágios. Após aprovação, imprima o plano, assine e colete as assinaturas. Note que você só deve assinar o “Termo de Compromisso de Estágio” depois que o Plano de Atividades estiver aprovado e assinado.

Passo 3: preencher os demais documentos. Preencha os outros documentos, de acordo com a forma de contratação. O formulário de inclusão de estágio deve ser preenchido no próprio SIGA (veja o vídeo tutorial), sendo enviado automaticamente, no formato digital, para análise do setor de estágios UFJF-GV. Caso a contratação seja via agente integrador, o preenchimento pode ser feito pelo agente. Após aprovação pelo setor de estágios da UFJF, imprima o formulário e colete as assinaturas indicadas.  

Passo 4: entregar os documentos assinados ao Setor de Estágios. A documentação assinada, incluindo o Plano de Atividades, deve ser entregue fisicamente ao setor de estágios da UFJF-GV.

Passo 5: iniciar o estágio e elaborar relatórios de atividades. Você poderá iniciar o estágio assim que o setor de estágios finalizar os procedimentos burocráticos de contratação. Lembre-se de registrar as atividades realizadas durante seu estágio, pois, em períodos não superiores a seis meses, você deverá entregar um relatório (veja o modelo) ao seu orientador.


 

Outras informações

No Brasil, o estágio estudantil é regido pela Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2009.

Na UFJF, o estágio é definido no Art 47 do Regulamento Acadêmico da Graduação como “o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, dentro ou fora da Universidade Federal de Juiz de Fora, que visa à preparação do estudante para o trabalho, ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular (…)”. O setor responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à realização dos estágios dos estudantes do Campus GV é o Setor de Graduação e de Estágios, vinculado à Coordenação Acadêmica da UFJF-GV. O setor atua junto com os professores, alunos e concedentes de estágios no cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos aos estágios na UFJF.  E-mail: estagios.gv@ufjf.edu.br

No curso de Ciências Econômicas da UFJF-GV, o estágio tem caráter não obrigatório, podendo ser utilizado apenas na eliminação de carga horária de disciplinas opcionais, conforme definido no Projeto Político-Pedagógico do Curso. É responsabilidade da Comissão Orientadora de Estágios (COE), órgão do Departamento de Economia, programar, supervisionar e avaliar os estudantes em estágio do curso de Ciências Econômicas da UFJF/GV. Suas principais áreas de atuação são: 1) Orientação básica para os discentes interessados em realizar estágios; 2) Análise e aprovação de planos de trabalhos, termos de compromisso e aditivos; 3) Análise de documentação referente à finalização de estágio; além de auxílio, quando solicitado por parte do professor orientador, na avaliação de relatórios; e 4) Outras questões esporádicas e particulares, tais como: resolução de problemas, conflitos de horários, orientação básica para empresas parceiras etc. E-mail: coe.economia.gv@ufjf.edu.br