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Dúvidas e procedimentos

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Segue abaixo a descrição e o procedimento associado a algumas demandas recorrentes dos discentes do curso de Ciências Econômicas da UFJF-GV:

 

Serviços

I) SOLICITAÇÃO DA CARTEIRINHA

A carteirinha de estudante da UFJF deve ser solicitada, pelo próprio discente, via SAU. As orientações básicas, sobre tal solicitação, estão disponíveis no site da UFJF-GV/carteirinha estudantil.

 

II) APOIO ESTUDANTIL

O setor de apoio estudantil da UFJF-GV (contato: atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br) presta atendimento psicológico e pedagógico aos estudantes desta instituição. Além disso, é responsável pela análise socioeconômica, para fins de concessão de bolsas e auxílios estudantis. Maiores detalhes estão disponíveis no site do setor de Apoio Estudantil da UFJF-GV.

 

III) SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS E OUTROS SERVIÇOS DA CDARA

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA oferece uma série de serviços aos estudantes da UFJF, tais como: histórico escolar (assinado/carimbado), atestados/declarações oficiais, planos de ensinos das disciplinas de graduação, correção de dados cadastrais, currículo do curso, cancelamento de curso, segunda via de diploma, entre outros.

Guia/CAT mostra as solicitações possíveis e destaca prazos e taxas dos serviços. O discente interessado deverá procurar a Secretaria de Cursos para preencher formulário de solicitação e obter maiores informações.

 

 

 

Matrículas, trancamentos e avaliações

 

IV) DÚVIDAS SOBRE A GRADUAÇÃO

A PROGRAD disponibilizou em sua página uma série de arquivos com  orientações sobre as principais dúvidas referentes à graduação, a saber: aproveitamento de estudos; avaliação da aprendizagem; cursos intensivos; dilatação de curso; Ingresso nos cursos de graduação; instâncias de recursos na UFJF; mudança de curso; regime acadêmico especial; reinscrição ao curso; reintegração de curso; revisão de notas; trancamento de curso ou disciplinas; tratamento excepcional; turma especial.

 

 

V) REQUERIMENTO DE SEGUNDA CHAMADA PARA ATIVIDADES AVALIATIVAS

Segundo o RAG/UFJF (Cap. IV, Art. 35), o discente tem direito à segunda chamada de qualquer avaliação, desde que apresente requerimento ao professor da disciplina, no prazo máximo de 3 dias úteis a contar de sua aplicação, contendo justificativa sobre a impossibilidade do comparecimento. Se procedente, a segunda chamada versará sobre os mesmos tópicos da avaliação não realizada. Caso contrário (cabe recurso à chefia do departamento), o discente fará a segunda chamada, por escrito, ao final do período letivo, versando sobre o conteúdo acumulado. 

Para solicitar a segunda chamada de prova, o aluno deve acessar a página da Secretaria de Cursos e fazer o download do formulário de requerimento. Em seguida, deve enviar o formulário preenchido e, se for o caso, também o documento comprobatório para o e-mail segundachamada.icsa@gmail.com. A secretaria encaminhará o requerimento do aluno para o professor. O aluno receberá o parecer no próprio e-mail.

 

VI) APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

O processo de aproveitamento de créditos (que inclui pedidos de dispensa, equivalência e inclusão de disciplinas, cômputo de opcionais, e flexibilização curricular) deve ser iniciado na secretaria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA (contato: secretaria.sociais.gv@ufjf.edu.br), mediante preenchimento do devido formulário. As orientações básicas e os documentos necessários estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA/aproveitamento de créditos.

 

VII) MATRÍCULA COM COINCIDÊNCIA DE HORÁRIO E/OU QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

Conforme definido no RAG/UFJF (Cap. II, Art 23), a matrícula com coincidência de horário e/ou quebra de pré-requisito só é permitida ao discente que estiver com mais de 80% do curso concluído/integralizado. No caso da coincidência de horários, deve haver a possibilidade de frequência de, no mínimo, 75%  da carga horária semanal de cada disciplina. A quebra de pré-requisitos pode ser solicitada apenas 2 vezes ao longo do curso. O discente interessado deve efetuar sua solicitação via SAU.

 

 

VIII) TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS E/OU TRANCAMENTO DE CURSO

O trancamento de disciplinas e/ou trancamento de curso deve ser efetuado pelo próprio discente via SIGA. As orientações básicas sobre trancamentos estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA/trancamentos. A PROGRAD elaborou um tutorial com o passo-a-passo dos procedimentos que devem ser realizados. 

 

IX) TRANSFERÊNCIA DE CURSO, REINSCRIÇÃO AO CURSO DE ORIGEM E OBTENÇÃO DE NOVA GRADUAÇÃO

Para solicitação de reinscrição ao curso de origem, mudança de curso ou de campi, transferência ou ingresso para obtenção de nova graduação, é necessário que haja vaga para a respectiva modalidade no curso pretendido em  edital  de vagas ociosas com inscrições abertas. Neste caso, o discente deve procurar a Central de Atendimento da UFJF-GV (contato: caad.gv@ufjf.edu.br). Maiores detalhes em CDARA/vagas ociosas.

 

Mobilidade acadêmica e intercâmbio

X) MOBILIDADE ACADÊMICA

O Programa de Mobilidade Acadêmica tem por objetivo promover o intercâmbio entre estudantes de graduação das Universidades Federais brasileiras. Para tanto, o discente deve ter concluído todas as disciplinas dos dois primeiros semestres letivos do curso, com, no máximo, uma reprovação por período. Para participar, basta seguir as orientações indicadas no site da Pró-reitoria de Graduação  – PROGRAD/Mobilidade Acadêmica.

 

XI) INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO

A Diretoria de Relações Internacionais – DRI/outgoing, por meio do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação – PII/GRAD, busca promover o envio de graduandos da UFJF para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior. A cada ano, um novo edital é publicado, constando as fases do processo seletivo, os requisitos para a seleção e o número de vagas por universidade e por curso. O discente interessado deve entrar em contato com a DRI/UFJF através dos emails: internationaloffice@ufjf.edu.br e intercambio.sri@ufjf.edu.br.