UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Avaliação MEC

Você está em: Ensino > Avaliação do Curso > Avaliação MEC

ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – UFJF/GV:

 

 

O portal e-MEC (http://emec.mec.gov.br/) apresenta o detalhamento das avaliações e outras informações sobre o curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS da UFJF-GV (Código e-MEC: 1178683). Para facilitar o acesso, basta utilizar o link Economia UFJF/GV-emec.

 

DESCRIÇÃO DOS ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC 

 

ENADE – Conceito obtido a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
O exame avalia o desempenho dos estudantes concluintes (com base nos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação) e ingressantes.

IDD – Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado.
O IDD usa a nota do ENADE (para alunos concluintes) e do ENEM (para alunos ingressantes) para medir o valor agregado à formação individual durante a graduação.

CPC – Conceito Preliminar de Curso. 
O CPC combina insumos como: nota no Enade, IDD, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e outros relacionados às condições de oferta dos cursos.

IGC – Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição
O ICG leva em conta: a) CPC dos 3 últimos anos; b) avaliação da CAPES dos programas de pós strictu sensu; c) distribuição estudantil entre a graduação e pós strictu sensu.  

 

OBSERVAÇÃO: o conceito ENADE e o CPC revelam a posição relativa dos cursos e instituições de ensino. Ambas as metodologias baseiam-se numa “curva de Gauss”, na qual as notas brutas são padronizadas e distribuídas em faixas de 1 a 5. Portanto, não é possível afirmar que um curso/instituição tem caráter de “excelência” e sim que eles são melhores ou piores que os demais. 

 

Relatório ENADE 2018 ECOGV

Relatório ENADE2015 ECOGV

Provas e Gabaritos – ENADE

Relatório de Avaliação do MEC

Veja mais detalhes no site do INEP.